Cassels, Andrew Boys. 1849-1931, presbítero

Cassels, Andrew Boys. 1849-1931, presbítero

Forma(s) paralela(s) de nome

• André Boys Cassels

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

1849-1931

história

Nasceu a 28 de julho de 1849, foi industrial e nessa qualidade teve de solicitar uma autorização especial para poder ser ministro da Igreja Lusitana, à qual aderiu em 1890 e que serviu durante 41 anos.
Pela proximidade que manteve com o irmão, cinco anos mais velho, Diogo Cassels, foi dos membros mais ativos da Igreja. Em 1886 era o tesoureiro da Junta Paroquial do Redentor e já então, sustentava a escola do Candal, inaugurada em Fevereiro de 1884. Em 1900 dirigia a orquestra da União Cristã Feminina do Bom Pastor.
Além da actividade musical, André dedicou-se ainda à ficção, escrevendo novelas de edificação religiosa.
Residiu sempre em Gaia, primeiro em Lavadores e depois no Candal, onde fundou uma escola a que mais tarde juntou um templo. A ele se deve também o edifício da Igreja Lusitana do Bom Pastor, Candal, Vila Nova de Gaia, que mandou construir em 1886. Como seu pai, John Cassels, que tinha montado uma fábrica de fiação em Mafamude, próximo do cemitério, o Reverendo André Cassels instala no Candal uma fábrica de fiação, conhecida então como "fábrica da lã". Mas não se limitou a ser apenas industrial, dedicou-se ainda à pregação do Evangelho nas Missões de Coimbrões,Madalena, do Marco e de Lavadores, Vila Nova de Gaia, Guimarães, e Viana do Castelo.
Gostava também de escrever, no seu jornal "O Bom Pastor" há vários trabalhos seus de muito interesse; a ele se deve também a publicação da "Biblioteca António Maria Candal", trÊs séries, com 20 opúsculos, ainda o Almanach para 1909, repositório de boas informações para aquele ano e também de história. É certo que era o Reverendo Armando Pereira de Araújo quem dirigia as publicações, mas André Cassels sem pre as acompanhava. Entre 1909 e 1914 escreveu 68 artigos e tantas outras notas.
Foi ordenado diácono em 1891, em Dublin, e a 13 de Junho de 1895 ordenado presbítero.
Criou a Liga dos Rebuscadores e participou em missões fora de Vila Nova de Gaia. Contribuiu ainda, para publicações periódicas como "O Bom Pastor" (1901-1916), "Luz e Verdade" (1919).
Faleceu em 18 de dezembro de 1931, contando 82 anos.

Locais

Vila Nova de Gaia

status legal

funções, ocupações e atividades

Exerceu funções de industrial, pregador, escritor, tesoureiro da Junta Paroquial do Redentor, Ministro Secular da Igreja Lusitana, foi ainda fundados da congregação do Bom Pastor (Candal) e fundador de missões nas províncias.

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

irmão de Diogo Cassels

contexto geral