Fundo PT ILCAE PSMT - Paróquia de S. Mateus

(1980-)

História administrativa

História do arquivo

No dia 3 de Janeiro de 1929, por iniciativa do evangelista José Ilídio Freire, organizou-se na Av. dos Combatentes da Grande Guerra, a primeira comunidade evangélica em Vila F. Xira, a que se juntou desde o início um colaborador entusiasta, ainda estudante de medicina, Luís César Rodrigues Pereira. Mais tarde, já médico, o Dr. Luís Pereira veio a tornar-se o principal e dedicado dirigente da comunidade evangélica.
Foi nesse período que a congregação se expandiu até Salvaterra de Magos e Castanheira do Ribatejo. Foi ainda sob os auspícios da congregação evangélica que em 1942 se fundou o clube de campismo de Vila Franca de Xira “As Sentinelas”.
Orador fluente e muito apreciado, o Dr. Luís Pereira ingressou na Igreja Lusitana em 1948. Proposto para ordens sacras, foi ordenado Diácono, em 24.04.1949, pelo Arcebispo de Armagh, Dr. Gregg, e ordenado Presbítero, em 08.10.1950, pelo mesmo Primaz da Irlanda.
Após a integração na Igreja Lusitana, a primitiva Casa de Oração tornou-se pequena e iniciou-se a busca de um edifício mais amplo. Apareceu finalmente à venda um armazém de cereais, na Rua de Almeida Garrett. O custo do armazém e das obras da sua transformação num templo cristão era porém muito elevado e eram reduzidas as possibilidades financeiras da Paróquia. Mas a fé era grande e o entusiasmo imenso. O armazém comprou-se, fizeram-se as obras e, em 23 de Agosto de 1953, a nova igreja era solenemente dedicada a Deus.
O Rev. Dr. Luís Pereira, após a sua Ordenação Presbiteral, foi instituído como o primeiro Pároco de S. Mateus, em 1951 (ainda na Av. Combatentes da Grande Guerra) e até 1961. Foi sagrado Bispo em Lisboa em 24.06.1962, ficando o seu episcopado assinalado pela revisão litúrgica da Igreja Lusitana, pelo seu entusiasmo no diálogo ecuménico a partir dos anos 60 e pelas negociações que conduziram mais tarde, em 1980, à integração da Igreja Lusitana na Comunhão Anglicana. Pouco tempo depois resignou do seu cargo, continuando ligado às actividades da Diocese e à vida da Paróquia de S. Mateus até ao seu falecimento.
O segundo Pároco de S. Mateus foi o Rev. Saul de Sousa (1961-1967), seguindo-se o Rev. Dr. Eudoro dos Santos Vieira (1968-1971), o Rev. Cónego António Pinto Ribeiro (1974-1983), o Rev. Carlo Aluigi (1984-2009), e o Rev. Fernando Santos, desde 2010.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

PT ILCAE PSMT

Datas de criação, revisão, eliminação

16.12.16 (AV);

Paróquia de S. Mateus - Vila Franca de Xira (1980), in «O Novo Despertar», nº 8, pp. 4-5.

Objeto digital (Mestre) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Icone) zona de direitos

Zona da incorporação