Fonds PSJE - Paróquia de S. João Evangelista

Liga do Esforço Cristão do Torne Liga do Esforço Cristão de Gaia Auto de inauguração do monumento dedicado a Diogo Cassels Programa da inauguração do monumento dedicado a Diogo Cassels [Livro de óbitos da paróquia de S. João Evangelista]
Original Digital object not accessible

Identity area

Reference code

PT ILCAE PSJE

Paróquia de S. João Evangelista

Date(s)

• 1800-2008 (Creation)

Level of description

Fonds

Extent and medium

82 liv.; 31 mç.; 138 fls.; pt.18; 12 cad.
papel

Context area

Name of creator

(1868-)

Administrative history

Inícios séc. XIX
· Primeiras referências a cerimónias religiosas evangélicas, distribuição de Bíblias em língua portuguesa, etc. no nosso País.

1839

· Uma capela anglicana é aberta em Lisboa, por Vicente Gómez y Togar. É o primeiro templo cristão não-católico romano destinado a portugueses (uma vez que as comunidades estrangeiras ? ingleses e alemães ? dispunham de templos próprios.

1845

· Na Madeira, Robert Kalley funda a Igreja Presbiteriana do Funchal.

1862

· Primeiras notícias do trabalho de ?colportores? (vendedores de Bíblias e outra literatura religiosa) em Portugal.

1866

· Eventualmente na sequência do trabalho de alguns colportores no Porto e em Vila Nova de Gaia, Diogo Cassels, um jovem industrial de 22 anos residente em Paço de Rei, começa a fazer reuniões evangélicas em sua casa.
1868

· O Rev. Angel Herreros de Mora, um padre anglicano, celebra a Eucaristia em Gaia, segundo o rito anglicano, em casa ou na própria fábrica de Cassels. Este acontecimento esteve na base da posterior prisão e julgamento de Diogo Cassels, por alegadas ofensas à fé católica

1868, Outubro 18

· Inauguração da Capela do Torne, construída por iniciativa e com grande envolvimento financeiro de Diogo Cassels.
· Os primeiros serviços religiosos eram em língua inglesa, começando no entanto a celebrar-se em português a partir de 1870.
· A igreja funcionava também como escola elementar nos dias de semana.
· Cassels pede apoio religioso ? oferecendo a capela e solicitando o envio de um clérigo ? à ?Sociedade Wesleyana? de Londres, ou Igreja Metodista, um movimento de renovação de pendor mais evangélico que se autonomizou da Igreja de Inglaterra.
1871

· Chega ao Porto o missionário metodista Robert H. Moreton, que começa desde logo a trabalhar com Cassels

1874

· A Igreja Metodista do Porto foi fundada e legalmente reconhecida por Moreton e Diogo Cassels
· Organizam-se os primeiros livros de registo paroquial, em função do reconhecimento pelas autoridades civis dos casamentos e funerais evangélicos

1877, Março 25

· Inauguração da Capela Metodista do Mirante, à Praça do Coronel Pacheco, no Porto.

1880, Março 8

· Fundação, em Lisboa, da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica, agrupando três igrejas da capital, a que em breve se juntariam outras.
1880, Junho

· Cassels e parte da sua congregação aderem à Igreja Lusitana
· No momento da separação da Igreja Metodista, o Torne tinha 34 membros masculinos

1880, Dez. 2

· O Sínodo da IL licencia Cassels como ?pregador secular?

1881, Março 25

· 1º Baptismo de Cassels (autorizado pelo Sínodo)

1882, Fev. 10

· O Pe. Guilherme Dias, que trabalhava com a Igreja Metodista, adere à Igreja Lusitana

1884, Março 10

· Diogo Cassels é ordenado Diácono

1892, Dez. 8

· Diogo Cassels é ordenado Presbítero

1894, Abril 15

· Inauguação da nova Capela de S. João Evangelista, no Torne

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

O fundo da paróquia de S. João Evangelista é constítuido por documentação relativa ao culto religioso e atividades relacionadas com a igreja, à organização paroquial, gestão financeira e patrimonial.
The archival fonds of the parish of S. João Evangelista is constituted by documentation related to religious worship and activities related to the church, parish organization, financial and patrimonial management.

Appraisal, destruction and scheduling

Conservação definitiva

Accruals

System of arrangement

Ordenação cronológica

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Mediante autorização da ILCAE.

Conditions governing reproduction

Language of material

• Portuguese

Script of material

• Latin

Language and script notes

manuscrito

Physical characteristics and technical requirements

Estado de Conservação: bom

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

PSJE

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Draft

Level of detail

Minimal

Dates of creation revision deletion

04.09.15 AV
rev. 26.05.2020 AV

Language(s)

Sources

AFONSO, José António (2007). Protestantismo e educação: história de um projecto pedagógico em Portugal na transição do séc. XIX. Braga: Universidade do Minho. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/7101

PEIXOTO, Fernando (2001). Diogo Cassels. Uma vida em duas margens. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal de Gaia.

Digital object (Master) rights area

Digital object (Reference) rights area