26 Descrição arquivística results for Esforço Cristão

• Série
  • 1939-01-17-1943-01-17
  • Parte de Igreja de Jesus

Série constituída por um único livro de atas da Assembleia Geral da Sociedade de Esforço Cristão Infantil, anexa à Igreja de Jesus, com registo das eleições para a referida assembleia.
A Assembleia Geral seria composta apenas por sócios que soubessem escrever, por um mebro da Escola Dominical.

Cópia das bases fundamentais do Grémio

Regulamento e Bases do Grémio e grupo musical evangélico da igreja do Prado:

• Meios para aingir os fins; membros e suas categorias; deveres, divisa e distintivos; fundos e seu destino; corpo administrativo, seus cargos e deveres;

Esforço Cristão do Prado

O subfundo Esforço Cristão do Prado está ligado administrativamente à Paróquia do Salvador do Mundo e conta com as seguintes secções:
SC COR: Constituição, organização e regulamentação
SC FC: Formação cristã
SC BEC: Biblioteca do Esforço Cristão
SC GF: Gestão Financeira

Esforço Cristão do Prado. 1927-

Estatutos da Sociedade de Esforço Cristão Juvenil

Estatutos da Sociedade de Esforço Cristão Juvenil: denominação e afins; sócios (ativos, auxiliares, agregados, beneméritos, honorários); deveres; direção (presidente, secretário, dois tesoureiros, vogal); assembleia geral; da revisão de contas; disposições gerais.

Estatutos da Sociedade de Esforço Cristão anexa à Igreja Lusitana Evangélica de S. Paulo

Estatutos do esforço Cristão da Igreja de S. Paulo:

• Da instituição e fins;
  • Dos sócios, suas categorias, direitos e deveres;
  • Da direção;
  • Da divisão da Sociedade em dois núcleos;
  • Da Assembleia Geral;
  • Da vigilância da Sociedade;
  • Das Sub-Comissões;
  • Das reuniões de revista;
    Das reuniões regulares;
  • Do regulamento interno.

Estatutos do Grémio Evangélico do Prado

Estatutos do Grémio Evangélico do Prado onde se extingue a União Cristão da E. P. : nome, se e fins a que se destina; direção e administração; assembleia geral; biblioteca; arquivo e dissolução

Jornal a Juventude

O jornal "A Juventude" foi um boletim mensal da secção de jovens do Esforço Cristão de Vila nova de Gaia, da paróquia de S. João Evangelista, publicado entre Janeiro de 1945 e fevereiro de 1948. As ilustrações são da autoria de Eduardo Gomes e o editorial estava a cargo de Maria Rosa Moura, Isabel Maria Gomes, Maria Odete, Joaquim Teles Gomes, José Manuel de Pina Cabral, António Tomás dos Santos, Arnaldo de Oliveira Pinto, Vitor Manuel Pinheiro, entre outros autores.
Os temas centravam-se em torno de assuntos religiosos, atualidades da época contando ainda com secções de poesia e passatempos.

Paróquia de S. João Evangelista. 1868-

O Esforçador Juvenil

O Esforçador Juvenil foi uma publicação efémera, com apenas um exemplar manuscrito, que se insere no conjunto das publicações do Esforço Cristão da paróquia do Salvador do Mundo, que culiminariam com a publicação do Esforço Cristão do Prado.
Neste exemplar os redatores foram: Joaquim Nunes Duarte, Casimiro Daniel dos Santos, Manuel Fernandes Duarte e José Mega Noronha. Na sua apresentação, informa-se que seria uma publicação para a mocidade, devidamente visada pela direção do Esforço Cristão do Prado.
Editorial:

• Um servo de Deus;
  • Aniversários;
  • Pema canteiro de violetas;
  • Seara alheia;
  • Concurso do "Amigo da Infância";
  • Notícias do Prado.

Registo de classificações do curso bíblico

O curso bíblico, sob a direcção de Belarmino José Vieira Barata, tinha como objectivo não apenas dar aos crentes um bom conhecimento das Sagradas Escrituras, mas também despertar entre eles o desejo de trabalharem pela causa do Senhor.

Registos do curso de Línguas

Série composta por uma pasta com listagens de alunos que frequentavam as aulas de português, inglês e francês.

Sociedade de Esforço Cristão Juvenil

A Sociedade de Esforço Cristão Juvenil, anexa à Igreja de S. Paulo, tinha como função promover o desenvolvimento espiritual, intelectual e moral mediante reuniões ou conferências científicas, históricas, religiosas, visitas de estudo, criação de um jornal e outros processos julgados convenientes.

Sociedade do Esforço Cristão Infantil, biblioteca, leitura em casa

• PT ILCAE IJ/SECIJ/FC/RL/001
  • Documento composto
  • 1940-10-28/1945
  • Parte de Igreja de Jesus

Livro de registo de livros requisitados da biblioteca da Sociedade de Esforço Cristão Infantil da Igreja de Jesus:

• Registo de saída e entrada de livros (mês, dia);
  • Nome do leitor;
  • Título da obra, nome do autor e cota.