Lisboa (cidade, Portugal)

10 Descrição arquivística results for Lisboa (cidade, Portugal)

10 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Capela da Propagação Evangélica

• PT ILCAE CPEJ
  • Fundo
  • 1837-1912-03-13

Fundo de pequenas dimensões composto por livros de registos de casamentos e batismos.

Capela da Propagação Evangélica. 1839-1870

Livro dos baptismos celebrados na Missão de Lisboa pelo Reverendo Dr. Vicente Gómez y Tojar

O livro de batismos inicia no fl. 147 até ao fl. 169, pelo que se pode aferir que este livro seria composto por vários outros que foram entretanto desmanchados.
Foi redigido e assinado por Vicente Gómez y Tojar, porém não contém as assinaturas dos pais e padrinhos.
Desse período conservam-se registos da celebração de 16 batismos e um matrimónio, o do ex-padre Porfírio Carvalho e Melo, designado como “presbítero anglicano” no assento respetivo, mas sobre o qual não se possuem outras informações.

O primeiro dos batismos celebrado na inauguração da capela, segundo o ritual da Igreja de Inglaterra, foi o de Vicente Pedro Joaquim, filho do Rev. Dr. Gómez y Tojar e da inglesa Anna Pratt, com quem o espanhol casara durante a sua permanência na Inglaterra. Os restantes registos dizem respeito a crianças oriundas de famílias espanholas, inglesas, suíças e italianas, refletindo a abrangência do ministério do Dr. Gómez, como era conhecido, salientando-se também o filho de um ex-diácono católico. Em correspondência para Inglaterra, o presbítero anglicano sugere que outros padres católicos integravam ou pelo menos simpatizavam com a capela anglicana.

Registo dos matrimónios celebrados na Capela da Propagação do Evangelho de Jesus.
Este livro encontra-se incompleto, apenas temos a parte que se inicia no fl. 50 com o registo de casamentos e vai até ao fl. 60.
Apenas os fls. 54, 55, 56 estão preenchidos. O primeiro e o segundo registos estão incompletos.
No fl. 56 encontra-se uma tabela com os seguintes elementos:

• Título: Matrimónio celebrado na cidade de Lisboa o dia quatro de Fevereiro do ano de 1842, segundo a forma estabelecida pela Igreja Anglicana
  • Número
  • Data
  • Nome dos contraentes
  • Estado
  • Profissão
  • Residência ao tempo do casamento
  • Nomes dos pais
  • Profissão destes
    Foi celebrado este casamento por Vicente Gómez y Tojar.
    As assinaturas são autógrafas
    No fl. 56v está a cópia da procuração dada por João José de Sousa Baptista a João Evangelista Cardoso, com sua licença à sua filha Maria Amália, com o padre Porfírio Carvalho e Mello, ministro anglicano.