Subcoleção GPR - A Gazeta do Prado

Name of creator

(1901-05-01-)

Administrative history

No dia 19 de Março de 1900 foi lançada a primeira pedra da construção da Igreja, tendo a sua consagração/dedicação como templo de louvor a Deus ocorrido a 12 de Maio de 1901. Foi pregador o Reverendo André Cassels, irmão do grande impulsionador deste empreendimento o Reverendo Diogo Cassels. Todavia, e conforme foi apanágio deste homem de Deus, sempre que edificava uma Igreja, construía uma Escola adjunta, onde para além do ensino normal, era desenvolvida uma importante obra caritativa sem quaisquer efeitos proselitistas. Desde 1989 que a Escola está encerrada, tendo em conta a cobertura estatal, e, naquele espaço, foi inaugurado em 2003, o Centro Comunitário da Associação das Escolas do Torne e Prado (www.aetp.pt) com o nome "Salvador do Mundo" direccionado a idosos e carenciados.

De realçar o facto, de, dos diversos párocos que pastorearam esta comunidade, dois terem sido sagrados Bispos, são eles; D. Daniel de Pina Cabral, que serviu em Moçambique na diocese dos Libombos e o Bispo Emérito da Igreja Lusitana, D. Fernando da Luz Soares.

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

A "Gazeta do Prado" foi uma publicação da Paróquia do Salvador do Mundo cuja existência decorreu entre o ano de 1929 e o ano de 1931. Apesar de breve, constitui um importante contributo para o conhecimento da vivência da paróquia e da Escola do Prado, a ela anexa. Destacam-se duas figuras que marcaram não apenas esta publicação mas também a Igreja Lusitana, Alexandre Fernandes que foi o seu diretor e Júlio Duarte como redator.

Appraisal, destruction and scheduling

Conservação definitiva

Accruals

System of arrangement