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Paróquia de S. João Evangelista. 1868-

  • PT ILCAE PSJE
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  • 1868-

Inícios séc. XIX
· Primeiras referências a cerimónias religiosas evangélicas, distribuição de Bíblias em língua portuguesa, etc. no nosso País.

1839

· Uma capela anglicana é aberta em Lisboa, por Vicente Gómez y Togar. É o primeiro templo cristão não-católico romano destinado a portugueses (uma vez que as comunidades estrangeiras ? ingleses e alemães ? dispunham de templos próprios.

1845

· Na Madeira, Robert Kalley funda a Igreja Presbiteriana do Funchal.

1862

· Primeiras notícias do trabalho de ?colportores? (vendedores de Bíblias e outra literatura religiosa) em Portugal.

1866

· Eventualmente na sequência do trabalho de alguns colportores no Porto e em Vila Nova de Gaia, Diogo Cassels, um jovem industrial de 22 anos residente em Paço de Rei, começa a fazer reuniões evangélicas em sua casa.
1868

· O Rev. Angel Herreros de Mora, um padre anglicano, celebra a Eucaristia em Gaia, segundo o rito anglicano, em casa ou na própria fábrica de Cassels. Este acontecimento esteve na base da posterior prisão e julgamento de Diogo Cassels, por alegadas ofensas à fé católica

1868, Outubro 18

· Inauguração da Capela do Torne, construída por iniciativa e com grande envolvimento financeiro de Diogo Cassels.
· Os primeiros serviços religiosos eram em língua inglesa, começando no entanto a celebrar-se em português a partir de 1870.
· A igreja funcionava também como escola elementar nos dias de semana.
· Cassels pede apoio religioso ? oferecendo a capela e solicitando o envio de um clérigo ? à ?Sociedade Wesleyana? de Londres, ou Igreja Metodista, um movimento de renovação de pendor mais evangélico que se autonomizou da Igreja de Inglaterra.
1871

· Chega ao Porto o missionário metodista Robert H. Moreton, que começa desde logo a trabalhar com Cassels

1874

· A Igreja Metodista do Porto foi fundada e legalmente reconhecida por Moreton e Diogo Cassels
· Organizam-se os primeiros livros de registo paroquial, em função do reconhecimento pelas autoridades civis dos casamentos e funerais evangélicos

1877, Março 25

· Inauguração da Capela Metodista do Mirante, à Praça do Coronel Pacheco, no Porto.

1880, Março 8

· Fundação, em Lisboa, da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica, agrupando três igrejas da capital, a que em breve se juntariam outras.
1880, Junho

· Cassels e parte da sua congregação aderem à Igreja Lusitana
· No momento da separação da Igreja Metodista, o Torne tinha 34 membros masculinos

1880, Dez. 2

· O Sínodo da IL licencia Cassels como ?pregador secular?

1881, Março 25

· 1º Baptismo de Cassels (autorizado pelo Sínodo)

1882, Fev. 10

· O Pe. Guilherme Dias, que trabalhava com a Igreja Metodista, adere à Igreja Lusitana

1884, Março 10

· Diogo Cassels é ordenado Diácono

1892, Dez. 8

· Diogo Cassels é ordenado Presbítero

1894, Abril 15

· Inauguação da nova Capela de S. João Evangelista, no Torne

Paróquia do Redentor. 1883-

  • PT ILCAE PR
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  • 1883-04-15-

A Paróquia do Redentor foi mandada edificar a expensas do reverendo Diogo Cassels e com donativos que conseguiu reunir. Juntamente com a Igreja foram edificadas salas de aula para o ensino primário no sentido de ajudar a combater o forte analfabetismo que se fazia sentir em finais do século passado. Nas salas da escola então edificada prestava-se também um forte trabalho assistencial nomeadamente através da dádiva de alimentos e vestuários.
A comunidade foi organizada em 15 de Abril de 1883 tendo o espaço de culto sido consagrado a Deus em 11 de Março de 1884 pelo Reverendíssimo Lord Plunket então Bispo de Meath e depois Arcebispo de Dublin, Irlanda. O primeiro Pároco foi o reverendo Guilherme Dias – ex. Padre católico Romano, que demonstrou uma enorme capacidade pastoral que se traduzia na realização de diversos cultos dominicais dada a elevada afluência de pessoas.
The Redeemer Parish was ordered to build at the expense of Reverend Diogo Cassels and with donations that he managed to collect. Classrooms for primary education were built with the Church to help combat the strong illiteracy that was felt at the end of the last century. In the rooms of the school then built, there was also a strong assistance work, namely through the donation of food and clothing.
The community was organized on April 15, 1883 and the place of worship was consecrated to God on March 11, 1884, by the Most Reverend Lord Plunket, then Bishop of Meath and then Archbishop of Dublin, Ireland.
The first parish priest was the Rev. Guilherme Dias - ex. Roman Catholic priest, who demonstrated an enormous pastoral capacity that was translated into the realization of several Sunday services given the high number of people.

Monte Pio das Uniões Evangélicas do Porto e Gaia. Fl. 1813-1814

  • PT ILCAE MPUEPG
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  • 1913-09-19-1914-03-19

A Associação de Socorros Mútuos, Monte Pio das Uniões Evangélicas do Porto e Gaia foi criada por D. António Ferreira Fiandor e mais membros da Igreja Lusitana (Américo Pinto de Sousa Nogueira, António Couto, Cristiano de Sousa Pires, Francisco Fernandes Pacheco, João José de Carvalho Lima, José Maria Leite Bonaparte, Manuel José Barbosa e Manuel Pereira dos Santos).
Uma das razões apresentadas para a sua fundação foi a falta de uma organização deste tipo, no meio evangélico. Podia ser constituída por membros da Igreja e simpatizantes. Contudo, apesar da sua fundação, esta instituição não chegou a funcionar por falta de sócios.

Capela da Propagação Evangélica. 1839-1870

  • PT ILCAE CPEJ
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  • 1839-1870

Se o protestantismo se difundira, na ilha da Madeira, na década de 40 e se, no continente, Gomez y Togar fundou, em 1839, a "Capela da Promulgação do Santo Evangelho de Jesus" (Lisboa), a tendência episcopal deste núcleo seria retomada, a partir de 1867, por Angel Herreros de Mora.
Este eclesiástico foi eleito primeiro bispo de uma Igreja reformada em Portugal (1874). Em consequência das decisões tomadas pela Igreja católica, no Concílio Vaticano I, uma dezena de sacerdotes abandonou esta corporação, como protesto contra os novos dogmas, e filiou-se na congregação de Angel Mora. Vários destes ex-padres contraíram matrimónio na Igreja Evangélica Reformada transformando-se também nos principais pastores dos núcleos evangélicos. Porém, alguns viram-se forçados a encontrar meios para a sua sustentação em actividades seculares. Em 1870, no templo de Mora, teve também lugar a abjuração do padre João Joaquim da Costa e Almeida. Os padres José Inácio Pinheiro e
Manuel Jerónimo Cordeiro, depois de passarem pela Igreja Evangélica Espanhola, retornaram ao catolicismo. Por seu lado, José Joaquim Rechoso entrou na comunidade de Mora, mas acabou por seguir a advocacia em Portalegre, enquanto José Nunes Chaves, após o ingresso na congregação presbiteriana de S. Paulo (Lisboa), seria um dos fundadores da Igreja Lusitana. Perante a rigidez da lei, alguns padres apóstatas adquiriram a nacionalidade espanhola (ex. António Ribeiro de Melo).

If Protestantism had spread on the island of Madeira in the 1940s and if, on the mainland, Gomez y Togar founded, in 1839, the "Chapel of the Promulgation of the Holy Gospel of Jesus" (Lisbon), the episcopal tendency of this nucleus would be resumed, from 1867, by Angel Herreros de Mora.
This ecclesiastical was elected the first bishop of a reformed Church in Portugal (1874). As a result of the decisions taken by the Catholic Church, at Vatican Council I, a dozen priests left this corporation, in protest against the new dogmas, and joined the Angel Mora congregation. Several of these ex-priests married in the Reformed Evangelical Church and also became the main pastors of the evangelical groups. However, some were forced to find ways to support themselves in secular activities. In 1870, in the temple of Mora, the abjuration of Father João Joaquim da Costa e Almeida also took place. Fathers José Inácio Pinheiro and
Manuel Jerónimo Cordeiro, after passing through the Spanish Evangelical Church, returned to Catholicism. For his part, José Joaquim Rechoso entered the community of Mora, but ended up following the law practice in Portalegre, while José Nunes Chaves, after joining the presbyterian congregation of S. Paulo (Lisbon), would be one of the founders of the Lusitana Church. In view of the rigidity of the law, some apostate priests acquired Spanish nationality (eg António Ribeiro de Melo).

Associação dos Antigos Alunos das Escolas do Torne e do Prado. 1935-1980

  • PT ILCAE AAAETP
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  • 1935-07-06-1980

A grave situação financeira que as escolas do Torne e do Prado enfrentavam na década de 1930, levaram um grupo de antigos alunos à organização de uma associação destinada a angariar fundos para ajudar a manutenção das escolas e dar auxílio moral aos seus diretores e professores. Os seus fundadores foram: Manuel Teixeira de almeida, Manuel Pereira de Pina Cabral, Joaquim Pereira de Pina Cabral, Vitor Nunes de Almeida Pinheiro, Joaquim Moreira, Henrique da Costa Pereira, Custódio dos Santos, António Rocha e Alexandre Rodrigues Fernandes.
A reunião constituinte da Associação teve lugar em Vila Nova de Gaia a 6 de Julho de 1935, sendo os seus primeiros atos uma romagem ao túmulo de Diogo Cassels e um jantar público para apresentação da associação de antigos alunos, uma das primeiras do género a fundar-se no país.
Associação destinada ao auxílio às escolas fundadas por Diogo Cassels, instrução primária gratuita, auxílio às crianças pobres, cantina beneficente, cursos nocturnos para analfabetos e instrução secundária.
Fins da Associação:
1.º Prestar auxílio às escolas do Torne e do Prado;
2.º socorrer as crianças pobres que frequentem a escola;
3.º empregar os meios necessários para pôr em contacto os antigos alunos, estimulando o auxílio mútuo entre eles;
4.º Promover o desenvolvimento intelectual dos seus sócios;
5.º Estabelecer prémios a distribuir pelos alunos das Escolas do torne e do Prado;
A associação mantém absoluta neutralidade política e religiosa. Em caso algum poderá a Associação prestar auxílio pecuniário a qualquer dos associados ou a estranhos.
Em 1956, a associação contava cerca de dois milhares de inscritos, dos quais 650 pagavam quotização regularmente; a partir dos finais da década de 1970, todavia entrou em declínio, acabando por ficar inativa e extinguir-se anos depois.
The serious financial situation faced by the Primary Schools of Torne and Prado in the 1930 decade, led a group of former students to found an Association with the purpose of raising funds to help supporting the Schools and to give moral assistance to their Directors and Teachers. This is the names list of the Association founders: Manuel Teixeira de Almeida, Manuel Pereira de Pina Cabral, Joaquim Pereira de Pina Cabral, Vitor Nunes de Almeida Pinheiro, Joaquim Moreira, Henrique da Costa Pereira, Custódio dos Santos, António Rocha and Alexandre Rodrigues Fernandes. The Founding Assembly was held at Vila Nova de Gaia on 6th July 1935, and its first decisions were an Homage visit Diogo Cassels grave, and an open public Dinner for the presentation of the Former Students Association, one of the first of its kind to be based in the country.
This Association is to give support to the Schools founded by Diogo Cassels; free primary education; assistance to poor children; charity canteen; night courses for illiterate and secondary education.
Purpose of the Association:
1- Support the Schools of Torne and Prado
2- Help the children in their needs while been pupils of the Schools
3- To employ the necessary means to bring the former pupils into contact, stimulating mutual assistance between them;
4- To promote the intellectual development of its members;
5- To set up prizes to be distributed by the students of Torne and the Prado schools.
The association maintains absolute political and religious neutrality. In no case may the Association provide pecuniary assistance to any of the associates or strangers.

In 1956, the association had about two thousand subscribers, 650 of whom paid the quotas regularly; from the late 1970s on, however, it declined, eventually becoming inactive and extinguishing years later.

Associação das Escolas do Torne e do Prado. 1989-

  • PT ILCAE AETP
  • Corporate body
  • 1989-

A Associação das Escolas do Torne e do Prado nasceu em 1989, ano em que aquelas escolas, fundadas por Diogo Cassels em 1868 e 1901, tiveram de interromper o ensino primário elementar, fruto de circunstâncias conjunturais e estruturais que, como em outros textos se esclarece, vinham causando o paulatino declínio daquelas instituições.
Para perpetuar o legado de Diogo Cassels, desde logo decidiram as autoridades da Igreja Lusitana a criar uma associação sem fins lucrativos - Associação das Escolas do Torne e do Prado - instituição particular de solidariedade social com estatutos publicados no Diário da República de dezoito de maio de 1989.
Os anos 90 marcam o desenho do projecto nascente. O jardim de infância consolida-se; a creche e o centro de animação dos tempos livres iniciam as suas actividades. http://www.aetp.pt/
The Torne and Prado Schools Association was born in 1989, the year in which those schools, founded by Diogo Cassels in 1868 and 1901, had to interrupt elementary primary education, the result of structural circumstances that, as in other texts, are clarified, had been causing the gradual decline of those institutions.
To perpetuate the legacy of Diogo Cassels, the authorities of the Lusitanian Church decided to create a non-profit association - Associação das Escolas do Torne and Prado - a private institution of social solidarity with statutes published in the Diário da República of May 18th, 1989.
The 90's mark the design of the nascent project. The kindergarten is consolidated; the daycare center and the leisure center start their activities. http://www.aetp.pt/

Sociedade de Senhoras da Paróquia de S. Paulo. 1941-1976

  • PT ILCAE SSPS
  • Corporate body
  • 1941-04-20-

Segundo Eduardo Moreira, as senhoras da catedral tiveram anterioremente os seus estatutos aquando da existência do departamento feminino do Esforço Cristão. Mais tarde, as senhoras passaram a ter a sua própria sociedade que pertencia à paróquia de S. Paulo.

  • Membros: raparigas maiores de 15 anos; não pagam quotização porque já contribuem para o fundo paroquial.
  • Presidente: preside às reuniões, incentiva o trabalho das directoras, rubrica as actas e os balancetes aprovados, apresenta um relatório geral da sua gestão.
  • Vice-Presidente e Directora de Finanças: substitui a presidente, incumbe-se dos movimentos e campanhas financeiras; promove o bazar anual da sociedade.
  • Tesoureira: escriturar um livro próprio os movimentos de saída e entrada de dinheiro, apresentaçã ode balancetes mensais nas reuniões plenárias; apresentar um relatório geral do movimento anual, com cópia para o pároco.
  • Secretária: regista num livro próprio as actas das reuniões, elabora um relatório de todas as actividades; expedição de convites, recepção de correspondência; interessa-rse pelos arquivos da sociedade, (pode ter um adjunto ou duas secretárias, uma para actas e outra como correspondente, caso seja necessário).
  • Guardiã dos mealheiros: distribui os cofres das benções e elabora um lista de quem os recebeu. ESte cargo pode ser acumulado com o de tesoureira.
  • Directora Espiritual: compete zelar pela espiritualidade da sociedade, dirige a parte devocional das reuniões, promove a semana da oração, retiros, cultos especiais, palestras, estudos, comunhões, programa quaresmal e movimentos ecuménicos, em entendimento com o pároco.
  • Directora Missionária: aproveita todos os planos de actividades da paróquia.
  • Directora das alfaias: compete prover a catedral e suas missões de paramentos, alfaias, almofadas, linhos para a Eucaristia, ornamentos para casamentos e outras festas , zelar pelos paramentos dos clérigos, fazer escala de zeladora do santuário, em entendimento com o pároco.
  • Directora Social: compete promover movimentos da sociedade, tais como, festas dos corações, festa das amigas, comemorar os aniversários das sócias e da sociedade, zelar pela decoração dos locais das reuniões, pelas louças e utensílios da copa e da cozinha.
    O Pároco é membro ex-ofício da direcção da Sociedade das Senhoras

Sociedade de Senhoras da Igreja de Jesus. Fl. 1937-1955

  • PT ILCAE SSIJ
  • Corporate body
  • 1937-08-05-[1955?]

