AFONSO, José António (2007). Protestantismo e educação: história de um projecto pedagógico em Portugal na transição do séc. XIX. Braga: Universidade do Minho. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/7101
PEIXOTO, Fernando (2001). Diogo Cassels. Uma vida em duas margens. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal de Gaia.
A IGREJA LUSITANA CATÓLICA APOSTÓLICA EVANGÉLICA surgiu na segunda metade do séc. XIX, fruto do ambiente religioso e social que então se vivia em Portugal.
A instituição do regime liberal e as novas ideias culturais e políticas que agitavam o mundo levaram - em Portugal como noutros países - a um clima de constante tensão entre muitos sectores da sociedade e a hierarquia da Igreja Católica Romana, que continuava presa a valores de outras épocas e tardava a adaptar-se aos novos tempos.
Na realidade, a hierarquia católica mostrava-se intolerante na defesa do absolutismo papal, tanto no domínio espiritual como no secular, situação que se agravou em 1870 com a definição dos dogmas da jurisdição universal e da infalibilidade do papa. Por outro lado, a desconfiança em relação à leitura da Bíblia pelos crentes, o ritualismo distante e pomposo da liturgia romana em latim e os excessos do marianismo popular suscitavam o afastamento da Igreja por parte de muitos cristãos mais esclarecidos.
Entretanto, ia chegando a Portugal a influência de outras correntes do cristianismo, ligadas à espiritualidade anglicana, à tradição protestante ou ao movimento "velho-católico", que se constituira em países como a Suíça ou a Holanda precisamente para tentar restaurar na Igreja Católica a simplicidade e a vivência élica dos primeiros séculos do cristianismo. Foi neste contexto que alguns sacerdotes e leigos se desligaram da Igreja Romana e formaram pequenas comunidades.
Desde 1876 que três congregações da área de Lisboa se reuniam em união evangélica, denominando-se como Igreja Episcopal Reformada em Portugal: Congregação de S. Paulo, sediada no Pátio das Duas Campaínhas, no segundo andar do prédio nº 123, à Rua Ocidental da Moeda, presidida por Cândido Joaquim de Sousa; Congregação de S. Marçal, na Rua das Amoreiras, nº 17-1º esquerdo, pastoreada pelo reverendo José Nunes Chaves; Congregação da Santíssima Trindade, em Rio de Mouro, Sintra, pelo ex-padre João Joaquim da Costa Almeida.
O movimento episcopal reformado teve o seu embrião na Igreja Evangélica Espanhola, à qual tinham aderido vários ex-padres católicos. A publicação, em 28 de Novembro de 1878, do decreto regulamentador do Registo Civil veio dar consistência à fundação oficial daquele movimento, a partir da Congregação de S. Paulo, liderada no seu início pelo ex-padre Manuel António Pereira Júnior, vindo a ligar-se à Spanish and Portuguese Church Aid Society.
Ainda em 1878, as três Congregações dirigem um memorando ao Sínodo Episcopal das Igrejas Anglicanas, solicitando a sua "Sympathia e apoio", bem como a sagração de um bispo para as igrejas episcopais peninsulares. Em 1879 assumem já a denominação de "Egreja Lusitana Catholica, Apostolica, Evangelica."
Em 1880 reuniram em Lisboa um Sínodo, sob a presidência do Bispo anglicano Riley, do México, expressamente convidado para o efeito, e aí se constituiu e regulamentou a IGREJA LUSITANA CATÓLICA APOSTÓLICA EVANGÉLICA.
FACTOS MAIS RELEVANTES:
1880 - Constituição da Igreja em Sínodo presidido pelo Bispo Anglicano do México, Dr. Henrique Riley, como resultado dum movimento de Padre Católico-Romanos e leigos, em contestação ao ultramontanismo do tempo e dogmas do Vaticano I.
1884 - Eleição do Primeiro Livro de Oração Comum baseado nas Liturgias Anglicana, Romana e Moçárabe.
1922 - Eleição do Bispo D. Joaquim Santos Figueiredo, que não chegou a ser sagrado.
1939 - Primeiro Congresso para afirmação da sua identidade eclesial na sociedade portuguesa.
1950 - Movimento de Revigoração da Igreja (MORI) que permitiu um amplo despertamento espiritual e litúrgico entre as comunidades. Início da edição do boletim Diocesano “O DESPERTAR”.
1951 - Integração das Igrejas Evangélicas de Vila Franca de Xira, Castanheira do Ribatejo e Vala do Carregado na Igreja Lusitana com os nomes, respectivamente, de Paróquia de S. Mateus, S. Tomé e S. João Baptista.
1952 - Integração da Igreja Evangélica de Salvaterra de Magos na Igreja Lusitana, com o nome de Paróquia de S. Marcos.
1954 - Segundo Congresso para discussão e esclarecimentos dos desafios enfrentados pela Igreja na segunda metade do século XX.
1958 - Sagração do primeiro Bispo, D. António Ferreira Fiandor, com a presença de Bispos Anglicanos do Brasil, dos Estados Unidos da América e da Irlanda.
1961 - Concordata de Plena Comunhão com a Igreja Episcopal dos Estados Unidos da América, nos termos da “Concordata de Bonn”.
1962 - Sagração do segundo Bispo D. Luís Rodrigues Pereira, com a presença de Bispos Anglicanos e de Bispos Velho-Católicos.
1963 - Concordata de Plena comunhão com as Igrejas Anglicanas da Irlanda e da Inglaterra.
1965 - Concordata de Plena Comunhão com os Bispos da União de Utreque (Comunhão Velho-Católica). Nos termos da “Concordata de Bonn”.
1967 - Sagração Episcopal do Presbítero da Igreja Lusitana, D. Daniel de Pina Cabral, para Bispo da diocese dos Libombos, Moçambique, integrada na Província Anglicana da África do Sul.
1971 - Participação da Igreja Lusitana na constituição do COPIC – Conselho Português de Igrejas Cristãs, como membro fundador.
1978 - Constituição da Comissão instaladora do Departamento da Juventude.
1979 - Início da edição do Boletim “O NOVO DESPERTAR” , em seguimento da publicação DESPERTAR cuja edição tinha terminado. Aprovação canónica pelo Sínodo Diocesano do Departamento da Juventude (DJIL).
1980 - Integração oficial na Comunhão Anglicana como Diocese Extra Provincial sob Autoridade Metropolitana do Senhor Arcebispo de Cantuária na sua qualidade de sinal visível de unidade daquela Comunhão. Terceiro Congresso para reformulação de algumas das suas perspectivas teológicas e litúrgicas. Sagração de terceiro Bispo, D. Fernando da Luz Soares, que continua como Bispo Diocesano.
1989 - Constituição do CLET (Centro Lusitano de Estudos Teológicos). Constituição da Associação das Escolas do Torne e do Prado (AETP), como uma Instituição Particular de Serviço Social (IPSS), na continuidade do trabalho centenário de ensino e social levado a cabo por aquelas Escolas que entretanto encerraram.
1991 - Aprovação pelo Sínodo Diocesano da revisão litúrgica que deu lugar ao atual Livro de Liturgia. Aprovação pelo Sínodo da ordenação de mulheres.
1992 - Participação da Igreja Lusitana no Primeiro Encontro Ecuménico realizado em Portugal entre representações oficiais da Igreja Católica Romana e do COPIC, encontros que têm continuado até ao presente.
1993 - Participação da Igreja Lusitana no Primeiro Encontro interconfessional realizado em Portugal entre representações oficiais da Igreja Católica Romana, do COPIC e da Aliança Evangélica Portuguesa, encontros que têm continuado até ao presente. Aprovação canónica pelo Sínodo Diocesano do Departamento das Mulheres (DMIL).
1995 - Primeira visita do Arcebispo de Cantuária à Igreja Lusitana.
1997 - Ordenações ao Diaconado das primeiras 3 mulheres na Igreja Lusitana.
2000 - Reunião dos Primazes da Comunhão Anglicana, no Porto, em Março. IV Congresso da Igreja Lusitana, em junho, com uma participação de mais de 100 pessoas.
2004 - Comemorações do 125º aniversário do Sínodo constitutivo da Igreja Lusitana, do 25º aniversário da Sagração Episcopal do Bispo Fernando Soares e do 25º aniversário da integração da Igreja na Comunhão Anglicana.
2008 - A Igreja Lusitana adquire o Estatuto de Igreja Radicada. Através do respetivo atestado de radicação, o Ministério da Justiça reconhece a história e a ação da Igreja, ao longo da sua existência. Este enquadramento permitiu: o reconhecimento dos efeitos civis dos casamentos que celebra, receber 0.5% do IRS dos contribuintes que a declarem como seu destinatário e a possibilidade de realizar acordos com o Estado Português em matérias de interesse comum.
Publicado
Mínimo
Preliminar
DIO
PT/ILCAE
O fundo da Diocese da Igreja Lusitana é composto pelas seguintes secções: Secção SD: Sínodo Diocesano; Secção CP: Comissão Permanente; Secção BISP: Bispos; Secção RH: Recursos Humanos; Secção RIG: Relações com outras igrejas; Secção GF: Gestão Financeira; Secção GP: Gestão do Património; Secção RIG: Relações com outras igrejas; SF AS: Arciprestado do Sul.
The archival fonds of the Lusitanian Church is composed of the following sections: Section SD: Diocesan Synod; CP Section: Standing Committee; BISP Section: Bishops; HR Section: Human Resources; RIG section: Relations with other churches; Section GF: Financial Management; GP Section: Heritage Management; RIG section: Relations with other churches; SF AS: Southern Arciprests.
Ordenação cronológica
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
A IGREJA LUSITANA CATÓLICA APOSTÓLICA EVANGÉLICA surgiu na segunda metade do séc. XIX, fruto do ambiente religioso e social que então se vivia em Portugal.
A instituição do regime liberal e as novas ideias culturais e políticas que agitavam o mundo levaram - em Portugal como noutros países - a um clima de constante tensão entre muitos sectores da sociedade e a hierarquia da Igreja Católica Romana, que continuava presa a valores de outras épocas e tardava a adaptar-se aos novos tempos.
Na realidade, a hierarquia católica mostrava-se intolerante na defesa do absolutismo papal, tanto no domínio espiritual como no secular, situação que se agravou em 1870 com a definição dos dogmas da jurisdição universal e da infalibilidade do papa. Por outro lado, a desconfiança em relação à leitura da Bíblia pelos crentes, o ritualismo distante e pomposo da liturgia romana em latim e os excessos do marianismo popular suscitavam o afastamento da Igreja por parte de muitos cristãos mais esclarecidos.
Entretanto, ia chegando a Portugal a influência de outras correntes do cristianismo, ligadas à espiritualidade anglicana, à tradição protestante ou ao movimento "velho-católico", que se constituíra em países como a Suíça ou a Holanda precisamente para tentar restaurar na Igreja Católica a simplicidade e a vivência élica dos primeiros séculos do cristianismo.
Foi neste contexto que alguns sacerdotes e leigos se desligaram da Igreja Romana e formaram pequenas comunidades, onde se encontravam para, em igreja, viver e partilhar a sua fé em Jesus Cristo.
Em 1880 reuniram em Lisboa um Sínodo, sob a presidência do Bispo anglicano Riley, do México, expressamente convidado para o efeito, e aí se constituiu e regulamentou a IGREJA LUSITANA CATÓLICA APOSTÓLICA EVANGÉLICA. Porém, já existia desde 1878 com o nome Igreja Episcopal Reformada em Portugal.
UM NOME CHEIO DE SENTIDO
LUSITANA - Porque professa ser a restauração da Igreja que ainda antes da nacionalidade existiu na Lusitânia (província romana situada no território que, em parte, veio a constituir o reino português). Essa igreja era autónoma, como o eram então outras igrejas da cristandade, com a sua liturgia e leis próprias, embora em plena comunhão com as igrejas de outras regiões.
CATÓLICA - Porque mantém a fé católica, a fé integral da Igreja, sustentada "sempre, por todos e em toda a parte" (S. Vicente de Lerins). Por esse motivo não aceita algumas doutrinas ensinadas por parte da cristandade e não recebidas universalmente, e também não se considera uma comunidade resultante dos movimentos reformadores do séc. XVI.
APOSTÓLICA - Porque se reconhece enviada (apóstolo quer dizer enviado) como os apóstolos o foram ("como o pai me enviou, também eu vos envio", palavras de Cristo segundo S. João, 20:21) para dar testemunho e servir na comunidade em que se integra. O ministério da Igreja Lusitana faz parte desta missão apostólica e é sinal visível da continuidade histórica da missão confiada directamente por Cristo aos apóstolos.
EVANGÉLICA - Porque proclama o Evangelho, a Boa Nova de que Deus ama todos os homens e os quer salvar: "de tal maneira amou Deus o mundo que lhe deu o seu único filho para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna" (S. João, 3:16)
Fundamenta-se nas ESCRITURAS, afirma os CREDOS, celebra os SACRAMENTOS e mantém o MINISTÉRIO ORDENADO conforme a tradição católica
A IGREJA LUSITANA é uma Igreja que usa a BÍBLIA
Aceita as Sagradas Escrituras do Antigo e Novo Testamento como escritos inspirados por Deus e afirma que nelas se contém tudo quanto é necessário para o conhecimento da Salvação. A Bíblia constitui o testamento da Revelação de Deus através dos tempos que atinge a sua plenitude na pessoa de Jesus Cristo, Seu Filho; nela se registam também os fundamentos históricos do Cristianismo.
IGREJA LUSITANA é uma Igreja que afirma os CREDOS
Expressa a sua fé pelas palavras históricas dos dois grandes Credos do Cristianismo: o Credo apostólico e o Credo Niceno. Eles são testemunhos da Igreja Primitiva e ao longo dos séculos têm sido aceites como afirmações básicas de fé cristã. O Credo Niceno resultou de três Concílios universais: o de Niceno (no ano de 325). O de Constantinopla (381) e o de Calcedónia (451).
A IGREJA LUSITANA é uma Igreja que celebra os SACRAMENTOS
Reconhece os Sacramentos, sinais exteriores de uma graça interior, espiritual, ordenados por Jesus Cristo como meios seguros de santificação e perdão dos pecados. Esta graça é o favor de Deus para connosco, favor que não ganhamos ou merecemos, e pela qual Deus nos confirma o perdão dos pecados, nos ilumina a mente, move os nossos corações e fortalece a nossa vontade.
Os dois grandes Sacramentos dados por Cristo à Sua Igreja são o Baptismo e a Eucaristia.O Baptismo é o sacramento pelo qual Deus nos adopta como seus filhos e nos faz membros do Corpo de Cristo, a Igreja, e herdeiros do Reino de Deus. O seu sinal visível é a água, com a qual a pessoa (criança ou adulto) é baptizada em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A Igreja Lusitana crê que no Baptismo se recebe a graça da união com Cristo na Sua Morte e Ressurreição, do nascimento na família de Deus (a Igreja), do perdão dos pecados e de uma vida nova no Espírito Santo. A Igreja Lusitana conserva e pratica a antiga tradição cristã do baptismo das crianças, mas reconhece o Baptismo praticado por um ministro de qualquer confissão cristã desde que tenha sido feito com água (simbolizando a purificação e renovação espirituais) e em nome da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).A Eucaristia é o Sacramento que recorda e revive continuamente a vida, morte, ressurreição e ascensão de Cristo até à Sua vinda em Glória. Pelo pão e vinho sacramentais, o cristão alimenta-se espiritualmente do Corpo e Sangue do Senhor e recebe a garantia da sua salvação e o fortalecimento da sua união com Cristo e com os seus irmãos na fé. Sem tentar explicar ou definir este Santo Mistério, a Igreja Lusitana sempre manteve a antiga crença cristã que afirma que Cristo está realmente presente na Eucaristia. A Sagrada Comunhão é ministrada aos fiéis nas duas espécies, pão e vinho. A Igreja Lusitana reconhece como tendo carácter sacramental outros ritos tradicionalmente importantes. Tais ritos sacramentais são a Confirmação, a Ordenação ao Sagrado Ministério, o Matrimónio, a Absolvição e a Unção dos Enfermos.
UMA IGREJA QUE VIVE O MINISTÉRIO DE CRISTO
O ministério cristão é uma participação do Ministério único e perfeito de nosso Senhor Jesus Cristo. Ministros da Igreja são todos os cristãos baptizados, dos quais uns exercem o seu ministério como LEIGOS e outros como BISPOS, PRESBÍTEROS ou DIÁCONOS, constituindo estes três últimos o chamado Ministério Ordenado.
O MINISTÉRIO DOS LEIGOS é o de representar Cristo e a Sua Igreja, colaborar na Sua Obra de reconciliação e tomar o lugar que lhe compete na vida, no culto e no governo da Igreja.
O MINISTÈRIO DOS BISPOS é o de representar Cristo e a Sua Igreja, particularmente como principais pastores e ministros da Palavra e dos Sacramentos; defender a Fé, a unidade e a disciplina da Igreja; ministrar a Confirmação e ordenar outros para a continuidade do Sagrado Ministério; actuar em nome de Cristo para reconciliação do mundo e edificação da Igreja; ser sinal da unidade e elo de união entre a sua diocese e a Igreja de todos os tempos e lugares.
O MINISTÉRIO DOS PRESBÍTEROS é o de representar Cristo e a Sua Igreja, particularmente como pastores dos fiéis que pelo Bispo lhes são confiados; partilhar com o Bispo a direcção da Igreja; proclamar a Palavra de Deus e celebrar os Sacramentos.
O MINISTÉRIO DOS DIÁCONOS é o de representar Cristo e a Sua Igreja, particularmente auxiliando os Bispos e os Presbíteros na proclamação do Evangelho, na administração dos Sacramentos e na assistência aos necessitados, bem como noutros aspectos da vida da Igreja.
A Igreja Lusitana mantém a continuidade do Ministério de Bispos, Presbíteros e Diáconos canonicamente ordenados por bispos em sucessão apostólica. Os clérigos da Igreja Lusitana podem casar, constituir família e exercer uma profissão secular, conforme a tradição dos primeiros séculos do cristianismo.
UMA IGREJA ANGLICANA
Desde 1980 que a Igreja Lusitana é membro da Comunhão Anglicana, tendo como Autoridade Metropolitana o Arcebispo de Cantuária, na sua qualidade de foco visível de unidade naquela Comunhão.
A Comunhão Anglicana é uma família de Igrejas que congrega 83 milhões de pessoas em todos os continentes e é constituída por 38 Províncias ou Igrejas nacionais e autónomas, que se dirigem por si mesmas, respondendo às necessidades e particularidades de cada povo.
O essencial da doutrina das Igrejas anglicanas pode resumir-se em quatro pontos:
a SAGRADA ESCRITURA (o Antigo e o Novo Testamento) é a Palavra de Deus revelada, contém tudo o que é necessário saber para a salvação e constitui regra e norma última de fé;
os CREDOS - formulam-se e aceitam-se como profissão de fé os credos católicos, nomeadamente o Credo Apostólico, o Credo Niceno e o Credo de Santo Atanásio;
os SACRAMENTOS - são dois os grandes sacramentos do Evangelho instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo: o Baptismo e a Sagrada Eucaristia;
o EPISCOPADO HISTÓRICO - aceita-se e defende-se a sucessão apostólica, ou seja, a sucessão ininterrupta, testemunhada pela comunidade da Igreja e santificada pelo dom de Deus, de todos os bispos católicos a partir dos apóstolos.
UMA CAMINHADA SECULAR DE FÉ E TESTEMUNHO
FACTOS MAIS RELEVANTES
1880
Constituição da Igreja em Sínodo presidido pelo Bispo Anglicano do México, Dr. Henrique Riley, como resultado dum movimento de Padre Católico-Romanos e leigos, em contestação ao ultramontanismo do tempo e dogmas do Vaticano I.
1884
Eleição do Primeiro Livro de Oração Comum baseado nas Liturgias Anglicana, Romana e Moçárabe.
1922
Eleição do Bispo D. Joaquim Santos Figueiredo, que não chegou a ser sagrado.
1939
Primeiro Congresso para afirmação da sua identidade eclesial na sociedade portuguesa.
1950
Movimento de Revigoração da Igreja (MORI) que permitiu um amplo despertamento espiritual e litúrgico entre as comunidades.
Início da edição do boletim Diocesano “O DESPERTAR”.
1951
Integração das Igrejas Evangélicas de Vila Franca de Xira, Castanheira do Ribatejo e Vala do Carregado na Igreja Lusitana com os nomes, respectivamente, de Paróquia de S. Mateus, S. Tomé e S. João Baptista.
1952
Integração da Igreja Evangélica de Salvaterra de Magos na Igreja Lusitana, com o nome de Paróquia de S. Marcos.
1954
Segundo Congresso para discussão e esclarecimentos dos desafios enfrentados pela Igreja na segunda metade do século XX.
1958
Sagração do primeiro Bispo, D. António Ferreira Fiandor, com a presença de Bispos Anglicanos do Brasil, dos Estados Unidos da América e da Irlanda.
1961
Concordata de Plena Comunhão com a Igreja Episcopal dos Estados Unidos da América, nos termos da “Concordata de Bonn”.
1962
Sagração do segundo Bispo D. Luís Rodrigues Pereira, com a presença de Bispos Anglicanos e de Bispos Velho-Católicos.
1963
Concordata de Plena comunhão com as Igrejas Anglicanas da Irlanda e da Inglaterra.
1965
Concordata de Plena Comunhão com os Bispos da União de Utreque (Comunhão Velho-Católica). Nos termos da “Concordata de Bonn”.
1967
Sagração Episcopal do Presbítero da Igreja Lusitana, D. Daniel de Pina Cabral, para Bispo da diocese dos Libombos, Moçambique, integrada na Província Anglicana da África do Sul.
1971
Participação da Igreja Lusitana na constituição do COPIC – Conselho Português de Igrejas Cristãs, como membro fundador.
1978
Constituição da Comissão instaladora do Departamento da Juventude.
1979
Início da edição do Boletim “O NOVO DESPERTAR” , em seguimento da publicação DESPERTAR cuja edição tinha terminado.
Aprovação canónica pelo Sínodo Diocesano do Departamento da Juventude (DJIL)
1980
Integração oficial na Comunhão Anglicana como Diocese Extra Provincial sob Autoridade Metropolitana do Senhor Arcebispo de Cantuária na sua qualidade de sinal visível de unidade daquela Comunhão.
Terceiro Congresso para reformulação de algumas das suas perspectivas teológicas e litúrgicas.
Sagração de terceiro Bispo, D. Fernando da Luz Soares, que continua como Bispo Diocesano.
1989
Constituição do CLET (Centro Lusitano de Estudos Teológicos).
Constituição da Associação das Escolas do Torne e do Prado (AETP), como uma Instituição Particular de Serviço Social (IPSS), na continuidade do trabalho centenário de ensino e social levado a cabo por aquelas Escolas que entretanto encerraram.
1991
Aprovação pelo Sínodo Diocesano da revisão litúrgica que deu lugar ao actual Livro de Liturgia.
Aprovação pelo Sínodo da ordenação de mulheres.
1992
Participação da Igreja Lusitana no Primeiro Encontro Ecuménico realizado em Portugal entre representações oficiais da Igreja Católica Romana e do COPIC, encontros que têm continuado até ao presente.
1993
Participação da Igreja Lusitana no Primeiro Encontro interconfessional realizado em Portugal entre representações oficiais da Igreja Católica Romana, do COPIC e da Aliança Evangélica Portuguesa, encontros que têm continuado até ao presente.
Aprovação canónica pelo Sínodo Diocesano do Departamento das Mulheres (DMIL).
1995
Primeira visita do Arcebispo de Cantuária à Igreja Lusitana.
1997
Ordenações ao Diaconado das primeiras 3 mulheres na Igreja Lusitana.
2000
Reunião dos Primazes da Comunhão Anglicana, no Porto, em Março.
IV Congresso da Igreja Lusitana, em Junho, com uma participação de mais de 100 pessoas.
2004
Comemorações do 125º aniversário do Sínodo constitutivo da Igreja Lusitana, do 25º aniversário da Sagração Episcopal do Bispo Fernando Soares e do 25º aniversário da integração da Igreja na Comunhão Anglicana.
rev. 26.05.2020 AV
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
AFONSO, José António (2007). Protestantismo e educação: história de um projecto pedagógico em Portugal na transição do séc. XIX. Braga: Universidade do Minho. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/7101
PEIXOTO, Fernando (2001). Diogo Cassels. Uma vida em duas margens. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal de Gaia.
Publicado
Regulamentos da Igreja Lusitana.
Estado de conservação: bom
Conservação defintiiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Constituição e Cânones da Igreja Lusitana, desde a sua fundação até à revisão canónica de 1954.
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Projeto de constituição e cânones da Igreja Lusitana, da autoria de D. Daniel de Pina Cabral, apresentado ao Sínodo de 1954.
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
3 documentos avulsos
Publicado
Série constituída por minutas dos Estatutos para as associações de cultos da Igreja Lusitana, anotadas pelo reverendo Joaquim dos Santos Figueiredo.
Estado de conservação: razoável
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Estatutos do clero da Igreja Lusitana: clero sem ocupação secular; benefícios sociais; desempenho de atividade; segurança social; clero com ocupação secular.
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Documento n.º 82
Publicado
Contém todos os artigos referentes à constituição, organização e administração da Igreja Lusitana.
Regulamento interno da Igreja Lusitana: dos órgãos da Igreja Lusitana; do conselho de bispos (Bispo de Armagh; Bispo da Igreja Episcopal dos Estados Unidos; um Bispo da Igreja de Inglaterra; Bispo da União de Utrecht; Bispo de Libombos; Bispo da Igreja Filipina Independente; Primaz da Igreja Episcopal do Brasil; Bispo da Igreja Espanhola Reformada Episcopal; Bispo da Igreja Lusitana); funções do Bispo Diocesano; da Comissão Permanente; do Secretário-Geral; do Tesoureiro-Geral; da Comissão Administrativa; de comissões e secretariados; dos arciprestes; dos capítulos; dos párocos; de membros das paróquias; dos representantes seculares; da junta paroquial; da assembleia eleitoral; dos coadjutores e ministros auxiliares; do clero; dos candidatos às sagradas ordens; dos leitores; do culto público e a administração dos sacramentos; de cerimónias e vestes litúrgicas.
Ordenação cronológica
Estado de conservação: razoável
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Projeto de estudo de regulamento interno da Igreja Lusitana, com anotações, para ser corrigido nas reuniões dos arciprestados e apresentado à parovação do Sínodo: bases doutrinais da Igreja Lusitana, sínodo diocesano (constituição, frequência, funções do sínodo); bispo diocesano; comissão executiva do sínodo diocesano; comissão administrativa; vigário-geral; os arciprestes; as paróquias e missões ao nível diocesano; os párocos; o clero e a igreja; declaração do sínodo diocesano.
Estado de conservação: razoável
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Projetos de organização diocesana da Igreja Lusitana.
Estado de conservação: razoável
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Projeto de organização diocesana (arciprestado do norte): introdução, Concordata de plena comunhão com a Igreja Protestante dos Estados Unidos (ata de 1961), Concordata de plena comunhão com a Igreja Independente das Filipinas (ata de 1963), proposta, Conselho de Bispos, estatutos, Bispo Dicoesano, presbítero, ordenação ao presbiterato de cristãos com carismas especiais, diaconato como ofício permanente, vigário-geral, arciprestes, leitores, sínodo, comissão permanente, juntas paroquiais, conselhos paroquiais, congregação pró-paróquia, comissão administrativa, organização diocesana (reforço e desenvolvimento), reparos ao projeto de regulamento interno apresentado pelo Arcipretado do Sul.
Estado de conservação: razoável
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
PEIXOTO, Fernando (2001). Diogo Cassels. Uma vida em duas margens. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal de Gaia.
Sínodo : https://en.wikipedia.org/wiki/Synod
Um sínodo historicamente é um conselho de uma igreja, geralmente convocada para decidir uma questão de doutrina ou administração. Também é usado às vezes para se referir a uma igreja que é governada por um sínodo.
Segundo o Regulamento Geral da Igreja Lusitana de 1880, cada diocese deveria ter o seu Sínodo. Na realidade, a Igreja Lusitana apenas dispõe de uma diocese, atualmente sediada em Vila Nova de Gaia.
Os sínodos diocesanos são convocados pelo Bispo em sua diocese e consistem em clérigos eleitos e membros leigos: composto de dois representantes de cada paróquia, eleitos pela Junta Paroquial (um ministro e um secular). Presidido pelo bispo ou por representante por ele nomeado e só na falta destes seria eleito, entre os componentes do Sínodo, o seu presidente. O Sínodo Diocesano reuniria anualmente.
Publicado
O Sínodo é o órgão máximo da Igreja Lusitana que superintende todas as paróquias e missões. É convocado pelo Bispo que é a autoridade máxima da Igreja; é uma assembleia que reúne leigos e presbíteros.
Ordenação cronológica
Conservação definitiva.
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
A não observância desta diferenciação de Sínodos (Diocesano e Geral) estará, segundo Fernando Peixoto, na origem de alguma controvérsia levantada por Diogo Cassels.
Publicado
O Sínodo Geral reuniria de 3 em 3 anos, a duração do mandato dos eleitos quer ao Sínodo Geral quer ao Sínodo Diocesano. Aprova os Cânones da Igreja, vigilância da Liturgia.
Ordenação cronológica
Estado de conservação: mau
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Cópias de atas do Sínodo Geral da Igreja Lusitana.
Estado de conservação: razoável
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
PEIXOTO, Fernando (2001). Diogo Cassels. Uma vida em duas margens. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal de Gaia.
A Comissão Permanente era eleita pelo Sínodo Geral (Regulamento Geral, artigo 18º) para apoiar os Bispos no cuidado dos interesses gerais da Igreja Lusitana. Foi presidida pela primeira vez pelo Bispo Riley, do Vale do México. Era composto pelo presidente, um secretário, ministros da Igreja e seculares.
Na ata de fundação de 8 de março de 1880 estiveram presentes:
Presidente: Bispo Riley do Vale do México
Reverendo João Joaquim da Costa Almeida (igreja da Santíssima Trindade)
Francisco Rodrigues Lobo, representante da igreja da Santíssima Trindade
Reverendo José Nunes Chaves (igreja da igreja da rua de S. Marçal)
José Gregório Bauduin, representante da igreja da rua de S. Marçal
Reverendo Cândido Joaquim de Sousa (igreja de S. Paulo)
João Gualberto de Araújo, representante da igreja de S. Paulo
Publicado
A Comissão Permanente era eleita pelo Sínodo Geral (Regulamento Geral, artigo 18º) para apoiar os Bispos no cuidado dos interesses gerais da Igreja Lusitana. Foi presidida pela primeira vez pelo Bispo Riley, do Vale do México. Era composto pelo presidente, um secretário, ministros da Igreja e seculares.
Na ata de fundação de 8 de março de 1880 estiveram presentes:
- Presidente: Bispo Riley do Vale do México
- Reverendo João Joaquim da Costa Almeida (igreja da Santíssima Trindade)
- Francisco Rodrigues Lobo, representante da igreja da Santíssima Trindade
- Reverendo José Nunes Chaves (igreja da igreja da rua de S. Marçal)
- José Gregório Bauduin, representante da igreja da rua de S. Marçal
- Reverendo Cândido Joaquim de Sousa (igreja de S. Paulo)
- João Gualberto de Araújo, representante da igreja de S. Paulo
Ordenação cronológica
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
PEIXOTO, Fernando (2001). Diogo Cassels. Uma vida em duas margens. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal de Gaia.
Publicado
As atas da Comissão Permanente da Igreja Lustiana estão estruturadas da seguinte forma:
- Momento devocional;
- Discussão e votação da ata anterior;
- Expediente;
- Informações;
- Outros assuntos.
Ordenação cronológica
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
PEIXOTO, Fernando (2001). Diogo Cassels. Uma vida em duas margens. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal de Gaia.
A primeira sessão foi presidida pelo Bispo Riley, do México, a 8 de Março de 1880.
Legalização da Igreja de Jesus: "foi lembrado pelo reverendo Josué de Sousa que existem Estatutos da Igreja Lusitana, feitos quando da implantação da República, dos quais se serviu já na atual situação política, os quais dão personalidade jurídica às congregações."
Publicado
Livro de atas das sessões da Comissão Permanente da Diocese de Lisboa: propostas para a Comissão Permamente; regulamento interno provisório; apresentação de modelo de livro de registo paroquial; eleição de Diogo Cassels ao diaconato; eleições; ordenação de Augusto Nogueira; preparação de um resumo oficial da História da Igreja Lusitana; Livro de Oração Comum;
- Bispo eleito;
- Construção de templos;
- Relatórios;
- Missões;
- 1º Congresso da Igreja Lusitana;
- Fundos da Igreja;
- Estatutos do Sínodo Geral;
- Ordenações.
Ordenação cronológica
Estado de conservação: mau
Existência de fólios soltos; encadernação em muito mau estado.
Conservação definitiva
1 livro com 377 fólios numerados até ao fl. 13
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
PEIXOTO, Fernando (2001). Diogo Cassels. Uma vida em duas margens. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal de Gaia.
Publicado
Livro de atas da Comissão Permanente do Sínodo:
- Nomeação de comissões diocesanas;
- Estatuto do Bispo resignatário D. Luís Pereira;
- Relações internacionais;
- Gestão financeira;
- Relações com os media;
- Jornadas Teológicas;
- Gestão patrimonial (Pulvertaft e Ca.);
- Publicações periódicas (Novo Despertar).
Ordenação cronológica
Estado de conservação: razoável
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE.
Mediante autorização da ILCAE.
PEIXOTO, Fernando (2001). Diogo Cassels. Uma vida em duas margens. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal de Gaia.
Site da Igreja Lustiana, disponível em: http://www.igreja-lusitana.org/index.php
Publicado
Livro de atas da Comissão Permanente do Sínodo Geral:
- Momento devocional;
- Discussão e votação da ata da reunião anterior;
- Expediente e informações;
- Encontros ecuménicos;
- Relações internacionais (Libombos, Moçambique; Estados Unidos da América (United Thank Offering); Igreja do Bangladesh; Itália; Timor-Leste; Angola; Brasil; Sudão; Canadá; Filipinas);
- Gestão financeira (prestação de contas);
- DJIL (departamento da Juventude);
- Missionação;
- Relação com os Media;
- Gestão patrimonial (manutenção de edifícios);
- Publicações periódicas (Novo Despertar);
- Departamento de Educação Cristã;
- Relações com outras paróquias nacionais.
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Cópias de atas da Comissão Permanente do Sínodo da Igreja Lusitana entre 1969 e 1972.
Estado de conservação: razoável
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
A Comissão organizadora do Primeiro Congresso da Igreja Lusitana, com sede em Lisboa, foi criada pela Comissão Permanente. Esta comissão era composta por Belarmino Vieira Barata (presidente), Leopoldo Figueiredo, Josué Ferreira de Sousa Júnior, Liberto Figueiredo Franco e A. Pinto Ribeiro Júnior.
Com uma exisitência efémera, trataria dos seguintes assuntos: cargos, despesas de viagens, data do congresso, receção e abertura, romagem às sepulturas de alguns pioneiros da Igreja Lusitana, sessões de trabalhos, encerramento; pensão e alojamento para delgados; regulamentos do congresso, publicação.
Publicado
Série composta plas atas da Comissão organizadora do primeiro congresso da Igreja Lusitana, com sede em Lisboa e nomeada pela Comissão Permanente. Era composta por Belarmino Vieira Barata (presidente), Leopoldo Figueiredo, Josué Ferreira de Sousa Júnior, Liberto Figueiredo Franco e A. Pinto Ribeiro Júnior.
