Sociedade de Esforço Cristão da Igreja de Jesus

Forma autorizada do nome

Sociedade de Esforço Cristão da Igreja de Jesus

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

1920-

história

A Sociedade de Esforço Cristão, anexa à Igreja Lusitana, Apostólica, Evangélica de Jesus foi constituída em Lisboa no ano de 1920. Baseava-se nos princípios essenciais do Esforço Cristão, fundado pelo Reverendo Francis E. Clark, em 1881 em Portland na América.
Tinha por fim conduzir almas a Cristo e à sua Igreja e para atingir esses fins servia-se dos seguintes meios: vulgarização do ensino das Sagradas Escrituras; promoção e desenvolvimento espiritual, intelectual e moral; realização de sessões recreativas e manutenção de contactos com o "Comité Mundial do Esforço Cristão."

Locais

Lisboa

status legal

Estatutos da Sociedade de Esforço Cristão da Igreja Lusitana, Católica, Apostólica, Evangélica de Jesus

funções, ocupações e atividades

Os sócios eram divididos em quatro grupos: activos, auxiliares, subscritores e honorários.
Os seus órgãos eram divididos da seguinte forma:

• Direcção: presidente, secretário-geral, secretário local, tesoureiro e dois vogais
  • Assembleia Geral: composta por sócios activos; presidente da direcção, dois secretários. Tinha como funções eleger o secretário-geral, o secretário local, o tesoureiro, o vogal e a comissão revisora de contas.
  • Comissão revisora de contas: constítuida por três membros efectivos da Junta Paroquial da Igreja de Jesus
  • Atribuições: examinar todas as contas da Sociedade de Esforço Cristão; convocar a Assembleia Geral extraordinária; representar-se nas reuniões da Direcção

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia