Coleção ao nível da série NESC - Notícias sobre Escotismo e Escuteiros

Recorte de jornal desconhecido: B. P Sportif. soldar, espion et scout Recorte de jornal desconhecido: Chevaliers modernes Recorte de jornal desconhecido "London Calling overseas journal of BBC": B-P - chief scout of the world Recortes de diversos jornais sobre visitas de Jack Baor e Olave Baden Powell "London Calling overseas journal of BBC": Baden Powell centenary "O Século": Sempre pronto! "O Século": O 2º grupo dos Escuteiros de Portugal evocou a memória de Baden Powell e ho... "Diário de Notícias": Homenagem póstuma ao escuteiro eborense; Os escuteiros de Portuga... "Diário Popular"; "Diário de Notícias": notícias sobre os escuteiros em Portugal "Diário de Notícias": Associação dos Escuteiros de Portugal "Diário Popular": Reunião de escuteiros "Diário de Notícias": Escuteiros de Portugal "Diário de Notícias": Escutismo, homenagens a Baden Powell "Diário de Notícias": Escutismo aniversário do grupo nº 60 Recorte de jornal desconhecido: o povo diverte-se Recortes de jornais desconhecidos: A homenagem dos escuteiros portugueses à Exposição Colonial Recorte de jornal desconhecido: A parada dos escuteiros no Porto Recortes de jornais desconhecidos: a Exposição Colonial; As provas de remo Recorte de jornal desconhecido: A parada dos escuteiros Recortes de jornais desconhecidos:a delegação dos escuteiros ingleses chegou a Lisboa; acampament... Recorte de jornal desconhecido: O acampamento de escuteiros no Porto Recortes de jornais desconhecidos: No acampamento do Porto; Escuteiros; O acampamento de escuteir... Recorte de jornal desconhecido: Escotismo inauguração do grupo de escuteiros do sport Lisboa e Be... Recortes de jornais desconhecidos: escotismo Recortes de jornais desconhecidos: "O Senhor Arcebispo visita o acampamento dos titulares da... Recortes de jornais desconhecidos: "O sexto dia do acampamento do C.N. S.";"Decorr... Recorte de jornais desconhecido: "Escotismo. Mensagens aos chefes. Escotismo e Colonialismo&... Recortes de jornais desconhecido: "Escotismo. Os escoteiros de Lagos visitam os seus camarad... [Recortes de jornais desconhecidos: "Escotismo;" "Escotismo]
Results 1 to 30 of 39 Show all

Identity area

Reference code

PT/ILCAE/NI/NESC

Title

Notícias sobre Escotismo e Escuteiros

Date(s)

  • [1930]-1957-02-21 (Creation)

Level of description

Coleção ao nível da série

Extent and medium

40 recortes de jornal
papel

Context area

Name of creator

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Recortes de diversos jornais compilado pelo Grupo 53 de Escuteiros, anexo à Igreja de S. Paulo, em Lisboa.

Appraisal, destruction and scheduling

Conservação definitiva

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Mediante autorização da ILCAE

Conditions governing reproduction

Mediante autorização da ILCAE

Language of material

  • French
  • English
  • Portuguese

Script of material

  • Latin

Language and script notes

impresso

Physical characteristics and technical requirements

Estado de conservação: bom

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Note

Em 1911, surgia em Portugal o primeiro grupo de "boy-scouts", organizado segundo os princípios delineados por Lord Baden-Powell, o fundador do movimento escotista. Porque a adopção do estrangeirismo não agradou aos mentores do grupo, foi adoptada uma palavra já existente na língua portuguesa, com uma fonética e um significado muito semelhantes ao scout saxónico: escoteiro, (s.m.) pioneiro; aquele que viaja sem bagagem, gastando por escote; adj. leve; veloz.

Assim, em 1913 foi fundada a primeira associação escotista portuguesa, a A.E.P. - Escoteiros de Portugal, que, até hoje, mantém a grafia original.

Na década de 20, a Igreja Católica idealizou criar outra associação escotista, mas com carácter uniconfessional, destinada exclusivamente aos jovens que professavam a religião Católica Romana. Assim nasceu o "Corpo de Scouts Católicos Portugueses", mais tarde "Corpo Nacional de Scouts". Por desconhecimento da pronúncia inglesa, a expressão "scout" era pronunciada à maneira francesa: "secúte". E, embora com outro desfecho, a história repetiu-se – os responsáveis daquele movimento católico tentaram encontrar uma palavra portuguesa que soasse ao ouvido de uma maneira próxima de "secúte" e com um significado ajustável. Escolheram o "escuta", justificando que, para além da semelhança fonética, o "scout" era atento e observador e, por isso, se adequava ao significado da palavra. Apesar de ser um conceito muito redutor veio a vingar, dando origem ao "Corpo Nacional de Escutas".

Durante o regime anterior ao 25 de Abril de 1974, a AEP sobreviveu com grandes dificuldades, sendo considerada indesejável e apenas tolerada. Chegou mesmo a ser publicado um Decreto que extinguia a sua actividade nas chamadas "Províncias Ultramarinas". Entretanto, o CNE, sob os auspícios da Igreja, atingiu uma notável expansão e, felizmente, conseguiu manter acesa a chama escotista durante a longa noite da ditadura. Enquanto o "escotismo" definhava, o "escutismo" foi-se tornando cada vez mais conhecido dos portugueses.

No entanto, até meados do século, é mais frequente encontrar a grafia "escoteiro" em livros e jornais portugueses. Curiosamente, esta é uma das questões onde nunca houve consenso nos diversos acordos ortográficos. Os brasileiros sempre escreveram "escoteiro".

Esta diferenciação nunca foi objecto de polémica, até porque os escoteiros consideram-se irmãos entre si e os valores da fraternidade escotista estão muito acima de meros preciosismos etimológicos. Pelo contrário, os escoteiros até consideram vantajosa a existência das duas grafias, pois assim se torna muito mais fácil identificar a que associação pertence o adepto dos ideais de Baden-Powell.

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

001

Institution identifier

PT/ILCAE

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

Language(s)

Script(s)

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places