Sobre

O Arquivo Histórico da Igreja Lusitana integra documentação que remonta à primeira metade do século XIX, procedente quer da organização diocesana, quer das numerosas paróquias, escolas e outros organismos ligados à Igreja. Uma importante hemeroteca e biblioteca histórica, fundamentais para a história do protestantismo e das minorias religiosas em Portugal encontram-se também em processo de catalogação.

A Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica é uma igreja de matriz anglicana fundada em 1880 por um conjunto de padres e leigos católicos, descontentes com o rumo doutrinal e pastoral que a Igreja Católica adotara e que tinham entrado em contacto com alguns presbíteros anglicanos e outros obreiros ligados a comunidades evangélicas.

Na atualidade, a Igreja Lusitana está integrada na Comunhão Anglicana, (um conjunto de dioceses, províncias e igrejas regionais em comunhão com a Sé de Cantuária que integra cerca de 80 milhões de pessoas), mas é uma igreja nacional e independente, registada como pessoa coletiva religiosa radicada em Portugal.

Proclamando a Boa Nova do Evangelho neste espírito de tolerância e inclusão, como é próprio da tradição anglicana, a Igreja Lusitana adotou como lema a expressão de Santo Agostinho liberdade na dúvida, unidade na certeza, caridade em tudo.

Pesquise e consulte os nossos documentos. O arquivo é atualizado diariamente.
Para qualquer dúvida ou informação entre em contacto connosco: arquivohistorico@igreja-lusitana.org

Faça um donativo à Igreja Lusitana, do valor que entender, na altura que mais lhe convier. Será uma grande ajuda para a concretização e manutenção do projeto do Arquivo Histórico da Igreja Lusitana que nos propomos desenvolver.