Fundo PRED - Paróquia do Redentor

Relatório da Paróquia da Igreja do Redentor Certificado de confirmação de Ana Fiandor
Original Objeto digital not accessible

Código de referência

PT/ILCAE/PRED

Paróquia do Redentor

Data(s)

• 1883 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Nome do produtor

(1883-04-15-)

História administrativa

A Paróquia do Redentor foi mandada edificar a expensas do reverendo Diogo Cassels e com donativos que conseguiu reunir. Juntamente com a Igreja foram edificadas salas de aula para o ensino primário no sentido de ajudar a combater o forte analfabetismo que se fazia sentir em finais do século passado. Nas salas da escola então edificada prestava-se também um forte trabalho assistencial nomeadamente através da dádiva de alimentos e vestuários.
A comunidade foi organizada em 15 de Abril de 1883 tendo o espaço de culto sido consagrado a Deus em 11 de Março de 1884 pelo Reverendíssimo Lord Plunket então Bispo de Meath e depois Arcebispo de Dublin, Irlanda. O primeiro Pároco foi o reverendo Guilherme Dias – ex. Padre católico Romano, que demonstrou uma enorme capacidade pastoral que se traduzia na realização de diversos cultos dominicais dada a elevada afluência de pessoas.
The Redeemer Parish was ordered to build at the expense of Reverend Diogo Cassels and with donations that he managed to collect. Classrooms for primary education were built with the Church to help combat the strong illiteracy that was felt at the end of the last century. In the rooms of the school then built, there was also a strong assistance work, namely through the donation of food and clothing.
The community was organized on April 15, 1883 and the place of worship was consecrated to God on March 11, 1884, by the Most Reverend Lord Plunket, then Bishop of Meath and then Archbishop of Dublin, Ireland.
The first parish priest was the Rev. Guilherme Dias - ex. Roman Catholic priest, who demonstrated an enormous pastoral capacity that was translated into the realization of several Sunday services given the high number of people.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, selecção e eliminação

Conservação definitiva

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Ordenação cronológica

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Mediante autorização da ILCAE

Condiçoes de reprodução

Mediante autorização da ILCAE

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

manuscrito

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Zona das notas

Nota

A Paróquia do Redentor foi mandada edificar pelo reverendo Diogo Cassels. Juntamente com a Igreja foram edificadas salas de aula para o ensino primário no sentido de ajudar a combater o forte analfabetismo que se fazia sentir em finais do século passado. Nas salas da escola então edificada prestava-se também um forte trabalho assistencial nomeadamente através da dádiva de alimentos e vestuários.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

PRED

PORTUGAL. DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO: GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007.

Datas de criação, revisão, eliminação

26.05.15 (AV);

NETO, Vítor (1988). A Igreja Lusitana, in 0 Estado, a Igreja e a Sociedade em Portugal (1832-1911), Lisboa: INCM, pp. 527-528. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/2868.pdf

PEIXOTO, Fernando (2001). Diogo Cassels. Uma vida em duas margens. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal de Gaia.

Site da Paróquia: http://www.paroquiaredentor.org/

Objeto digital (Mestre) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Icone) zona de direitos