Fonds PSM - Paróquia Salvador do Mundo

Esforço Cristão do Prado Cópia das bases fundamentais do Grémio Estatutos do Grémio Evangélico do Prado Estatutos do Grémio Evangélico do Prado de 1930
Original Digital object not accessible

Identity area

Reference code

PT ILCAE PSM

Paróquia Salvador do Mundo

Date(s)

• 1901-05-01 (Creation)

Level of description

Fonds

Extent and medium

0,76 metros lineares
papel

Context area

Name of creator

(1901-05-01-)

Administrative history

No dia 19 de Março de 1900 foi lançada a primeira pedra da construção da Igreja, tendo a sua consagração/dedicação como templo de louvor a Deus ocorrido a 12 de Maio de 1901. Foi pregador o Reverendo André Cassels, irmão do grande impulsionador deste empreendimento o Reverendo Diogo Cassels. Todavia, e conforme foi apanágio deste homem de Deus, sempre que edificava uma Igreja, construía uma Escola adjunta, onde para além do ensino normal, era desenvolvida uma importante obra caritativa sem quaisquer efeitos proselitistas. Desde 1989 que a Escola está encerrada, tendo em conta a cobertura estatal, e, naquele espaço, foi inaugurado em 2003, o Centro Comunitário da Associação das Escolas do Torne e Prado (www.aetp.pt) com o nome "Salvador do Mundo" direccionado a idosos e carenciados.

De realçar o facto, de, dos diversos párocos que pastorearam esta comunidade, dois terem sido sagrados Bispos, são eles; D. Daniel de Pina Cabral, que serviu em Moçambique na diocese dos Libombos e o Bispo Emérito da Igreja Lusitana, D. Fernando da Luz Soares.

Archival history

No dia 19 de Março de 1900, foi lançada a primeira pedra da construção da Igreja, tendo a sua consagração/dedicação como templo de louvor a Deus ocorrido a 12 de Maio de 1901. Foi pregador o Reverendo André Cassels, irmão do grande impulsionador deste empreendimento o Reverendo Diogo Cassels. Todavia, e conforme foi apanágio deste homem de Deus, sempre que edificava uma Igreja, construía uma Escola adjunta, onde para além do ensino normal, era desenvolvida uma importante obra caritativa sem quaisquer efeitos proselitistas. Desde 1989 que a Escola está encerrada, tendo em conta a cobertura estatal, e, naquele espaço, foi inaufurado em 2003, o Centro Comunitário da Associação das Escolas do Torne e Prado (www.aetp.pt) com o nome "Salvador do Mundo" direcionado a idosos e carenciados.
De realçar o facto, de, dos diversos párocos que pastorearam esta comunidade, dois terem sido sagrados Bispos, são eles; D. Daniel de Pina Cabral, que serviu em Moçambique na diocese dos Libombos e o Bispo Emérito da da Igreja Lusitana, D. Fernando da Luz Soares.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

O fundo da Paróquia do Salvador do Mundo é composto pelas seguintes secções e subfundo: SC JP: Junta Paroquial; SC CUL: Culto; SC GF: Gestão Financeira; Subfundo ECP: Esforço Cristão do Prado

Appraisal, destruction and scheduling

Conservação definitiva

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Mediante autorização da ILCAE

Conditions governing reproduction

Mediante autorização da ILCAE

Language of material

• Portuguese

Script of material

• Latin

Language and script notes

manuscrito
impresso

Physical characteristics and technical requirements

Estado de conservação: bom

Finding aids

Generated finding aid

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

PSM

Institution identifier

Rules and/or conventions used

PORTUGAL. DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO: GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007.

Draft

Level of detail

Minimal

Dates of creation revision deletion