Fonds EP - Escola do Prado

Ofício de encerramento da Escola do Prado Alvará e averbamentos da Escola do Prado
Original Digital object not accessible

Identity area

Reference code

PT ILCAE EP

Title

Escola do Prado

Date(s)

  • 1901-05-01-1989-07-04 (Creation)

Level of description

Fonds

Extent and medium

35 liv.; 10 fls.
papel

Context area

Name of creator

(1900-1989)

Administrative history

A oportunidade pessoal de Diogo Cassels e a consciência de que as Devesas eram um pólo de crescimento económico e social levaram-no a sonhar que a Igreja Lusitana aí poderia ter mais um rosto da sua ligação com o povo, justificando mais tarde a iniciativa pelas circunstâncias de haver naquele lugar uma numerosa população operária. Nos começos de 1900 arrancaram as obras. O projecto da escola previa duas salas de aula, cada uma com escrevaninhas para 60 alunos e um campo pequeno para ginástica.
A primeira pedra foi colocada a 19 de Março de 1900, comparecendo ministros da Igreja Lusitana e personalidades locais, como os industriais José Gonçalves da Silva Matos e José Mariani. A inauguração foi no primeiro de Maio de 1901, pouco depois começaram as aulas de instrução primária masculinas e as noturnas para adultos e rapazes. O reverendo Manuel de Sousa, um sacerdote saído da igreja católica-romana, foi o primeiro professor. As obras só seriam concluídas em meados de 1902, começando em Outubro desse ano as aulas de instrução primária para meninas.
Há também registo de outras atividades, como as sessões de "lanterna mágica", seguindo-se uma "distribuição de café e regueifas". Em 1913, Augusto Nogueira e a esposa, Albertina Lopes de Almeida, ambos professores no Torne, fixam residência no Prado e aí começam a leccionar, abrindo um novo ciclo na escola. Ambos foram professores por muitas décadas e após a morte de Diogo Cassels (1923), Augusto Nogueira assumiu formalmente a direcção, validada por alvará de 1935.
A década de 1930 começou com alguma intranquilidade, resultante da promulgação pelo Estado Novo do Estatuto do Ensino Particular (1934). Em 1954, por ordem governamental, a escola do Prado e a do Torne foram encerradas, reabrindo apenas no começo do ano letivo de 1956.
As permanentes dificuldades financeiras, a par de um diferente contexto sociológico, tornaram inevitável o encerramento do ensino primário em 1989.
The personal opportunity of Diogo Cassels and the awareness that Devesas was a pole of economic and social growth led him to dream that the Lusitanian Church there could have another face of its connection with the people, later justifying the initiative by the circumstances of having a large working population there. In the beginning of 1900 the works started. The school project envisaged two classrooms, each with writing pads for 60 students and a small gymnasium.
The first stone was laid on March 19, 1900, attended by ministers of the Lusitanian Church and local personalities, such as industrialists José Gonçalves da Silva Matos and José Mariani. The inauguration was on the first of May 1901, shortly afterward the male primary education classes and the evening classes for adults and boys began. Reverend Manuel de Sousa, a priest from the Roman Catholic church, was the first teacher. The works would only be completed in the middle of 1902, beginning in October of that year the primary education classes for girls.
There is also a record of other activities, such as "magic lantern" sessions, followed by a "distribution of coffee and bread". In 1913, Augusto Nogueira and his wife, Albertina Lopes de Almeida, both teachers at Torne, took up residence in Prado and started teaching there, opening a new cycle at school. Both were teachers for many decades and after the death of Diogo Cassels (1923), Augusto Nogueira formally assumed the direction, validated by a 1935 charter.
The 1930s began with some uneasiness, resulting from the promulgation by the Estado Novo of the Private Education Statute (1934). In 1954, by government order, the Prado and Torne schools were closed, reopening only at the beginning of the 1956 school year.
The permanent financial difficulties, together with a different sociological context, made the closure of primary education in 1989 inevitable.

Archival history

Em 1900 Diogo Cassels adquiriu um terreno na Rua do Prado (Gaia), a fim de ali abrir uma escola e uma capela. Já então manifestava a intenção de doar o edifício à Igreja Lusitana.
O projeto apontava para duas salas de aulas, mobiladas para 60 alunos, um salão de conferências, uma saleta, uma casa de habitação, um recreio para as alunas e um ginásio para os alunos, além da capela com lugar para 200 pessoas. O arquiteto camarário Marcelino Lucas Júnior, foi simultaneamente o autor do projeto e o empreiteiro.
A inauguração da Escola e a consequente abertura, realizaram-se a 1 de Maio de 1901, tendo desde logo começado a funcionar as aulas diurnas para o sexo masculino e as nocturnas para adultos. Só em 13 de Outubro seguinte se iniciaram as aulas para o sexo feminino. O primeiro professor foi o ex-cónego Manuel Gonçalves de Sousa, o qual passou a residir no edifício. Júlia Mendes e Joaquina Martins completavam o quadro dos primeiros docentes da Escola.
Desde 1989 que a Escola está encerrada, tendo em conta a cobertura estatal, e, naquele espaço, foi inaugurado em 2003, o Centro Comunitário da Associação das Escolas do Torne e Prado (www.aetp.pt) com o nome "Salvador do Mundo" direcionado a idosos e carenciados.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

O fundo da Escola do Prado é constítuido pelas seguintes secções:
Secção COR: Constituição, organização e regulamentação; Secção GE: Gestão Escolar; Secção GF: Gestão Financeira

Appraisal, destruction and scheduling

Conservação definitiva

Accruals

Não estão previstas novas incorporações

System of arrangement

Ordenação cronológica

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Mediante autorização da ILCAE

Conditions governing reproduction

Mediante autorização da ILCAE

Language of material

  • Portuguese

Script of material

  • Latin

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Relação complementar: Festa Escolar da Paróquia de S. João Evangelista

Alternative identifier(s)

Access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

EP

Institution identifier

PT/ILCAE

Rules and/or conventions used

Status

Revised

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

08.07.15 (AV)
23.07.19

Language(s)

Script(s)

Sources

AFONSO, José António (2007). Protestantismo e educação: história de um projecto pedagógico em Portugal na transição do séc. XIX. Braga: Universidade do Minho. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/7101

PEIXOTO, Fernando (2001). Diogo Cassels. Uma vida em duas margens. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal de Gaia.

Digital object (Master) rights area

Digital object (Reference) rights area

Digital object (Thumbnail) rights area

Accession area