A Sociedade de Senhoras da Igreja Evangélica de Jesus nasceu no ano de 1937, de uma comissão da Junta Paroquial da Igreja de Jesus eleita para a elaboração dos seus estatutos.

Paróquia da Sagrada Família. 1960-

  • PT ILCAE PSF
  • Corporate body
  • 1960-

A paróquia da Sagrada Família (S. Jerónimo) situa-se a 20 km de Lisboa, em Sintra. Começou por ser uma pequena comunidade constituída por famílias oriundas do norte de Portugal, ligadas à construção civil. Foi a igreja de S. Jerónimo, em Queluz, que iniciou o apoio social e espiritual a este grupo, na década de 70 do século XX. Em 1975, Pego Longo contava já com uma escola primária com 3 salas (apoiada pela Swiss Reformed Church), casas para moradores locais contando também com o apoio do COPIC (Conselho Português de Igrejas Cristãs). No ano de 1983 iniciou-se a construção de um Centro Social e igreja e esta paróquia passa a ser denominada como paróquia da Sagrada Família.

Sociedade Evangélica de Socorros Mútuos

  • PT ILCAE SESM
  • Corporate body
  • 1870-

Diogo Cassels, de todas as organizações humanitárias por ele criadas, aquela que teve maior duração, foi sem dúvida a Sociedade Evangélica de Socorros Mútuos, fundada em 1870 e com Estatutos aprovados três anos depois.

Diogo Cassels, of all the humanitarian organizations created by him, the one that lasted the longest, was undoubtedly the Evangelical Society for Mutual Aid, founded in 1870, and with statutes approved three years later.

Missão de S. Tiago Apóstolo. 1932-2005

  • PSTA
  • Corporate body
  • 1932-04-24-2005

A Missão Evangélica de S. Tiago Apóstolo foi criada a 24 de Abril de 1932, no lugar da Arroteia, freguesia de Valbom, concelho de Gondomar. O seu primeiro presbítero foi Vidal Vieira dos Santos. Foi uma Missão adstrita à Igreja do Redentor. Em reunião do Sínodo, de 4 a 6 de Dezembro de 1940, foi aprovado o pedido da igreja do Redentor para que à sua Missão de Valbom fosse dado o nome de Missão Evangélica de S. Tiago Apóstolo.
A partir de 25 de Janeiro de 1958 esta Missão foi anexada à Paróquia de S. João Evangelista, Torne, continunado os cuidados pastorais a cargo do Reverendo Agostinho Arbiol e sendo bispo-eleito D. António Ferreira Fiandor.
The Evangelical Mission of S. Tiago Apóstolo was created on April 24, 1932, in the place of Arroteia, parish of Valbom, municipality of Gondomar. Its first elder was Vidal Vieira dos Santos. It was a Mission assigned to the Church of the Redeemer. At a meeting of the Synod, from 4 to 6 December 1940, the request of the Redeemer church was approved to give its Mission of Valbom the name of Evangelical Mission of St. James the Apostle.
From January 25, 1958, this Mission was annexed to the Parish of S. João Evangelista, Torne, continuing the pastoral care under the responsibility of Reverend Agostinho Arbiol and being Bishop-elected D. António Ferreira Fiandor.

Escola do Prado. 1900-1989

  • PT ILCAE EP
  • Corporate body
  • 1900-1989

A oportunidade pessoal de Diogo Cassels e a consciência de que as Devesas eram um pólo de crescimento económico e social levaram-no a sonhar que a Igreja Lusitana aí poderia ter mais um rosto da sua ligação com o povo, justificando mais tarde a iniciativa pelas circunstâncias de haver naquele lugar uma numerosa população operária. Nos começos de 1900 arrancaram as obras. O projecto da escola previa duas salas de aula, cada uma com escrevaninhas para 60 alunos e um campo pequeno para ginástica.
A primeira pedra foi colocada a 19 de Março de 1900, comparecendo ministros da Igreja Lusitana e personalidades locais, como os industriais José Gonçalves da Silva Matos e José Mariani. A inauguração foi no primeiro de Maio de 1901, pouco depois começaram as aulas de instrução primária masculinas e as noturnas para adultos e rapazes. O reverendo Manuel de Sousa, um sacerdote saído da igreja católica-romana, foi o primeiro professor. As obras só seriam concluídas em meados de 1902, começando em Outubro desse ano as aulas de instrução primária para meninas.
Há também registo de outras atividades, como as sessões de "lanterna mágica", seguindo-se uma "distribuição de café e regueifas". Em 1913, Augusto Nogueira e a esposa, Albertina Lopes de Almeida, ambos professores no Torne, fixam residência no Prado e aí começam a leccionar, abrindo um novo ciclo na escola. Ambos foram professores por muitas décadas e após a morte de Diogo Cassels (1923), Augusto Nogueira assumiu formalmente a direcção, validada por alvará de 1935.
A década de 1930 começou com alguma intranquilidade, resultante da promulgação pelo Estado Novo do Estatuto do Ensino Particular (1934). Em 1954, por ordem governamental, a escola do Prado e a do Torne foram encerradas, reabrindo apenas no começo do ano letivo de 1956.
As permanentes dificuldades financeiras, a par de um diferente contexto sociológico, tornaram inevitável o encerramento do ensino primário em 1989.
The personal opportunity of Diogo Cassels and the awareness that Devesas was a pole of economic and social growth led him to dream that the Lusitanian Church there could have another face of its connection with the people, later justifying the initiative by the circumstances of having a large working population there. In the beginning of 1900 the works started. The school project envisaged two classrooms, each with writing pads for 60 students and a small gymnasium.
The first stone was laid on March 19, 1900, attended by ministers of the Lusitanian Church and local personalities, such as industrialists José Gonçalves da Silva Matos and José Mariani. The inauguration was on the first of May 1901, shortly afterward the male primary education classes and the evening classes for adults and boys began. Reverend Manuel de Sousa, a priest from the Roman Catholic church, was the first teacher. The works would only be completed in the middle of 1902, beginning in October of that year the primary education classes for girls.
There is also a record of other activities, such as "magic lantern" sessions, followed by a "distribution of coffee and bread". In 1913, Augusto Nogueira and his wife, Albertina Lopes de Almeida, both teachers at Torne, took up residence in Prado and started teaching there, opening a new cycle at school. Both were teachers for many decades and after the death of Diogo Cassels (1923), Augusto Nogueira formally assumed the direction, validated by a 1935 charter.
The 1930s began with some uneasiness, resulting from the promulgation by the Estado Novo of the Private Education Statute (1934). In 1954, by government order, the Prado and Torne schools were closed, reopening only at the beginning of the 1956 school year.
The permanent financial difficulties, together with a different sociological context, made the closure of primary education in 1989 inevitable.

Paróquia de S. Tomé. 1944-

  • PT ILCAE PST
  • Corporate body
  • 1944-

Foi no ano de 1944 que, numa pequena vila ribatejana, num pátio na Rua Palha Blanco nº43-45 em Castanheira do Ribatejo e sob o entusiasmo do Doutor Luís César Rodrigues Pereira, se reuniram os primeiros crentes da futura Missão de S. Tomé. Juntou-se também o Pastor José Ilídio Freire, e deslocava-se propositadamente a Castanheira, o jovem Ramiro dos Santos para ensinar Escola Dominical, mas este viria a falecer prematuramente.
Para apoiar e dar continuidade a este recente trabalho, casou e fixou-se nesta vila, no ano de 1946, Joaquim da Silva Ribeiro e sua esposa Dª Gertrudes da Conceição Ribeiro, tendo sido inaugurado o primeiro templo na Rua Palha Blanco nº 64, a 20 de Junho deste mesmo ano. Nascia assim, a Missão de S. Tomé.
Desde os primórdios que a Escola Dominical, se transformou num autêntico “viveiro”, de onde saíram muitos jovens que viriam com entusiasmo a ajudar no trabalho evangelizador desta área do Ribatejo. Formou-se mais tarde, a então denominada Liga dos Samaritanos que, ao longo de pelo menos 20 anos, desenvolveu em S. Tomé uma benemérita acção social. Nas duas primeiras décadas, o trabalho foi desenvolvendo-se e crescendo com o contributo de vários servos de Deus, liderados pela visão, entusiasmo e dedicação, do então Bispo D. Luís César Rodrigues Pereira (sagrado em 24/06/1962), que apelidava esta congregação, de seu pequeno rebanho.
Por volta de 1951, esta Missão integrar-se-ia na Igreja Lusitana, mas só início da década de 70 se tornaria numa Paróquia autónoma.
Em 1974, chega o Revº António Pinto Ribeiro com sua esposa, que tinha estado como missionário em Angola, durante 25 anos.
Em 14 de Dezembro de 1980, Joaquim da Silva Ribeiro viria a ser ordenado ao diaconato pelo Bispo resignatário, D. Luís César Rodrigues Pereira e em 30 de Novembro de 1986, seria ordenado ao presbiterado, pelo actual Bispo Diocesano D. Fernando da Luz Soares (sagrado a 1 e Maio de 1980). Contudo, só em 22 de Abril de 1989, o Revº Joaquim da Silva Ribeiro viria a ser colado, como o primeiro pastor, da Paróquia de S. Tomé, onde serviu com vigor e dedicação, até à sua resignação, a 08 de Abril de 2001.
Entretanto, a 12 de Abril de 1987 a Paróquia de S. Tomé inauguraria no mesmo lugar, o actual templo.
Em 23 de Abril de 1989 e após um ano de vivência paroquial, ingressou na Igreja Lusitana, Maria Elisabeth dos Santos e Sena, que tendo liderado o Grupo de Jovens nos primeiros anos e pouco tempo depois, sido nomeada representante secular da Paróquia, viria a ser instituída leitora a 10 de Abril 1994 e ordenada ao diaconato a 01 de Novembro de 1997 (no primeiro grupo de mulheres ordenadas, da ILCAE).
Foi ainda, durante 3 anos, coadjutora do então pároco, Revº Joaquim da Silva Ribeiro e por sua aposentação, viria a ser colada como responsável paroquial desta comunidade, no domingo de Ramos, a 08 de Abril de 2001.
Actualmente, a Paróquia continua a desenvolver o seu trabalho, apostando na formação da Escola Dominical, no Estudo da Bíblia para jovens e adultos, na vivência da Liturgia da Palavra e dos santos Sacramentos, no trabalho com os jovens, na actividade social e pastoral (sobretudo nos últimos anos, no acolhimento e apoio a emigrantes), revelando assim, uma forte vivência comunitária, alicerçada no amor de Deus, nos ensinamentos de Jesus e na acção do Seu santo Espírito.
Humanamente, este trabalho só é possível, pelo incansável apoio e dedicação, dos leitores, Laudelina Camilo (1987), Sérgio Cabaço e Paulo Ferreira (1994), pelo Grupo de Jovens, pelos Professores da Escola Dominical e por uma activa Junta Paroquial…
Para além da recente formação de um Grupo de Louvor, a Paróquia conta com o seu próprio Boletim – A Mensagem, fundado pelo Grupo de Jovens, em Dezembro de 1982.
Damos graças a Deus por toda a comunidade, e desejamos e oramos, no sentido de conseguirmos passar o testemunho, e com fidelidade e alegria transmitir às novas gerações, o desejo de Louvar a Deus, Testemunhar de Cristo e Servir aos homens. Assim Deus nos ajude.
A responsável pastoral
Presbítera Dra Elizabeth Sena

Paróquia do Espírito Santo. 1894-

  • PT ILCAE PES
  • Corporate body
  • 1894

Foi inaugurada na rua Carvalho Araújo, Bairro Salgado, uma nova igreja dedicada ao Espírito Santo em Setúbal. Até à data mencionada havia uma igreja peregrina: de 1907 até 1924 as sedes e os lugares de culto forma-se sucedendo desde a Avenida da Portela até à Avenida 5 de Outubro.
Numerosas dificuldades obrigaram o ministro da comunidade José Pereira Martins a tranformar em 1921 a sua própria habitação,na rua Almeida Garrett, em centro de culto.
Em 1924 o Reverendo André Cassels comunica quetinham aios para a compra de um terreno e a construção de um templo em Setúbal. a Obra viria a ser concluída cinco anos mais tarde em 14 de Agosto de 1929.
A new church dedicated to the Holy Spirit in Setúbal was inaugurated on Rua Carvalho Araújo, Bairro Salgado. Up to the date mentioned there was a pilgrim church: from 1907 to 1924 the headquarters and places of worship were taking place from Avenida da Portela to Avenida 5 de Outubro.
Numerous difficulties forced community minister José Pereira Martins to transform his own home in 1921, on Rua Almeida Garrett, into a cult center.
In 1924, Reverend André Cassels communicated that they had the means to purchase land and build a temple in Setúbal. the Work was to be completed five years later on August 14, 1929.

Paróquia Cristo Remidor. 1930-

  • PT ILCAE PCR
  • Corporate body
  • 1930-

1930 - igreja doméstica em casa da senhora D. Mónica Teles
1934-02-25 - primeira reunião da junta administrativa, presidida pelo pároco da igreja de Setúbal, reverendo José Pereira Martins
1939 - Em reunião do Sínodo da Igreja Lusitana passa de missão a igreja.
1940-01-05 - primeira renião da junta paroquial
1942-1953 - período de inatividade, após a morte do padre José Pereira Martins
1953-1955 - movimento de revigoração - leitores: Ayres Serrano e Silva e Francisco Venâncio de oliveira. Igreja Peregrina em casa de alguns paroquianos
1955 - Reverendo Eduardo Moreira
1956-1960 - Reverendo Josué Ferreira dos Santos Júnior
1959 - compra do terreno para a construção da igreja
1960 - Reverendo Francisco Venâncio de Oliveira
1961-1963 - Reverendo Manuel de Sousa Campos
1963-01-13 - Dedicação da nova igreja, construída com a subscrição «Fundo para o Templo», e pela Sociedade Auxiliadora Pulvertaft, sendo procurador o Dr. Leopoldo Figueiredo
1964-1968 - Reverendo Octávio Guedes Coelho
1968-1970 - Reverendo Donald Lopes
1971-1980 - Reverendo Francisco Venâncio de Oliveira

Congregação da Santíssima Trindade. 1876-1920

  • PT ILCAE CST
  • Corporate body
  • 1876

A congregação da Santíssima Trindade integra juntamente com as congregações de S. Paulo e de S. Marçal um dos núcleos fundadores da Igreja Lusitana.
Foi fundada pelo reverendo João Joaquim da Costa Almeida, num terreno da sua quinta em Rio de Mouro - Sintra. Possuía escola diária para ambos os sexos e nocturna para adultos de sexo masculino. O edifício da Igreja-Escola foi inaugurado apenas em 1 de Novembro de 1878, deduzindo-se que até aí a congregação, como a escola, funcionariam na própria residência da família Costa e Almeida.

Sínodo Diocesano. 1880-

  • SD
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  • 1880-03-08

Um sínodo historicamente é um conselho de uma igreja, geralmente convocada para decidir uma questão de doutrina ou administração. Também é usado às vezes para se referir a uma igreja que é governada por um sínodo.
Segundo o Regulamento Geral da Igreja Lusitana de 1880, cada diocese deveria ter o seu Sínodo. Na realidade, a Igreja Lusitana apenas dispõe de uma diocese, atualmente sediada em Vila Nova de Gaia.
Os sínodos diocesanos são convocados pelo Bispo em sua diocese e consistem em clérigos eleitos e membros leigos: composto de dois representantes de cada paróquia, eleitos pela Junta Paroquial (um ministro e um secular). Presidido pelo bispo ou por representante por ele nomeado e só na falta destes seria eleito, entre os componentes do Sínodo, o seu presidente. O Sínodo Diocesano reuniria anualmente.

Sínodo Geral. 1880-

  • SG
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  • 1880-03-08

O Sínodo Geral, segundo o artigo 12º do Regulamento Geral da Igreja Lusitana, é formado por nove representantes de cada Sínodo Diocesano: Bispo, quatro ministros e quatro seculares. Reúne-se de três em três anos, exatamente a duração do mandato dos eleitos a ambos os Sínodos. Nomeia a Comissão Permanente.

Comissão Organizadora do Primeiro Congresso da Igreja Lusitana. 1938-1939

  • COC
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  • 1938-1939

A Comissão organizadora do Primeiro Congresso da Igreja Lusitana, com sede em Lisboa, foi criada pela Comissão Permanente. Esta comissão era composta por Belarmino Vieira Barata (presidente), Leopoldo Figueiredo, Josué Ferreira de Sousa Júnior, Liberto Figueiredo Franco e A. Pinto Ribeiro Júnior.
Com uma exisitência efémera, trataria dos seguintes assuntos: cargos, despesas de viagens, data do congresso, receção e abertura, romagem às sepulturas de alguns pioneiros da Igreja Lusitana, sessões de trabalhos, encerramento; pensão e alojamento para delgados; regulamentos do congresso, publicação.

União Cristã Evangélica. 1899-1905

  • PT ILCAE UCE
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  • 1899-07-02-1905-02

A União Cristã Evangélica foi uma organização feminina, anexa à Igreja de S. Paulo em Lisboa, com estatutos e regulamento interno elaborados por Thomas Pope e Joaquim dos Santos Figueiredo. Em 1904 foram elaborados novos estatutos. Era constítuida pela Presidente, secretária, tesoureira, vogal e membros ativos. Existia ainda uma secçã infantil: membros dos 8 aos 15 anos. Lavínia Figueiredo, Isménia Baptista foram professoras de leitura da 1ª e 2ª classes; Instrução Primária, 3ª e 4ª classes; leitura instrutiva e recreativa, de quinze em quinze dias.

The Christian Evangelical Union was a women's organization, attached to the Church of S. Paulo in Lisbon, with statutes and internal regulations drawn up by Thomas Pope and Joaquim dos Santos Figueiredo. In 1904 new statutes were drafted. It was constituted by the President, secretary, treasurer, member, and active members. There was also a children's section: members from 8 to 15 years old. Lavínia Figueiredo, Isménia Baptista was reading teachers in the 1st and 2nd classes; Primary Education, 3rd and 4th classes; instructive and recreational reading every fifteen days.

Paróquia Salvador do Mundo. 1901-

  • PT ILCAE PSM
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  • 1901-05-01-

No dia 19 de Março de 1900 foi lançada a primeira pedra da construção da Igreja, tendo a sua consagração como templo ocorrido a 12 de Maio de 1901. Foi pregador o Reverendo André Cassels, irmão do grande impulsionador deste empreendimento o Reverendo Diogo Cassels. Todavia, e conforme foi apanágio deste homem de Deus, sempre que edificava uma Igreja, construía uma Escola adjunta, onde para além do ensino normal, era desenvolvida uma importante obra caritativa sem quaisquer efeitos proselitistas. Desde 1989 que a Escola está encerrada, tendo em conta a cobertura estatal, e, naquele espaço, foi inaugurado em 2003, o Centro Comunitário da Associação das Escolas do Torne e Prado (www.aetp.pt) com o nome "Salvador do Mundo" direcionado a idosos e carenciados. De realçar o facto, de, dos diversos párocos que pastorearam esta comunidade, dois terem sido sagrados Bispos, são eles; D. Daniel de Pina Cabral, que serviu em Moçambique na diocese dos Libombos e o Bispo Emérito da Igreja Lusitana, D. Fernando da Luz Soares.

On March 19, 1900, the first stone for the construction of the Church was laid, with its consecration/dedication as a temple of praise to God that took place on May 12, 1901. The preacher was Reverend André Cassels, brother of the great promoter of this undertaking. the Reverend Diogo Cassels. However, and as was the prerogative of this man of God, whenever he built a Church, he built an adjunct school, where in addition to normal teaching, important charitable work was developed without any proselytizing effects. The School has been closed since 1989, taking into account state coverage, and in that space, the Community Center of the Association of Torne and Prado Schools (www.aetp.pt) with the name "Salvador do Mundo" was opened in 2003. "aimed at the elderly and needy. To emphasize the fact that, of the various pastors who pastored this community, two were sacred Bishops; D. Daniel de Pina Cabral who served in Mozambique in the Diocese of Libombos, and Bishop Emeritus of the Lusitanian Church, D. Fernando da Luz Soares.

Escola do Torne. 1868-1989

  • PT ILCAE ET
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  • 1868-1989

Foi em Outubro de 1868 que Diogo Cassels inaugurou em Vila Nova de Gaia a «capela do Torne», construída maioritariamente a expensas próprias e da família. Nesse mesmo ano tiveram início as aulas da escola diária, poucos anos depois instalada também junto à capela. A iniciativa do jovem Cassels, de apenas 23 anos mas nesse mesmo ano levado à justiça, por defender e propagar doutrinas alegadamente contrárias às da religião oficial do Estado, ação que o código penal da época criminalizava, viria a marcar a face daquele pequeno lugar gaiense e a vida de milhares que na Escola do Torne adquiriram formação para a vida ou na igreja ouviram a Palavra e se entregaram a Cristo.

Nos 55 anos seguintes, Diogo Cassels, foi o rosto e a alma da Escola e da Igreja do Torne, que aderiu à Igreja Lusitana poucos meses após a sua fundação, em 1880. A escola diversificou a sua oferta pedagógica a todos os escalões etários, tornou-se conhecida pela excelência e inovação pedagógica e multiplicou por milhares o número de alunos; a atividade social junto dos mais necessitados, a promoção da educação eivada de princípios cristãos sem proselitismo, e a vivência da fé e do testemunho cristão através de múltiplos dispositivos integradores da comunidade venceram o preconceito social e fizeram frutificar a Obra, levando a que à data da sua partida para Deus, em 1923, Diogo Cassels tivesse já o merecido reconhecimento de diversas entidades oficiais, perpetuado na Comenda da Ordem de Cristo e um arruamento com o seu nome, a que mais tarde se juntaria um monumento num jardim da cidade.

O trabalho evangelístico e pedagógico de Cassels teve continuidade ao longo do século XX, primeiro através do Rev. António Ferreira Fiandor (primeiro bispo da IL, em 1958), que lhe sucedeu na paróquia e na direção da escola até 1970 e, desde essa data, pelo Doutor José Manuel Pina Cabral, como diretor da escola, e diversos ministros que entretanto pastorearam a comunidade. Desde o ano de 1989 cabe à AETP manter vivo e fazer florir o legado de Diogo Cassels e seus sucessores junto das crianças e de outros grupos da população mais fragilizados ou carenciados.

The History of the Primary School of Torne
1868-1989
Diogo Cassels opened the so called “Torne Chapel” in October 1868, at Vila Nova de Gaia. This Chapel was sponsored almost with his family money. In that same year, daily primary school lessons began, and some later this School was installed near the Chapel. This initiative of the young Cassels – he was 23 years old - was absolutely decisive to mark the landscape of that small part of Gaia, and the life of thousands of pupils that attended Torne School, and there they became acquainted with a lifetime human formation, or attending the Church, heard the Word and gave their lives to Christ. In this same year he was taken to Court and judge for defending and spreading doctrines, allegedly against the doctrines of the official state religion, and at that time de criminal code permitted a judgment for that subject.
In the following 55 years, Diogo Cassels, was the face and soul of this School and Church. The Torne Chapel became part of the Lusitanian Church few months after its dedication in 1880. The school became more open to pedagogic diversity and for all ages, and turn very famous because of its quality and innovation, and students raised to thousands, with social activities among the needy, promoting an holistic education, not forgetting the Christian values without any signs of proselytism, insisting on a living faith and its testimony using all the mechanisms that helped everyone to became integrated in the wide human community, all this helped the students to win over the social prejudices and strength the Spiritual Work. This prestige made that at the date of his death, in 1923, Diogo Cassels was already recognized by many official entities of the City, and a prove of this was the fact that he won one of the most important Medal of the Country the so called: “Comenda da Ordem de Cristo”, and a street with his name, and later, a monument at one of the city gardens.
The evangelistic and pedagogic work of Cassels found its continuity in the 20th century through the Reverend António Ferreira Fiandor (first Bishop of the Lusitanian Church in 1958), that took Cassels mission at the parish Church and being headmaster of the School till 1970, and from that date by the Dr. José Manuel Pina Cabral, as school director, and through other local Church Ministers. Since 1989 it´s AETP responsibility to keep alive and to help to flourish this legacy inherited from Diogo Cassels and all of the people that came after him with the mission among children and other groups of the population that found themselves more fragile and in need.

Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica (Diocese). 1880-

  • PT ILCAE DIO
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  • 1880-

A IGREJA LUSITANA CATÓLICA APOSTÓLICA EVANGÉLICA surgiu na segunda metade do séc. XIX, fruto do ambiente religioso e social que então se vivia em Portugal.
A instituição do regime liberal e as novas ideias culturais e políticas que agitavam o mundo levaram - em Portugal como noutros países - a um clima de constante tensão entre muitos sectores da sociedade e a hierarquia da Igreja Católica Romana, que continuava presa a valores de outras épocas e tardava a adaptar-se aos novos tempos.
Na realidade, a hierarquia católica mostrava-se intolerante na defesa do absolutismo papal, tanto no domínio espiritual como no secular, situação que se agravou em 1870 com a definição dos dogmas da jurisdição universal e da infalibilidade do papa. Por outro lado, a desconfiança em relação à leitura da Bíblia pelos crentes, o ritualismo distante e pomposo da liturgia romana em latim e os excessos do marianismo popular suscitavam o afastamento da Igreja por parte de muitos cristãos mais esclarecidos.
Entretanto, ia chegando a Portugal a influência de outras correntes do cristianismo, ligadas à espiritualidade anglicana, à tradição protestante ou ao movimento "velho-católico", que se constituira em países como a Suíça ou a Holanda precisamente para tentar restaurar na Igreja Católica a simplicidade e a vivência élica dos primeiros séculos do cristianismo. Foi neste contexto que alguns sacerdotes e leigos se desligaram da Igreja Romana e formaram pequenas comunidades.
Desde 1876 que três congregações da área de Lisboa se reuniam em união evangélica, denominando-se como Igreja Episcopal Reformada em Portugal: Congregação de S. Paulo, sediada no Pátio das Duas Campaínhas, no segundo andar do prédio nº 123, à Rua Ocidental da Moeda, presidida por Cândido Joaquim de Sousa; Congregação de S. Marçal, na Rua das Amoreiras, nº 17-1º esquerdo, pastoreada pelo reverendo José Nunes Chaves; Congregação da Santíssima Trindade, em Rio de Mouro, Sintra, pelo ex-padre João Joaquim da Costa Almeida.
O movimento episcopal reformado teve o seu embrião na Igreja Evangélica Espanhola, à qual tinham aderido vários ex-padres católicos. A publicação, em 28 de Novembro de 1878, do decreto regulamentador do Registo Civil veio dar consistência à fundação oficial daquele movimento, a partir da Congregação de S. Paulo, liderada no seu início pelo ex-padre Manuel António Pereira Júnior, vindo a ligar-se à Spanish and Portuguese Church Aid Society.
Ainda em 1878, as três Congregações dirigem um memorando ao Sínodo Episcopal das Igrejas Anglicanas, solicitando a sua "Sympathia e apoio", bem como a sagração de um bispo para as igrejas episcopais peninsulares. Em 1879 assumem já a denominação de "Egreja Lusitana Catholica, Apostolica, Evangelica."
Em 1880 reuniram em Lisboa um Sínodo, sob a presidência do Bispo anglicano Riley, do México, expressamente convidado para o efeito, e aí se constituiu e regulamentou a IGREJA LUSITANA CATÓLICA APOSTÓLICA EVANGÉLICA.
FACTOS MAIS RELEVANTES:
1880 - Constituição da Igreja em Sínodo presidido pelo Bispo Anglicano do México, Dr. Henrique Riley, como resultado dum movimento de Padre Católico-Romanos e leigos, em contestação ao ultramontanismo do tempo e dogmas do Vaticano I.
1884 - Eleição do Primeiro Livro de Oração Comum baseado nas Liturgias Anglicana, Romana e Moçárabe.
1922 - Eleição do Bispo D. Joaquim Santos Figueiredo, que não chegou a ser sagrado.
1939 - Primeiro Congresso para afirmação da sua identidade eclesial na sociedade portuguesa.
1950 - Movimento de Revigoração da Igreja (MORI) que permitiu um amplo despertamento espiritual e litúrgico entre as comunidades. Início da edição do boletim Diocesano “O DESPERTAR”.
1951 - Integração das Igrejas Evangélicas de Vila Franca de Xira, Castanheira do Ribatejo e Vala do Carregado na Igreja Lusitana com os nomes, respectivamente, de Paróquia de S. Mateus, S. Tomé e S. João Baptista.
1952 - Integração da Igreja Evangélica de Salvaterra de Magos na Igreja Lusitana, com o nome de Paróquia de S. Marcos.
1954 - Segundo Congresso para discussão e esclarecimentos dos desafios enfrentados pela Igreja na segunda metade do século XX.
1958 - Sagração do primeiro Bispo, D. António Ferreira Fiandor, com a presença de Bispos Anglicanos do Brasil, dos Estados Unidos da América e da Irlanda.
1961 - Concordata de Plena Comunhão com a Igreja Episcopal dos Estados Unidos da América, nos termos da “Concordata de Bonn”.
1962 - Sagração do segundo Bispo D. Luís Rodrigues Pereira, com a presença de Bispos Anglicanos e de Bispos Velho-Católicos.
1963 - Concordata de Plena comunhão com as Igrejas Anglicanas da Irlanda e da Inglaterra.
1965 - Concordata de Plena Comunhão com os Bispos da União de Utreque (Comunhão Velho-Católica). Nos termos da “Concordata de Bonn”.
1967 - Sagração Episcopal do Presbítero da Igreja Lusitana, D. Daniel de Pina Cabral, para Bispo da diocese dos Libombos, Moçambique, integrada na Província Anglicana da África do Sul.
1971 - Participação da Igreja Lusitana na constituição do COPIC – Conselho Português de Igrejas Cristãs, como membro fundador.
1978 - Constituição da Comissão instaladora do Departamento da Juventude.
1979 - Início da edição do Boletim “O NOVO DESPERTAR” , em seguimento da publicação DESPERTAR cuja edição tinha terminado. Aprovação canónica pelo Sínodo Diocesano do Departamento da Juventude (DJIL).
1980 - Integração oficial na Comunhão Anglicana como Diocese Extra Provincial sob Autoridade Metropolitana do Senhor Arcebispo de Cantuária na sua qualidade de sinal visível de unidade daquela Comunhão. Terceiro Congresso para reformulação de algumas das suas perspectivas teológicas e litúrgicas. Sagração de terceiro Bispo, D. Fernando da Luz Soares, que continua como Bispo Diocesano.
1989 - Constituição do CLET (Centro Lusitano de Estudos Teológicos). Constituição da Associação das Escolas do Torne e do Prado (AETP), como uma Instituição Particular de Serviço Social (IPSS), na continuidade do trabalho centenário de ensino e social levado a cabo por aquelas Escolas que entretanto encerraram.
1991 - Aprovação pelo Sínodo Diocesano da revisão litúrgica que deu lugar ao atual Livro de Liturgia. Aprovação pelo Sínodo da ordenação de mulheres.
1992 - Participação da Igreja Lusitana no Primeiro Encontro Ecuménico realizado em Portugal entre representações oficiais da Igreja Católica Romana e do COPIC, encontros que têm continuado até ao presente.
1993 - Participação da Igreja Lusitana no Primeiro Encontro interconfessional realizado em Portugal entre representações oficiais da Igreja Católica Romana, do COPIC e da Aliança Evangélica Portuguesa, encontros que têm continuado até ao presente. Aprovação canónica pelo Sínodo Diocesano do Departamento das Mulheres (DMIL).
1995 - Primeira visita do Arcebispo de Cantuária à Igreja Lusitana.
1997 - Ordenações ao Diaconado das primeiras 3 mulheres na Igreja Lusitana.
2000 - Reunião dos Primazes da Comunhão Anglicana, no Porto, em Março. IV Congresso da Igreja Lusitana, em junho, com uma participação de mais de 100 pessoas.
2004 - Comemorações do 125º aniversário do Sínodo constitutivo da Igreja Lusitana, do 25º aniversário da Sagração Episcopal do Bispo Fernando Soares e do 25º aniversário da integração da Igreja na Comunhão Anglicana.
2008 - A Igreja Lusitana adquire o Estatuto de Igreja Radicada. Através do respetivo atestado de radicação, o Ministério da Justiça reconhece a história e a ação da Igreja, ao longo da sua existência. Este enquadramento permitiu: o reconhecimento dos efeitos civis dos casamentos que celebra, receber 0.5% do IRS dos contribuintes que a declarem como seu destinatário e a possibilidade de realizar acordos com o Estado Português em matérias de interesse comum.

Paróquia de Cristo. 1907-

  • PT ILCAE PC
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  • 1912-

No ano de 1907, em março, um grupo de membros da «Liga do Esforço Cristão» da Igreja do Torne, deu início a visitas de evangelização a Oliveira do Douro.
Em Outubro de 1907 era fundada em Oliveira do Douro (Vila Nova de Gaia) uma Escola Evangélica juntamente com uma Missão constituída por crentes que se reuniam ao Domingo para estudo bíblico e oração a Deus.
Em 1909, a escola e a sala de cultos a que o reverendo José Bonaparte se devotou, passaram para a rua conhecida então pela designação dos «Mestres» e, a partir de 1911, conseguiu mais uma sala no mesmo prédio, própria para serviço da Missão. Assim, os pioneiros do Evangelho neste lugar, procuraram, desde logo, desenvolver a sua ação.
A 26 de Agosto de 1912 a Missão foi elevada à categoria de Paróquia e elegeu a sua primeira Junta Paroquial em 30 de Dezembro do mesmo ano.
Em 21 de Fevereiro de 1913 o Sínodo da Igreja Lusitana, reunido em Lisboa, incorporou na mesma Igreja a Congregação de Oliveira do Douro sob a denominação de Igreja de Cristo.
A 13 de Abril do mesmo ano o reverendo José Maria Leite Bonaparte foi instituído como ministro da Igreja de Cristo. Desde logo esta congregação desenvolveu notável trabalho de natureza educativa e assistencial através do « Colégio Lusitano » que durante décadas providenciou às gentes de Oliveira do Douro a instrução necessária.
Dezembro de 1925 é a data que marca o início de uma nova época, o da instalação da Igreja em casa própria, dádiva do reverendo Bonaparte.
O actual templo desta Paróquia foi dedicado a Deus em 3 de Novembro de 1954 pelo Bispo de Minnesota, Estados Unidos da América, Dr. Estêvão Keeler.
Por requerimento de 22 de janeiro de 1967, foi solicitada a elevação a paróquia da então Missão, o que foi aprovado pela Comissão Permanente em 29 de janeiro do mesmo ano.
Ao Reverendo Bonaparte sucedeu o Reverendo Arnaldo Daniel ( já falecido ), a 23 de janeiro de 1969, no pastoreio da comunidade de Cristo.

Paróquia de S. Paulo. 1876-

  • PT ILCAE PSP
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  • 1876-

A Paróquia de S. Paulo, uma Igreja Lusitana, membro da Comunhão Anglicana, fica situada na Rua das Janelas Verdes (ex-Convento Marianos), entre o Museu de Arte Antiga e a Embaixada Francesa.
O convento dos Carmelitas Descalços da Ordem reformada por Santa Teresa de Jesus (Santa Teresa de Ávila), sob invocação de Nossa Senhora dos Remédios, foi fundado em 1606, tendo a sua construção terminado em 1611. As terras onde foi implantado, estavam aforadas a Vasco Fernandes César e a Francisco Soares pelas Comendadeiras de Santos. Os frades, após consentimento das mesmas, compraram-nas por 820 mil réis.
A esta já vasta cerca que, além de permitir o abastecimento do convento com os géneros agrícolas produzidos, se constituía como um local de lazer para os monges, iria ainda ser acrescentada uma nova porção, doada por Luís César de Menezes, designada por “cerca nova”.
Após expulsão dos frades, o edifício foi requisitado para Quartel do Batalhão 17º da Guarda Nacional em 1835, tendo igualmente sido requisitado para a Pagadoria Militar e Repartição do Comissariado em 1836. O Ministério dos Negócios do Reino concede-o ao Diretor-Geral do Conservatório das Artes e Ofícios em 1837.
Posta à venda em hasta pública em 1872, o imóvel é comprado pela Igreja Presbiteriana Escocesa, facto que provocou acesa polémica.
Em 1898, o conjunto é comprado pela Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica, onde, atualmente, desenvolve um conjunto de atividades, sendo a mais importante a celebração eucarística dominical.
Segundo Joaquim dos Santos Figueiredo, quando a Igreja Lusitana foi restaurada em 1880, já existia a congregação de S. Paulo, pois havia sido fundada em Janeiro de 1876 e fazia parte da Igreja Episocpal Reformada.
O seu primeiro ministro foi um antigo sacerdote romano, o reverendo António Pereira, que passado pouco tempo se demitiu, indo ocupar o lugar de redator das Atas, na Câmara dos Deputados.
Nesta igreja e no mesmo mês em que os cultos foram inaugurados, professou de um modo solene a sua fé evangélica o Reverendo José Nunes Chaves, que tinha vindo do Algarve para Lisboa e tinha sido membro da Congregação do reverendo Ángel Herreros de Mora, indo depois pastorear a Igreja de Jesus, na Rua de S. Marçal.
As congregações fundadoras desta estrutura nacional, que hoje é a Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica, foram as igrejas de Rio de Mouro, Sintra, de que era ministro o Reverendo Joaquim José Costa Almeida, S. Paulo, em Lisboa, pastoreada pelo leigo Cândido Joaquim de Sousa, e S. Marçal, também na capital, sendo pároco o Reverendo José Nunes Chaves. Todas elas tinham anexas escolas diárias diurnas, para crianças, e por vezes também ensino noturno para adultos. Em 1880 associaram-se ao movimento as Igrejas de S. Pedro, em Lisboa (antiga Igreja Evangélica Espanhola, fundada por Mora), pastoreada pelo Rev. Henrique Ribeiro Ferreira de Albuquerque, e a do Torne, liderada por Diogo Cassels, então ainda sem ordens sacras.
The St. Pauls Parish, a Parish of the Lusitanian Church – Member of the Anglican Communion – its situated in Rua das Janelas Verdes (ex- Convent of the Marians), between the Museu de Arte Antiga and the French Embassy.
In 1606 it was founded The Convent of the Order of the Discalced Carmelites from the reformulated Order of Saint Teresa of Jesus (known as Teresa of Avila), and dedicated to Our Lady of Remedies. The construction of this Complex was finished in 1611. The land where it was built belonged to Vasco Fernandes César and Francisco Soares and was rented by the Comendadeiras de Santos. The Frails, after being allowed by this Comendadeiras bought this piece of land for 820 mil reis. To the Cincture already existent at that time around the Convent that provided agriculture supplies, and was a place for the rest and recreation of the Frails, another portion of land was eke, offered by a man called Luís César de Menezes, and was known as “The New Fence”.
In 1835 after the Frails were expelled the building was used as a Military Headquarters for the National Guard 17th Company, and in 1836 was required to be the “Pagadoria Militar” (a kind of Military pay-office) and later to be the Office of the Commissariat. In 1837 it was give in by the Ministry of the Realm Affairs to the Headmaster of the Conservatorium of Arts and Crafts.
In 1872, was put up for sale at auction, and amidst a burning public controversy it was bought by the Presbyterian Scottish Church.
In 1898, it was bought by the Lusitanian Church and there at the present moment it develops some activities being the most important the Sunday Eucharistic Service.
According to Joaquim dos Santos Figueiredo, in 1880 when the Lusitanian Church was Ecclesiastically Restored it was already possible to find there the St. Paul’s Local Congregation, because it was founded in January 1876, and was a Parish of the Reformed Episcopal Church.
Its first Local Minister was a former Roman Catholic Priest, the Reverend António Pereira, that gave up his Ministry almost immediately, because he was appointed General Secretary of the Deputies National Chamber.
At this Church and in the same month that the Services began, the Reverend José Nunes Chaves, a Minister that came from Algarve to live in Lisbon, and was a former member of the Reverend Angel Herreros de Mora Congregation, made Solemn Vows to his Evangelical Faith, and was installed as Local Minister at the Parish of Jesus, located at Rua de S. Marçal.
The founding Congregations of the national structure of what we can now call the Lusitanian Catholic Apostolic Evangelical Church are these ones: the church at Rio de Mouro – Sintra, whose Minister was the Reverend Joaquim José Costa de Almeida; St. Paul, in Lisbon, presided by the Lay Candido Joaquim de Sousa and the Parish of Jesus at S. Marçal Street – also in Lisbon, and being its Vicar the Reverend José Nunes Chaves, as mentioned above. Connected to all these Local Parishes there was a Primary School for children and sometimes night teaching for adults.
In 1880 joined this movement of Churches the Igreja de S. Pedro (St. Peter Parish) in Lisbon (former Evangelical Spanish Reformed Church, founded by the Reverend A. H. de Mora), whose Vicar was The Reverend Henrique Ribeiro Ferreira de Albuquerque, and the Torne Church – Vila Nova de Gaia, Porto, led by James Cassels (later he adopted the Portuguese name Diogo Cassels) and at that time yet without Sacred Orders, to these existing parishes.

