Coleção ao nível da série NESC - Notícias sobre Escotismo e Escuteiros

Recorte de jornal desconhecido: B. P Sportif. soldar, espion et scout Recorte de jornal desconhecido: Chevaliers modernes Recorte de jornal desconhecido "London Calling overseas journal of BBC": B-P - chief scout of the world Recortes de diversos jornais sobre visitas de Jack Baor e Olave Baden Powell "London Calling overseas journal of BBC": Baden Powell centenary "O Século": Sempre pronto! "O Século": O 2º grupo dos Escuteiros de Portugal evocou a memória de Baden Powell e ho... "Diário de Notícias": Homenagem póstuma ao escuteiro eborense; Os escuteiros de Portuga... "Diário Popular"; "Diário de Notícias": notícias sobre os escuteiros em Portugal "Diário de Notícias": Associação dos Escuteiros de Portugal "Diário Popular": Reunião de escuteiros "Diário de Notícias": Escuteiros de Portugal "Diário de Notícias": Escutismo, homenagens a Baden Powell "Diário de Notícias": Escutismo aniversário do grupo nº 60 Recorte de jornal desconhecido: o povo diverte-se Recortes de jornais desconhecidos: A homenagem dos escuteiros portugueses à Exposição Colonial Recorte de jornal desconhecido: A parada dos escuteiros no Porto Recortes de jornais desconhecidos: a Exposição Colonial; As provas de remo Recorte de jornal desconhecido: A parada dos escuteiros Recortes de jornais desconhecidos:a delegação dos escuteiros ingleses chegou a Lisboa; acampament... Recorte de jornal desconhecido: O acampamento de escuteiros no Porto Recortes de jornais desconhecidos: No acampamento do Porto; Escuteiros; O acampamento de escuteir... Recorte de jornal desconhecido: Escotismo inauguração do grupo de escuteiros do sport Lisboa e Be... Recortes de jornais desconhecidos: escotismo Recortes de jornais desconhecidos: "O Senhor Arcebispo visita o acampamento dos titulares da... Recortes de jornais desconhecidos: "O sexto dia do acampamento do C.N. S.";"Decorr... Recorte de jornais desconhecido: "Escotismo. Mensagens aos chefes. Escotismo e Colonialismo&... Recortes de jornais desconhecido: "Escotismo. Os escoteiros de Lagos visitam os seus camarad... [Recortes de jornais desconhecidos: "Escotismo;" "Escotismo]
Resultados 1 a 30 de 39 Mostrar tudo

Zona de identificação

Código de referência

PT/ILCAE/NI/NESC

Título

Notícias sobre Escotismo e Escuteiros

Data(s)

  • [1930]-1957-02-21 (Produção)

Nível de descrição

Coleção ao nível da série

Dimensão e suporte

40 recortes de jornal
papel

Zona do contexto

Nome do produtor

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Recortes de diversos jornais compilado pelo Grupo 53 de Escuteiros, anexo à Igreja de S. Paulo, em Lisboa.

Avaliação, selecção e eliminação

Conservação definitiva

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Mediante autorização da ILCAE

Condiçoes de reprodução

Mediante autorização da ILCAE

Idioma do material

  • francês
  • inglês
  • português

Script do material

  • latim

Notas ao idioma e script

impresso

Características físicas e requisitos técnicos

Estado de conservação: bom

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Em 1911, surgia em Portugal o primeiro grupo de "boy-scouts", organizado segundo os princípios delineados por Lord Baden-Powell, o fundador do movimento escotista. Porque a adopção do estrangeirismo não agradou aos mentores do grupo, foi adoptada uma palavra já existente na língua portuguesa, com uma fonética e um significado muito semelhantes ao scout saxónico: escoteiro, (s.m.) pioneiro; aquele que viaja sem bagagem, gastando por escote; adj. leve; veloz.

Assim, em 1913 foi fundada a primeira associação escotista portuguesa, a A.E.P. - Escoteiros de Portugal, que, até hoje, mantém a grafia original.

Na década de 20, a Igreja Católica idealizou criar outra associação escotista, mas com carácter uniconfessional, destinada exclusivamente aos jovens que professavam a religião Católica Romana. Assim nasceu o "Corpo de Scouts Católicos Portugueses", mais tarde "Corpo Nacional de Scouts". Por desconhecimento da pronúncia inglesa, a expressão "scout" era pronunciada à maneira francesa: "secúte". E, embora com outro desfecho, a história repetiu-se – os responsáveis daquele movimento católico tentaram encontrar uma palavra portuguesa que soasse ao ouvido de uma maneira próxima de "secúte" e com um significado ajustável. Escolheram o "escuta", justificando que, para além da semelhança fonética, o "scout" era atento e observador e, por isso, se adequava ao significado da palavra. Apesar de ser um conceito muito redutor veio a vingar, dando origem ao "Corpo Nacional de Escutas".

Durante o regime anterior ao 25 de Abril de 1974, a AEP sobreviveu com grandes dificuldades, sendo considerada indesejável e apenas tolerada. Chegou mesmo a ser publicado um Decreto que extinguia a sua actividade nas chamadas "Províncias Ultramarinas". Entretanto, o CNE, sob os auspícios da Igreja, atingiu uma notável expansão e, felizmente, conseguiu manter acesa a chama escotista durante a longa noite da ditadura. Enquanto o "escotismo" definhava, o "escutismo" foi-se tornando cada vez mais conhecido dos portugueses.

No entanto, até meados do século, é mais frequente encontrar a grafia "escoteiro" em livros e jornais portugueses. Curiosamente, esta é uma das questões onde nunca houve consenso nos diversos acordos ortográficos. Os brasileiros sempre escreveram "escoteiro".

Esta diferenciação nunca foi objecto de polémica, até porque os escoteiros consideram-se irmãos entre si e os valores da fraternidade escotista estão muito acima de meros preciosismos etimológicos. Pelo contrário, os escoteiros até consideram vantajosa a existência das duas grafias, pois assim se torna muito mais fácil identificar a que associação pertence o adepto dos ideais de Baden-Powell.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

001

Identificador da instituição

PT/ILCAE

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados