Subcoleção UNI - A União

Nome do produtor

(1901-05-01-)

História administrativa

No dia 19 de Março de 1900 foi lançada a primeira pedra da construção da Igreja, tendo a sua consagração/dedicação como templo de louvor a Deus ocorrido a 12 de Maio de 1901. Foi pregador o Reverendo André Cassels, irmão do grande impulsionador deste empreendimento o Reverendo Diogo Cassels. Todavia, e conforme foi apanágio deste homem de Deus, sempre que edificava uma Igreja, construía uma Escola adjunta, onde para além do ensino normal, era desenvolvida uma importante obra caritativa sem quaisquer efeitos proselitistas. Desde 1989 que a Escola está encerrada, tendo em conta a cobertura estatal, e, naquele espaço, foi inaugurado em 2003, o Centro Comunitário da Associação das Escolas do Torne e Prado (www.aetp.pt) com o nome "Salvador do Mundo" direccionado a idosos e carenciados.

De realçar o facto, de, dos diversos párocos que pastorearam esta comunidade, dois terem sido sagrados Bispos, são eles; D. Daniel de Pina Cabral, que serviu em Moçambique na diocese dos Libombos e o Bispo Emérito da Igreja Lusitana, D. Fernando da Luz Soares.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O jornal "A União" foi uma publicação da paróquia do Salvador do Mundo ligada à União Cristã da Escola do Prado. Foi publicado entre junho de 1927 e fevereiro de 1929, tendo como diretor Alexandre Fernandes.

Avaliação, selecção e eliminação

Conservação definitiva

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Mediante autorização da ILCAE

Condiçoes de reprodução

Mediante autorização da ILCAE

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

impresso

Características físicas e requisitos técnicos

Estado de conservação: razoável

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota de publicação

O original desta publicação está na posse da Família Sande.
A entrada de uma obra no domínio público significa que ela passou a poder ser utilizada livremente, sem necessidade de autorização ou de pagamento de direitos.
As obras caem no domínio público uma vez decorridos os prazos de protecção do direito de autor estabelecidos na lei: em geral, 70 anos após a morte do seu criador intelectual, mesmo que a obra só tenha sido divulgada postumamente, ou 70 anos a contar da criação da obra, se a divulgação não tiver sido lícita. A entrada de uma obra no domínio público implica, além da cessação do direito patrimonial, o fim de outras prerrogativas, como a de utilização tendencialmente exclusiva da obra. Qualquer pessoa ou editora passa a poder reproduzi?la, mesmo para fins lucrativos. https://www.direitosedeveres.pt/q/cultura-ambiente-e-desporto/criacao-cultural/quando-entra-uma-obra-no-dominio-publico-e-o-que-significa-isso

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos