Documento composto 002 - Ordem da instituição de um leitor e confirmação

Open original Objeto digital

Zona de identificação

Código de referência

PT/ILCAE/PT ILCAE PIL/LIL/CONF/002

Título

Ordem da instituição de um leitor e confirmação

Data(s)

  • 1984-06-17 (Produção)

Nível de descrição

Documento composto

Dimensão e suporte

Zona do contexto

Nome do produtor

(1887-01-06)

História administrativa

O templo da Paróquia do Bom Pastor foi edificado a 6 de janeiro de 1887, tendo a partir desse ano sido local de culto até aos dias de hoje. Embora já dois anos antes e na antiga Rua do Monte, no mesmo lugar, se realizassem cultos religiosos pelo reverendo André Cassels. O fundador desta Paróquia foi o reverendo André Boys Cassels (1849-1931), irmão de Diogo Cassels, que foi ordenado de diácono em 1 de Julho de 1891 tendo recebido as ordens de presbítero em 1895.
Junto à Igreja André Cassels mandou construir uma Escola Primária na qual durante muitas décadas se desenvolveu um notável trabalho educativo e assistencial às populações mais desfavorecidas. O templo do Bom Pastor teve início na escola, constituindo-se em missão anexa ao edifício, no ano de 1885. Foi inaugurado em 6 de Janeiro de 1888, uma sexta-feira, tendo assistido à cerimónia mais de meio milhar de pessoas. O sermão inaugural esteve a cargo de Robert Moreton - com quem André Cassels manteve sempre óptimas relações - encarregando-se Diogo e Guilherme Dias dos sermões no sábado e domingos seguintes.
O edifício viria a sofrer importantes melhoramentos posteriores, como a construção de uma sala destinada à União Cristã da Mocidade de Gaia, em 24 de Outubro de 1908, permitindo assim alojar esta organização, surgida inicialmente no Prado, mas cuja organização apenas se estabilizou quando obteve o seu próprio espaço no Candal.
Em 1889 é formalmente organizada a Congregação do Bom Pastor, que elege uma Junta Paroquial e representantes ao Sínodo da Igreja Lusitana, desta forma se agregando oficialmente aquela Igreja.
No decorrer do século XX e em finais da década de sessenta e inícios da de setenta sob a orientação do Sr. Bispo Daniel de Pina Cabral na altura pároco do Bom Pastor o edifício da Igreja sofre profundas remodelações dando lugar a um espaço de culto de linhas modernas.
Na actualidade, é nesta paróquia que funciona o Centro Comunitário criado em 1997 com o objectivo principal de desenvolver serviços que respondessem às necessidades prementes da comunidade envolvente. Desenvolve as seguintes actividades: apoio alimentar, actividades de animação e cultura, centro comunitário, apoio social, encaminhamento e informação, lavandria e transporte.

The Good Sheeper Parish temple was built on January 6, 1887, and since that year has been a place of worship until today. Although two years earlier and in the old Rua do Monte, in the same place, religious services were held by the reverend André Cassels. The founder of this parish was the reverend André Boys Cassels (1849-1931), brother of Diogo Cassels, who was ordained a deacon on July 1, 1891 having received the orders of an elder in 1895.
Together with the Church, André Cassels ordered the construction of a Primary School in which for many decades a remarkable educational and assistance work was carried out for the most disadvantaged populations. The Bom Pastor temple started at the school, constituting a mission attached to the building, in 1885. It was inaugurated on January 6, 1888, a Friday, with more than half a thousand people attending the ceremony. The inaugural sermon was in charge of Robert Moreton - with whom André Cassels always had great relations - Diogo and Guilherme Dias were in charge of the sermons on the following Saturday and Sunday.
The building would undergo major improvements later, such as the construction of a room for the Christian Union of the Youth of Gaia, on October 24, 1908, thus allowing to house this organization, which first appeared in Prado, but whose organization only stabilized when it obtained your own space in Candal.
In 1889 the Congregation of the Good Shepherd was formally organized, which elects a Parish Board and representatives to the Synod of the Lusitanian Church, thus officially joining that Church.
During the twentieth century and at the end of the sixties and the beginning of the seventies, under the guidance of Mr. Bishop Daniel de Pina Cabral at the time parish priest of the Good Shepherd, the Church building undergoes profound remodeling giving way to a space for the worship of lines modern.
Currently, it is in this parish that the Community Center created in 1997 works with the main objective of developing services that respond to the pressing needs of the surrounding community. It develops the following activities: food support, entertainment and cultural activities, community center, social support, routing and information, laundry, and transport.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Objeto digital (Mestre) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Icone) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados