Secção SSSP - Sociedade de Senhoras da Paróquia de S. Paulo

Nome do produtor

(1941-04-20-)

História administrativa

Segundo Eduardo Moreira, as senhoras da catedral tiveram anterioremente os seus estatutos aquando da existência do departamento feminino do Esforço Cristão. Mais tarde, as senhoras passaram a ter a sua própria sociedade que pertencia à paróquia de S. Paulo.

• Membros: raparigas maiores de 15 anos; não pagam quotização porque já contribuem para o fundo paroquial.
  • Presidente: preside às reuniões, incentiva o trabalho das directoras, rubrica as actas e os balancetes aprovados, apresenta um relatório geral da sua gestão.
  • Vice-Presidente e Directora de Finanças: substitui a presidente, incumbe-se dos movimentos e campanhas financeiras; promove o bazar anual da sociedade.
  • Tesoureira: escriturar um livro próprio os movimentos de saída e entrada de dinheiro, apresentaçã ode balancetes mensais nas reuniões plenárias; apresentar um relatório geral do movimento anual, com cópia para o pároco.
  • Secretária: regista num livro próprio as actas das reuniões, elabora um relatório de todas as actividades; expedição de convites, recepção de correspondência; interessa-rse pelos arquivos da sociedade, (pode ter um adjunto ou duas secretárias, uma para actas e outra como correspondente, caso seja necessário).
  • Guardiã dos mealheiros: distribui os cofres das benções e elabora um lista de quem os recebeu. ESte cargo pode ser acumulado com o de tesoureira.
  • Directora Espiritual: compete zelar pela espiritualidade da sociedade, dirige a parte devocional das reuniões, promove a semana da oração, retiros, cultos especiais, palestras, estudos, comunhões, programa quaresmal e movimentos ecuménicos, em entendimento com o pároco.
  • Directora Missionária: aproveita todos os planos de actividades da paróquia.
  • Directora das alfaias: compete prover a catedral e suas missões de paramentos, alfaias, almofadas, linhos para a Eucaristia, ornamentos para casamentos e outras festas , zelar pelos paramentos dos clérigos, fazer escala de zeladora do santuário, em entendimento com o pároco.
  • Directora Social: compete promover movimentos da sociedade, tais como, festas dos corações, festa das amigas, comemorar os aniversários das sócias e da sociedade, zelar pela decoração dos locais das reuniões, pelas louças e utensílios da copa e da cozinha.
    O Pároco é membro ex-ofício da direcção da Sociedade das Senhoras

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Sociedade de Senhoras da Paróquia de S. Paulo era uma secção que se dedicava a obras de cariz social.

Avaliação, selecção e eliminação

Conservação definitiva

Ingressos adicionais

Sistema de organização