Identificador

Código Postal

área de descrição

história

A IGREJA LUSITANA CATÓLICA APOSTÓLICA EVANGÉLICA surgiu na segunda metade do séc. XIX, fruto do ambiente religioso e social que então se vivia em Portugal.

A instituição do regime liberal e as novas ideias culturais e políticas que agitavam o mundo levaram - em Portugal como noutros países - a um clima de constante tensão entre muitos sectores da sociedade e a hierarquia da Igreja Católica Romana, que continuava presa a valores de outras épocas e tardava a adaptar-se aos novos tempos.

Na realidade, a hierarquia católica mostrava-se intolerante na defesa do absolutismo papal, tanto no domínio espiritual como no secular, situação que se agravou em 1870 com a definição dos dogmas da jurisdição universal e da infalibilidade do papa. Por outro lado, a desconfiança em relação à leitura da Bíblia pelos crentes, o ritualismo distante e pomposo da liturgia romana em latim e os excessos do marianismo popular suscitavam o afastamento da Igreja por parte de muitos cristãos mais esclarecidos.

Entretanto, ia chegando a Portugal a influência de outras correntes do cristianismo, ligadas à espiritualidade anglicana, à tradição protestante ou ao movimento "velho-católico", que se constituíra em países como a Suíça ou a Holanda precisamente para tentar restaurar na Igreja Católica a simplicidade e a vivência élica dos primeiros séculos do cristianismo.

Foi neste contexto que alguns sacerdotes e leigos se desligaram da Igreja Romana e formaram pequenas comunidades, onde se encontravam para, em igreja, viver e partilhar a sua fé em Jesus Cristo.

Em 1880 reuniram em Lisboa um Sínodo, sob a presidência do Bispo anglicano Riley, do México, expressamente convidado para o efeito, e aí se constituiu e regulamentou a IGREJA LUSITANA CATÓLICA APOSTÓLICA EVANGÉLICA.

Em Janeiro de 1914, por imposição legislativa, a Congregação de S. João Evangelista transforma-se em Associação Cultural, voltando, em Julho de 1918, à anterior denominação.

contexto cultural e geográfico

Vila Nova de Gaia

Mandatos/Fontes de autoridade

Cânones / Estatutos
Regulamento Geral de 1880

estrutura administrativa

A Igreja Lusitana é uma Igreja autónoma que se rege pelas suas próprias leis [cânones] e está organizada com uma DIOCESE formada por PARÓQUIAS E MISSÕES organizadas em dois ARCIPRESTADOS o do Norte, com sede no Porto e o do Sul, centralizado em Lisboa.

É regida por Sínodo Diocesano presidido pelo Bispo Diocesano e constituído por outros Bispos, por todo o clero [Presbíteros e Diáconos], representantes Paroquiais [leigos] e representantes dos Departamentos Diocesanos [Juventude e Mulheres] de acordo com os Cânones.

TEM COMO AUTORIDADE METROPOLITANA O SENHOR ARCEBISPO DE CANTUÁRIA

Nos intervalos do Sínodo, a Igreja é governada por uma Comissão Permanente eleita pelo mesmo, composta por clérigos e leigos e presidida pelo Bispo Diocesano. A necessidade pastoral de melhor servir o povo da Igreja nas suas diversas etapas de vida, levaram à criação de dois Departamentos Diocesanos.

DJIL - Departamento da Juventude da Igreja Lusitana, criado em 1978, tem como objectivos coordenar e dinamizar actividades para jovens a nível diocesano.

DMIL - Departamento de Mulheres da Igreja Lusitana, criado em 1992, congrega mulheres representando--as a nível institucional quer no Sínodo, quer na Comissão Permanente.

Políticas de gestão e entrada de documentos

A ILCAE tem vindo a incorporar (incorporação por transferência) documentação de outras paróquias, nomeadamente da Paróquia de S. Paulo, em Lisboa.

Prédios

Bairro Diogo Cassels
Centro Diocesano
Igreja do Torne
Igreja do Prado
Escola Infantil

Acervos documentais

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

área de acesso

horário de funcionamento

09h30-12h30; 14h00-17h30

Condição de acesso e uso

área de serviços

serviços de pesquisa

serviços de reprodução

Áreas públicas

Zona do controlo

Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica

ISDIAH: Norma internacional para describir instituciones que custodian fondos de
archivo. Disponível na WWW:
<URL: http://www.ica.org/sites/default/files/ISDIAH%20Esp_1.pdf>.

Final

Datas de criação, revisão ou eliminação

30.03.2015 (AV);

AFONSO, José António (2007). Protestantismo e educação: história de um projecto pedagógico em Portugal na transição do séc. XIX. Braga: Universidade do Minho. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/7101

PEIXOTO, Fernando (2001). Diogo Cassels. Uma vida em duas margens. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal de Gaia.

PEIXOTO, Fernando (2005). Diogo Cassels. 1844-1923. a Praxis ao serviço da Fé. Vila Nova de Gaia: Estratégias Criativas.

Notas de manutenção

• Área de transferência