Todas as imagens ou textos, propriedade da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica, acessíveis neste site, estão protegidos pela lei, nomeadamente pelo Código do Direito de Autor e Direitos Conexos, sendo expressamente interdita qualquer utilização, distribuição, difusão ou transmissão, cópia, reprodução, modificação, venda ou qualquer outro uso, total ou parcial, comercial ou não comercial, quaisquer que sejam os meios utilizados, salvo com autorização expressa do Arquivo Histórico da Igreja Lusitana.
Discursos proferidos nas festas de aniversário da morte de Diogo Cassels. Contém uma carta e um programa/convite da Associação Cristã da Mocidade, em que refere que terá uma sessão dedicada a Diogo Cassels.
Cópias de documentos recebidos pela Comissão Permanente: moviemtno de evangelização em profundidade enviado por Agostinho Arbiol; honorários do clero; cópia de carta da comissão permanente do Sínodo Diocesano aos membros do Sínodo e às Juntas Paroquiais; O jornal "O Despertar" e a Lei da Imprensa; informação diocesana; orientações a seguir na promoção da independência financeira da Igreja Lusitana, proposta de António Marinho; relações entre a Igreja Lusitana e a firma Pulvertaft & co; "Ressureição em Portugal"; cópia de carta (sem data) enviada ao Cardeal Patriarca; DEclaración del centro ecumenico de Barcelona con motivo de la "exhortation del Episcopado Español sobre la libertad religiosa", de fecha de 24 enero de 1968;
Cópia de agenda da Comissão Permanente com os seguintes assuntos: entidades a saudar (Arcebispo de Armagh); anulação de matrimónios; observações do bispo; organização diocesana, reforço e desenvolvimento; projeto de organização eclesiástica da Igreja Lusitana; projeto dos estatutos; agenda reunião sinodal de 13 a 15 de Feveriro de 1972.
Contém todos os artigos referentes à constituição, organização e administração da Igreja Lusitana. Regulamento interno da Igreja Lusitana: dos órgãos da Igreja Lusitana; do conselho de bispos (Bispo de Armagh; Bispo da Igreja Episcopal dos Estados Unidos; um Bispo da Igreja de Inglaterra; Bispo da União de Utrecht; Bispo de Libombos; Bispo da Igreja Filipina Independente; Primaz da Igreja Episcopal do Brasil; Bispo da Igreja Espanhola Reformada Episcopal; Bispo da Igreja Lusitana); funções do Bispo Diocesano; da Comissão Permanente; do Secretário-Geral; do Tesoureiro-Geral; da Comissão Administrativa; de comissões e secretariados; dos arciprestes; dos capítulos; dos párocos; de membros das paróquias; dos representantes seculares; da junta paroquial; da assembleia eleitoral; dos coadjutores e ministros auxiliares; do clero; dos candidatos às sagradas ordens; dos leitores; do culto público e a administração dos sacramentos; de cerimónias e vestes litúrgicas.
Pasta com pagamentos, através da Spanish and Portuguese Aid Society, sediada em Londres, aos presbíteros Agostinho Arbiol, António Ferreira Fiandor, Augusto Nogueira, José Maria Leite Bonaparte e Armando Araújo. Contém correspondência recebida e copiador de correspondência enviada relacionada com estes pagamentos; registos de donativos, despesas de viagens e subsídios para a Escola do Bonfim.
Livro de caixa com os seguintes registos: contribuições das paróquias, pagamentos de reformas, arrendamentos, depósitos bancários, despesas correntes, pagamentos de despesas correntes, Pulvertaft, pagamentos a presbíteros.
Livro de caixa com os seguintes registos: contribuições das paróquias, pagamentos de reformas, arrendamentos, depósitos bancários, despesas correntes, pagamentos de despesas correntes, Pulvertaft, pagamentos a presbíteros.
No Sínodo de 16 de Novembro de 1933 foi deliberado que todas as congregações e missões da Igreja Lusitana deveriam recolher colectas especiais, nos cultos dominicais, no mês de outubro de cada ano, destinadas ao Fundo Central do Sínodo. Este Fundo foi criado para responder às necessidades das despesas com as reuniões Sinodais e da Comissão Permanente. Tinha à sua guarda o Fundo Pastoral do Sínodo, Fundo Pastoral da Igreja de S. João Evangelista, Fundo Pastoral da Igreja Lusitana do Redentor e o Fundo Pastoral da Igreja de S. Paulo, conforme deliberação de reunião sinodal de Junho de 1943.
Caderno composto por registos biográficos de alguns dos presbíteros da Igreja Lusitana:
Frederico Flower
Josué Ferreira de Sousa
Armando Pereira de Araújo
José Maria Leite Bonaparte
António Ferreira Fiandor
Belarmino José Vieira Barata
Bispo Cabrera
Diogo Cassels
André Cassels
Cândido Joaquim de Sousa
Vidal Vieira dos Santos
António Coelho de Almeida
António Peres Júnior
Augusto Nogueira
Belarmino José Vieira Barata
Guilherme Augusto Coutinho
José Pereira Ferreira Martins
Júlio Bento da Silva
Luís Filipe Schenck Rosa
Listagem de obreiros da Igreja Lusitana; obreiros da Igreja Metodista; lista de nomes e endereços do clero da Igreja Lusitana; listagem de missões da Igreja Lusitana; copiador de correspondência
Documentos para instituição a diácono e ordenação a presbítero de Frederico William Flower: cópia de diplomas do pai de Frederico Flower, ministro na Igreja Lusitana; carta da Comissão Permanente com autorização para servir como ministro secular na Igreja do Redentor; carta de Thomas Pope, Presidente da Comissão Permanente, com a licença formal para ser ministro secular; carta de Juan Bautista Cabrera, Bispo da Igreja Espanhola Reformada, a conferir as ordens de diácono; carta do Bispo Maurice Clogher, Irlanda, a conferir as ordens de presbítero; carta da Junta Paroquial da Igreja do Redentor, ao Presidente do Sínodo a pedir a nomeação a presbítero de Frederico Flower.