ver a função ISDF Arcipreste

Outra(s) forma(s) do nome

[1978]

Descrição

O Arcipreste é o representante do Bispo no Arciprestado. Exerce jurisdição ordinária na sua região na ausência ou impedimento do Bispo e do Vigário-Geral.
É nomeado pelo Bispo Diocesano, ouvida a Comissão Permanente.
Convoca a Assembleia do Arciprestado e a Comissão do Arciprestado e preside às suas reuniões.
Organiza cursos de formação e reciclagem para Clérigos, submetendo os respetivos programas e composição do corpo docente à aprovação do Bispo Diocesano.
Convoca e preside a reuniões extraordinárias de Juntas Paroquiais da região.
Programa a visita pastoral do Bispo Diocesano às Paróquias da região.
Elabora a escala de serviço do Clero a nível de Arciprestado da sua região e das Paróquias quando se tornar necessário.
Fixa as datas das férias dos Ministros da região de acordo com as necessidades das Paróquias e as necessidades dos próprios.
Promove atos litúrgicos de oração, pregação e retiros de caráter inter-paroquial.
Toma medidas de caráter urgente, quando não é possível reunir a Comissão do Arciprestado ou recorrer ao Bispo Diocesano.
Mantém estreita colaboração com o Bispo Diocesano.
(Artigo 4º - Cânones da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica)

história

O Arciprestado, divisão administrativa que surge na Igreja Lusitana na década de 60 do século XX, é o conjunto das Paróquias, Missões e outros Organismos de uma região da Diocese.
A Diocese da Igreja Lusitana divide-se em dois Arciprestados: Arciprestado do Norte - a Norte do rio Mondego; Arciprestado do Sul - a Sul do rio Mondego.
Sempre que o Sínodo Diocesano o entenda poder-se-ão constituir outros Arciprestados ou alterar a sua constituição.
Os orgãos de ação do Arciprestado são os seguintes:

• Assembleia do Arciprestado
  • Comissão do Arciprestado
  • Arcipreste
    (Cânone IX da Igreja Lusitana)

Cânones da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica

Área de relacionamento

Zona do controlo

Arcipreste

PT-ILCAE

ISDF: Norma internacional para descrição de funções. [Em linha]. Rio de Janeiro:
Arquivo Nacional, 2008. Disponível em: http://www.portalan.arquivonacional.gov.br/media/ISDF.pdf