Paróquia de Cristo. 1907-

Paróquia de Cristo. 1907-

Forma(s) paralela(s) de nome

• Igreja de Cristo

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

PC

área de descrição

datas de existência

1912-

história

No ano de 1907, em março, um grupo de membros da «Liga do Esforço Cristão» da Igreja do Torne, deu início a visitas de evangelização a Oliveira do Douro.
Em Outubro de 1907 era fundada em Oliveira do Douro (Vila Nova de Gaia) uma Escola Evangélica juntamente com uma Missão constituída por crentes que se reuniam ao Domingo para estudo bíblico e oração a Deus.
Em 1909, a escola e a sala de cultos a que o reverendo José Bonaparte se devotou, passaram para a rua conhecida então pela designação dos «Mestres» e, a partir de 1911, conseguiu mais uma sala no mesmo prédio, própria para serviço da Missão. Assim, os pioneiros do Evangelho neste lugar, procuraram, desde logo, desenvolver a sua ação.
A 26 de Agosto de 1912 a Missão foi elevada à categoria de Paróquia e elegeu a sua primeira Junta Paroquial em 30 de Dezembro do mesmo ano.
Em 21 de Fevereiro de 1913 o Sínodo da Igreja Lusitana, reunido em Lisboa, incorporou na mesma Igreja a Congregação de Oliveira do Douro sob a denominação de Igreja de Cristo.
A 13 de Abril do mesmo ano o reverendo José Maria Leite Bonaparte foi instituído como ministro da Igreja de Cristo. Desde logo esta congregação desenvolveu notável trabalho de natureza educativa e assistencial através do « Colégio Lusitano » que durante décadas providenciou às gentes de Oliveira do Douro a instrução necessária.
Dezembro de 1925 é a data que marca o início de uma nova época, o da instalação da Igreja em casa própria, dádiva do reverendo Bonaparte.
O actual templo desta Paróquia foi dedicado a Deus em 3 de Novembro de 1954 pelo Bispo de Minnesota, Estados Unidos da América, Dr. Estêvão Keeler.
Por requerimento de 22 de janeiro de 1967, foi solicitada a elevação a paróquia da então Missão, o que foi aprovado pela Comissão Permanente em 29 de janeiro do mesmo ano.
Ao Reverendo Bonaparte sucedeu o Reverendo Arnaldo Daniel ( já falecido ), a 23 de janeiro de 1969, no pastoreio da comunidade de Cristo.

Locais

Vila Nova de Gaia (Oliveira do Douro)

status legal

Regulamento Geral e Cânones da Igreja Lusitana

funções, ocupações e atividades

Actividade religiosa

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

Área de relacionamento

Área de pontos de acesso

Ocupações

Zona do controlo

Identificador do registo de autoridade

PT ILCAE PC

Datas de criação, revisão ou eliminação

05.05.15 (AV);

«O Novo Despertar», nº 32, fevereiro/março de 1986, p. 5.

Notas de manutenção

• Área de transferência