Fundo PSM - Paróquia Salvador do Mundo

Panfletos da Paróquia do Salvador do Mundo Cópia das bases fundamentais do Grémio Estatutos do Grémio Evangélico do Prado Estatutos do Grémio Evangélico do Prado de 1930 Esforço Cristão do Prado

Código de referência

PT/ILCAE/PSM

Paróquia Salvador do Mundo

Data(s)

• 1901-05-01 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

0,76 metros lineares
papel

Zona do contexto

Nome do produtor

(1901-05-01-)

História administrativa

No dia 19 de Março de 1900 foi lançada a primeira pedra da construção da Igreja, tendo a sua consagração como templo ocorrido a 12 de Maio de 1901. Foi pregador o Reverendo André Cassels, irmão do grande impulsionador deste empreendimento o Reverendo Diogo Cassels. Todavia, e conforme foi apanágio deste homem de Deus, sempre que edificava uma Igreja, construía uma Escola adjunta, onde para além do ensino normal, era desenvolvida uma importante obra caritativa sem quaisquer efeitos proselitistas. Desde 1989 que a Escola está encerrada, tendo em conta a cobertura estatal, e, naquele espaço, foi inaugurado em 2003, o Centro Comunitário da Associação das Escolas do Torne e Prado (www.aetp.pt) com o nome "Salvador do Mundo" direcionado a idosos e carenciados. De realçar o facto, de, dos diversos párocos que pastorearam esta comunidade, dois terem sido sagrados Bispos, são eles; D. Daniel de Pina Cabral, que serviu em Moçambique na diocese dos Libombos e o Bispo Emérito da Igreja Lusitana, D. Fernando da Luz Soares.

On March 19, 1900, the first stone for the construction of the Church was laid, with its consecration/dedication as a temple of praise to God that took place on May 12, 1901. The preacher was Reverend André Cassels, brother of the great promoter of this undertaking. the Reverend Diogo Cassels. However, and as was the prerogative of this man of God, whenever he built a Church, he built an adjunct school, where in addition to normal teaching, important charitable work was developed without any proselytizing effects. The School has been closed since 1989, taking into account state coverage, and in that space, the Community Center of the Association of Torne and Prado Schools (www.aetp.pt) with the name "Salvador do Mundo" was opened in 2003. "aimed at the elderly and needy. To emphasize the fact that, of the various pastors who pastored this community, two were sacred Bishops; D. Daniel de Pina Cabral who served in Mozambique in the Diocese of Libombos, and Bishop Emeritus of the Lusitanian Church, D. Fernando da Luz Soares.

História do arquivo

No dia 19 de Março de 1900, foi lançada a primeira pedra da construção da Igreja, tendo a sua consagração/dedicação como templo de louvor a Deus ocorrido a 12 de Maio de 1901. Foi pregador o Reverendo André Cassels, irmão do grande impulsionador deste empreendimento o Reverendo Diogo Cassels. Todavia, e conforme foi apanágio deste homem de Deus, sempre que edificava uma Igreja, construía uma Escola adjunta, onde para além do ensino normal, era desenvolvida uma importante obra caritativa sem quaisquer efeitos proselitistas. Desde 1989 que a Escola está encerrada, tendo em conta a cobertura estatal, e, naquele espaço, foi inaufurado em 2003, o Centro Comunitário da Associação das Escolas do Torne e Prado (www.aetp.pt) com o nome "Salvador do Mundo" direcionado a idosos e carenciados.
De realçar o facto, de, dos diversos párocos que pastorearam esta comunidade, dois terem sido sagrados Bispos, são eles; D. Daniel de Pina Cabral, que serviu em Moçambique na diocese dos Libombos e o Bispo Emérito da da Igreja Lusitana, D. Fernando da Luz Soares.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O fundo da Paróquia do Salvador do Mundo é composto pelas seguintes secções e subfundo: SC JP: Junta Paroquial; SC CUL: Culto; SC GF: Gestão Financeira; Subfundo ECP: Esforço Cristão do Prado

Avaliação, selecção e eliminação

Conservação definitiva

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Mediante autorização da ILCAE

Condiçoes de reprodução

Mediante autorização da ILCAE

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

manuscrito
impresso

Características físicas e requisitos técnicos

Estado de conservação: bom

Instrumentos de descrição

Instrumento de pesquisa gerado

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

PSM

PORTUGAL. DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO: GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007.

Datas de criação, revisão, eliminação

14.01.16 (AV);

Objeto digital (Mestre) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos