Sociedade de Esforço Cristão da Igreja de Jesus

Authorized form of name

Sociedade de Esforço Cristão da Igreja de Jesus

Parallel form(s) of name

Standardized form(s) of name according to other rules

Other form(s) of name

Identifiers for corporate bodies

Description area

Dates of existence

1920-

History

A Sociedade de Esforço Cristão, anexa à Igreja Lusitana, Apostólica, Evangélica de Jesus foi constituída em Lisboa no ano de 1920. Baseava-se nos princípios essenciais do Esforço Cristão, fundado pelo Reverendo Francis E. Clark, em 1881 em Portland na América.
Tinha por fim conduzir almas a Cristo e à sua Igreja e para atingir esses fins servia-se dos seguintes meios: vulgarização do ensino das Sagradas Escrituras; promoção e desenvolvimento espiritual, intelectual e moral; realização de sessões recreativas e manutenção de contactos com o "Comité Mundial do Esforço Cristão."

Places

Lisboa

Legal status

Estatutos da Sociedade de Esforço Cristão da Igreja Lusitana, Católica, Apostólica, Evangélica de Jesus

Functions, occupations and activities

Os sócios eram divididos em quatro grupos: activos, auxiliares, subscritores e honorários.
Os seus órgãos eram divididos da seguinte forma:

• Direcção: presidente, secretário-geral, secretário local, tesoureiro e dois vogais
  • Assembleia Geral: composta por sócios activos; presidente da direcção, dois secretários. Tinha como funções eleger o secretário-geral, o secretário local, o tesoureiro, o vogal e a comissão revisora de contas.
  • Comissão revisora de contas: constítuida por três membros efectivos da Junta Paroquial da Igreja de Jesus
  • Atribuições: examinar todas as contas da Sociedade de Esforço Cristão; convocar a Assembleia Geral extraordinária; representar-se nas reuniões da Direcção

Mandates/sources of authority

Internal structures/genealogy