Documento composto 002 - Ordem da instituição de um leitor e confirmação

Open original Objeto digital

Código de referência

PT ILCAE PT ILCAE PIL/LIL/CONF/002

Ordem da instituição de um leitor e confirmação

Data(s)

• 1984-06-17 (Produção)

Nível de descrição

Documento composto

Dimensão e suporte

Zona do contexto

Nome do produtor

(1887-01-06)

História administrativa

O templo da Paróquia do Bom Pastor foi edificado a 6 de janeiro de 1887, tendo a partir desse ano sido local de culto até aos dias de hoje. Embora já dois anos antes e na antiga Rua do Monte, no mesmo lugar, se realizassem cultos religiosos pelo reverendo André Cassels. O fundador desta Paróquia foi o reverendo André Boys Cassels (1849-1931), irmão de Diogo Cassels, que foi ordenado de diácono em 1 de Julho de 1891 tendo recebido as ordens de presbítero em 1895.
Junto à Igreja André Cassels mandou construir uma Escola Primária na qual durante muitas décadas se desenvolveu um notável trabalho educativo e assistencial às populações mais desfavorecidas. O templo do Bom Pastor teve início na escola, constituindo-se em missão anexa ao edifício, no ano de 1885. Foi inaugurado em 6 de Janeiro de 1888, uma sexta-feira, tendo assistido à cerimónia mais de meio milhar de pessoas. O sermão inaugural esteve a cargo de Robert Moreton - com quem André Cassels manteve sempre óptimas relações - encarregando-se Diogo e Guilherme Dias dos sermões no sábado e domingos seguintes.
O edifício viria a sofrer importantes melhoramentos posteriores, como a construção de uma sala destinada à União Cristã da Mocidade de Gaia, em 24 de Outubro de 1908, permitindo assim alojar esta organização, surgida inicialmente no Prado, mas cuja organização apenas se estabilizou quando obteve o seu próprio espaço no Candal.
Em 1889 é formalmente organizada a Congregação do Bom Pastor, que elege uma Junta Paroquial e representantes ao Sínodo da Igreja Lusitana, desta forma se agregando oficialmente aquela Igreja.
No decorrer do século XX e em finais da década de sessenta e inícios da de setenta sob a orientação do Sr. Bispo Daniel de Pina Cabral na altura pároco do Bom Pastor o edifício da Igreja sofre profundas remodelações dando lugar a um espaço de culto de linhas modernas.
Na actualidade, é nesta paróquia que funciona o Centro Comunitário criado em 1997 com o objectivo principal de desenvolver serviços que respondessem às necessidades prementes da comunidade envolvente. Desenvolve as seguintes actividades: apoio alimentar, actividades de animação e cultura, centro comunitário, apoio social, encaminhamento e informação, lavandria e transporte.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo