Coleção ao nível da série AIJ - Álbum da Igreja de Jesus de Lisboa

Reverendo José Nunes Chaves Reverendo Cândido Joaquim de Sousa Reverendo Augusto Ferreira Torres Reverendo Júlio Bento da Silva [Reverendo José Belarmino Vieira Barata] Passeio a Sesimbra, Arrábida e Palmela Edifício na rua de S. Marçal existente onde se fundou a Igreja de Jesus Interior da Igreja de Jesus na rua de S. Marçal Retábulo da Igreja de Jesus [Casa onde esteve a Igreja de Jesus] Edifício da rua do Rato onde esteve a missão Edifício da rua do Cabo onde esteve a missão Edifício da rua Quatro de Infantaria onde funcionou a Igreja de Jesus Passeio a Sintra [Passeio da igreja de Jesus 1938] Passeio à Tapada das Necessidades Os alunos da escola dominical que não faltaram no ano de 1938-39 Passeio ao parque Silva Porto Passeio ao Parque Eduardo VII Passeio a Mafra, Ericeira e Sintra Passeio a Mafra, Ericeira e Sintra Na quinta Hall Passeio a Sesimbra, Arrábida e Palmela Passeio à Trafaria Passeio à Trafaria Passeio à Trafaria Segunda reunião fraternal da Igreja Lusitana do sul Passeio à Tapada da Ajuda Passeio à Tapada da Ajuda [Fotografias]
Resultados 1 a 30 de 33 Mostrar tudo

Código de referência

PT/ILCAE/CFIL/AIJ

Álbum da Igreja de Jesus de Lisboa

Data(s)

• 1921-06-10-1955-06-26 (Produção)

Nível de descrição

Coleção ao nível da série

Dimensão e suporte

74 fotografias
papel

Nome do produtor

(1877-)

História administrativa

A Igreja de Jesus foi criada, em 1878, pelas congrega ções episcopais de Rio de Mouro, de S. Paulo e a da rua de S. Marçal (futura igreja de Jesus). Constituiu a Igreja Lusitana Evangélica de Jesus uma das congregações fundadoras que viria a dar origem à Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica. Fundada em Janeiro de 1877, situou-se de início na Rua de S. Marçal, 117. Foi seu primeiro ministro, durante muitos anos, o presbítero reverendo José Nunes Chaves. Quando em Março de 1880, por ocasião da visita a Portugal do Bispo Riley, da Igreja Mexicana de Jesus, votaram em Assembleia Representativa a sua constituição. Esta congregação, sendo uma das que tomaram parte ativa na obra da nacionalização e independência da Igreja Lusitana, passou a chamar-se de Igreja de Jesus.
Em 1884 instalou-se na Travessa da Horta, 6-A, em virtude da propriedade da rua de S. Marçal ter de ser demolida. Poucos anos depois inicia-se uma “peregrinação” que fez a congregação passar pela Rua da Academia das Ciências, Trav. da Horta, Rua Sra. da Conceição, Rua do Rato, Rua do Cabo e por fim a Rua do Quatro de Infantaria, a Campo de Ourique, num percurso atribulado em que dificuldades várias, designadamente a falta de pastor, levaram mesmo ao seu encerramento, integrando-se os crentes na Igreja de S. Pedro. Seria depois reconstituída como missão, reorganizando-se de novo como paróquia em 1909, então na Rua do Rato, sob a liderança do Rev. Júlio Bento da Silva, que a dirigiu até à sua morte, em 1937. Entre esta data e 1943 foi pároco o Rev. Belarmino Barata.
Ao longo do século XX a paróquia lusitana de São Pedro prosseguiu a sua missão de evangelização e testemunho cristão, personificado em diversos clérigos e responsáveis leigos que naquela congregação serviram a Deus com dedicação e alegria. Há poucos anos, em resultado do envelhecimento da comunidade e da necessidade de dinamizar uma nova visão pastoral para o templo de São Pedro, as autoridades da Igreja Lusitana suspenderam a atividade da paróquia, situação que ainda se mantém.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Álbum constituído por fotografias de alguns dos clérigos fundadores da Congregação de Jesus, de edifícios onde esta funcionou, algumas imagens do interior da igreja de Jesus, fotografias de convívios, passeios, de alunos da Escola Dominical e de um casamento.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Artigo 17.º e 20.º do Decreto-Lei n.º 16/93, de 23 de Janeiro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 14/94, de 11 de maio, e Decreto-Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro, que estabelece o Regime Geral dos Arquivos e do Património Arquivístico;
Artigo 71.º e 79.º do Código Civil;
Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos;

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script