Eduardo Moreira

Eduardo Moreira

Forma(s) paralela(s) de nome

• Reverendo Eduardo Moreira

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

EM

área de descrição

datas de existência

1886-1980

história

Eduardo Moreira (1886-1980) foi reverendo evangélico da Igreja Lusitana, historiador, jornalista e político. Foi professor no Seminário Evangélico, discípulo do professor Erasmo Braga. Em 1917 foi nomeado pelo Ministro da Guerra, Norton de Matos, capelão evangélico em França, missão que não cumpriu devido à revolução sidonista. Eleito vereador do município de Lisboa em 1920 onde em 1921 se torna vice-presidente do Senado. Secretário do presidente do ministério, coronel António Maria Baptista. Fundador da revista "Triângulo Vermelho". Representante em Portugal de congressos pedagógicos protestantes (1922, 1924, 1926, 1929, 1932). Secretário Geral da Associação de Escuteiros de Portugal, até 1922;. Comissário dos escuteiros da zona do Porto, até 1926. Iniciador do "Dia do Gaiato", em 1923. Como procurador das missões evangélicas visitou, durante o ano 1934, cinquenta estações missionárias em Cabo Verde, Angola e Moçambique. Colaborou no "Século" e em outros diários de Lisboa e publicações evangélicas. Publicou, entre outras obras, "A crise nacional e a solução protestante" (1910); "O Cortejo dos Heróis Desconhecidos" (1925), etc.

Locais

Lisboa

status legal

funções, ocupações e atividades