Paróquia de S. Pedro. 1877-

  • PT ILCAE IJP
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  • 1877-

A Igreja de Jesus foi criada, em 1878, pelas congrega ções episcopais de Rio de Mouro, de S. Paulo e a da rua de S. Marçal (futura igreja de Jesus). Constituiu a Igreja Lusitana Evangélica de Jesus uma das congregações fundadoras que viria a dar origem à Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica. Fundada em Janeiro de 1877, situou-se de início na Rua de S. Marçal, 117. Foi seu primeiro ministro, durante muitos anos, o presbítero reverendo José Nunes Chaves. Quando em Março de 1880, por ocasião da visita a Portugal do Bispo Riley, da Igreja Mexicana de Jesus, votaram em Assembleia Representativa a sua constituição. Esta congregação, sendo uma das que tomaram parte ativa na obra da nacionalização e independência da Igreja Lusitana, passou a chamar-se de Igreja de Jesus.
Em 1884 instalou-se na Travessa da Horta, 6-A, em virtude da propriedade da rua de S. Marçal ter de ser demolida. Poucos anos depois inicia-se uma “peregrinação” que fez a congregação passar pela Rua da Academia das Ciências, Trav. da Horta, Rua Sra. da Conceição, Rua do Rato, Rua do Cabo e por fim a Rua do Quatro de Infantaria, a Campo de Ourique, num percurso atribulado em que dificuldades várias, designadamente a falta de pastor, levaram mesmo ao seu encerramento, integrando-se os crentes na Igreja de S. Pedro. Seria depois reconstituída como missão, reorganizando-se de novo como paróquia em 1909, então na Rua do Rato, sob a liderança do Rev. Júlio Bento da Silva, que a dirigiu até à sua morte, em 1937. Entre esta data e 1943 foi pároco o Rev. Belarmino Barata.
Ao longo do século XX a paróquia lusitana de São Pedro prosseguiu a sua missão de evangelização e testemunho cristão, personificado em diversos clérigos e responsáveis leigos que naquela congregação serviram a Deus com dedicação e alegria. Há poucos anos, em resultado do envelhecimento da comunidade e da necessidade de dinamizar uma nova visão pastoral para o templo de São Pedro, as autoridades da Igreja Lusitana suspenderam a atividade da paróquia, situação que ainda se mantém.

União Cristã Central da Mocidade Portuguesa. 1894-

  • PT ILCAE UCCMP
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  • 1894-[19--]

Em 1894 criou-se a primeira União Cristã Central da Mocidade Portuguesa, podendo-se ler no Artigo 1º dos Estatutos que: “Entre os membros das Igrejas Evangélicas é fundada nesta cidade do Porto uma sociedade de educação física, intelectual, moral e espiritual”. No Artigo 3º especifica-se que a União está aberta a todos os indivíduos estranhos às Igrejas,
na qualidade de membros associados que, no entanto, não podem exercer o direito de voto (Artigos 6º e 7º). O Artigo 4º clarifica, e sistematiza, os objectivos da União, dizendo que tem por fim “proporcionar aos seus membros”:
1º Um ginásio, jogos atléticos, balneário e outros meios de desenvolvimento físico;
2º Excursões de instrução e recreio pelo país e, quando possível fora dele;
3º Um gabinete de leitura provido de livros e jornais nacionais e estrangeiros;
4º Aulas de instrução primária, línguas, comércio, música, etc.;
5º Sessões sociais, literárias e musicais;
6º Conferencias evangélicas, científicas, históricas, geográficas, etc., de reconhecida
utilidade popular;
7º Reuniões regulares de estudos bíblicos; e, finalmente:
8º Todos os meios ao seu alcance para promover a robustez física e a elevação do nível
intelectual e moral dos seus membros, de modo a torná-los úteis a si, à família e à pátria.
Outros Capítulos dos Estatutos, dizem respeito aos Membros auxiliares e protectores; sua
admissão, deveres e direitos (Cap. II); Penalidades dos membros (Cap. III); Direcção, conselho fiscal
e secretário geral (Cap. IV); Conselho consultivo (Cap. V); Assembleia Geral (Cap. VI); Eleições (Cap.
VII); Fundo social e sua aplicação (Cap. VIII); e Disposições transitórias e gerais (Cap. IX).
Num texto de 1905 um dos principais promotores da União, Alfredo Henrique da Silva, evoca as razões da sua criação. Diz ele que o que o inspirou foi o exemplo da Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro, cuja notícia chegou via imprensa, nomeadamente pelo jornal evangélico brasileiro O Cristão. Recorda, ainda, que por essa altura, estava no Porto um unionista suíço, de nome Borel, para aprender o português, já que na sua qualidade de missionário, partiria, depois, para as Missões Suíças na África portuguesa. Dos contactos estabelecidos com o missionário, resultou que ele os entusiasmou na criação da União, contribuindo com “alguns esclarecimentos” para a implementação e organização. No princípio dedicavam-se os unionistas ao estudo da Bíblia e a fomentar a criação de novas Uniões, já que o lugar onde estavam instalados, era “uma pequena sala” na Igreja Metodista do Mirante. Só com a sede própria é que se iniciou a sua “quádrupla missão: física, intelectual, moral e espiritual, com um forte investimento na intelectual – aulas nocturnas para operários”. Diz Alfredo da Silva que desde sempre foram norteados por um princípio: “Montar bem; dirigir bem”.
Iniciou-se, assim, em Portugal um movimento de regeneração social, que, de acordo com o Autor, incidiu na instrução popular, no anti-alcoolismo, na moralidade e na cultura cristã.
Em 1899, Diogo Cassels, reproduz, no periódico, O Evangelista, algumas passagens dos Estatutos da União Cristã da Mocidade de Lisboa, fundada precisamente no ano anterior. São quatro os Artigos destacados por Diogo Cassels:
1º Que vem a ser a União Crista da Mocidade?
É uma associação de jovens ou pessoas novas, membros de todas as Igrejas que têm por única cabeça a Jesus Cristo, nosso Senhor, segundo as Escrituras Sagradas.
2º Qual é o seu trabalho?
Procurar resultados espirituais por meios conformes com as Escrituras Sagradas, empregando esforços para ganhar os incrédulos para o Salvador e agregá-los às Igrejas, como fiéis testemunhas do Evangelho de Jesus no meio deste mundo, mas sem se ocupar da escolha da denominação.
3º É a União uma Igreja?
Não. Ela declara de maneira mais formal que o seu fim é trabalhar com as Igrejas, sem se intrometer nas funções próprias destas, antes procurando e desejando ser reconhecida por elas como um auxiliar no trabalho de evangelização da mocidade.
4º Qual é o seu programa?
Promover o bem espiritual, intelectual, social e físico da mocidade.
Movimento que se iniciou em Londres, em 1844, e que a partir de 1849 começa a alastrar pela Europa, via Alemanha. Entre os anos Cinquenta e Noventa regista-se o máximo crescimento, expresso, em 1901, por mais de 3.500 Uniões, desde a Grã-Bretanha até à Turquia. Em Portugal, na mesma data, estavam recenseadas 7 Uniões com 343 membros.

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