ver a função ISDF Bispo

Outra(s) forma(s) do nome

1958-

Descrição

O Bispo é um membro do clero, que foi contratado para supervisionar o trabalho de um grupo de congregações e os sacerdotes e diáconos que os servem. Aquele grupo de congregações é chamado de "diocese".
Somente um bispo pode ordenar pessoas, depois de estas terem sido ordenadas como diácono e sacerdote. Um bispo pode também ordenar outro bispo, mas deve fazê-lo na companhia de outros bispos. Um bispo deve ter sido anteriormente ordenado padre.

história

1880
Constituição da Igreja em Sínodo presidido pelo Bispo Anglicano do México, Dr. Henrique Riley, como resultado dum movimento de Padre Católico-Romanos e leigos, em contestação ao ultramontanismo do tempo e dogmas do Vaticano I.

1884
Eleição do Primeiro Livro de Oração Comum baseado nas Liturgias Anglicana, Romana e Moçárabe.

Eleição do Bispo D. Joaquim Santos Figueiredo, que não chegou a ser sagrado.

1939
Primeiro Congresso para afirmação da sua identidade eclesial na sociedade portuguesa.

1950
Movimento de Revigoração da Igreja (MORI) que permitiu um amplo despertamento espiritual e litúrgico entre as comunidades.

Início da edição do boletim Diocesano “O DESPERTAR”.

1951
Integração das Igrejas Evangélicas de Vila Franca de Xira, Castanheira do Ribatejo e Vala do Carregado na Igreja Lusitana com os nomes, respectivamente, de Paróquia de S. Mateus, S. Tomé e S. João Baptista.

1952
Integração da Igreja Evangélica de Salvaterra de Magos na Igreja Lusitana, com o nome de Paróquia de S. Marcos.

1954
Segundo Congresso para discussão e esclarecimentos dos desafios enfrentados pela Igreja na segunda metade do século XX.

1958
Sagração do primeiro Bispo, D. António Ferreira Fiandor, com a presença de Bispos Anglicanos do Brasil, dos Estados Unidos da América e da Irlanda.

Regulamento Geral e Cânones da Igreja Lusitana

Área de relacionamento

Registo de autoridade relacionado

Identificador