Esta comissão trataria dos seguintes assuntos: cargos, despesas de viagens, data do congresso, receção e abertura, romagem às sepulturas de alguns pioneiros da Igreja Lusitana, sessões de trabalhos, encerramento; pensão e alojamento para delgados; regulamentos do congresso, publicação.
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Livro de atas do primeiro congresso da Igreja Lusitana com os seguintes assuntos: reuniões, fundos, ofícios, propaganda, correspondência, sub-comissão do norte,.
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Livro nº 2 de atas da Comissão Organizadora do Primeiro Congresso da Igreja Lusitana com os seguintes assuntos: propaganda, redatores de notícias, ensaios do coro, reuniões, expediente geral, programa, comissão de honra, exposição na sala dos escuteiros do convento dos Marianos, excursão.
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Atas da Sub-Comissão Organizadora do I Congresso da Igreja, Católica, Apostólica, Evangélica foi criada na sede do Esforço Cristão do Bonfim, anexa à igreja do Redentor, na rua Barão de S. Cosme, para apoiar à realização do congresso.
No norte era presidida por Agostinho Arbiol, tendo sido nomeado pela Comissão de Lisboa. O secretário era Luís Manuel Crespo.
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Livro de Atas da Sub-Comissão Organizadora do I Congresso da Igreja, Católica, Apostólica, Evangélica com os seguintes assuntos: nomeações, correspondência, excursão a Lisboa.
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Atas da Sub-Comissão de Exposição do Primeiro Congresso da Igreja Lusitana.
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Contém um mapa de contas de 9 de Novembro de 1939.
Publicado
Livro de registo de caixa da Comissão Organizadora do Congresso da Igreja Lusitana.
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Correspondência recebida da Comissão Organizadora do Primeiro Congresso da Igreja Lusitana.
Estado de conservação: razoável
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Correspondência recebida pela Comissão Organizadora dos diversos presbíteros da Igreja Lusitana.
Publicado
A Comissão para legalizar as condições das propriedades legadas às igrejas do Torne e do Prado, pelo reverendo Diogo Cassels, foi nomeada pela Comissão Permanente da Igreja Lusitana: André Cassels, Frederico Flower, Augusto da Costa Pereira, membro da Junta Paroquial, António Ferreira Fiandor (secretário da comissão).
Publicado
Atas da Comissão de legalização das propriedades legadas às igrejas do Torne e do Prado, pelo reverendo Diogo Cassels, foi nomeada pela Comissão Permanente da Igreja Lusitana: André Cassels, Frederico Flower, Augusto da Costa Pereira, membro da Junta Paroquial, António Ferreira Fiandor (secretário da comissão).
Estado de conservação: razoável
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Cópia de agenda da Comissão Permanente com os seguintes assuntos: entidades a saudar (Arcebispo de Armagh); anulação de matrimónios; observações do bispo; organização diocesana, reforço e desenvolvimento; projeto de organização eclesiástica da Igreja Lusitana; projeto dos estatutos; agenda reunião sinodal de 13 a 15 de Feveriro de 1972.
Estado de conservação: razoável
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
nº 270
Publicado
Correspondência recebida pela Comissão Permanente da Igreja Lusitana.
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Cópias de documentos recebidos pela Comissão Permanente: moviemtno de evangelização em profundidade enviado por Agostinho Arbiol; honorários do clero; cópia de carta da comissão permanente do Sínodo Diocesano aos membros do Sínodo e às Juntas Paroquiais; O jornal "O Despertar" e a Lei da Imprensa; informação diocesana; orientações a seguir na promoção da independência financeira da Igreja Lusitana, proposta de António Marinho; relações entre a Igreja Lusitana e a firma Pulvertaft & co; "Ressureição em Portugal"; cópia de carta (sem data) enviada ao Cardeal Patriarca; DEclaración del centro ecumenico de Barcelona con motivo de la "exhortation del Episcopado Español sobre la libertad religiosa", de fecha de 24 enero de 1968;
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Contém um dossier sobre projetos do centenário da Igreja Lusitana
Publicado
Documentos relativos ao III congresso da Igreja Lusitana: correspondência, temas e teses apresentadas e cópias de recortes de jornais.
Publicado
Estado de conservação: razoável
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Convocatórias para reuniões do Sínodo da Igreja Lusitana.
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Relatório de atividades diocesanas no período compreendido entre os sínodos de 1987 e 1989.
Publicado
Publicado
Correspondência enviada ao Sínodo Diocesano: carta de José Pereira Martins ao Presidente do Sínodo Joaquim dos Santos Figueiredo sobre o divórcio; Conference the Lambeth - law of the divorce; pedido de carta de pregador licenciado a Alfredo de Carvalho; carta da Igreja do Redentor com pedido para pregador leigo; Cópia de carta de Frederic Flower ao Arcebispo de Armagh; cartas sobre o Primeiro Congresso da Igreja Lusitana; carta testemunhal de Ayres Serrano e Silva; requerimento de José dos Santos ao Sínodo para ser evangelista da Igreja de S. Pedro; requerimento de Júlio Gomes dos Santos para ser evangelista na Igreja do Salvador do Mundo; requerimento de Henrique Gama para ser pregador licenciado; requerimento de António Peres Júnior para ser evangelista na igreja do Salvador do Mundo; declaração formal de obediência canónica de John Mason Harden.
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Cópias de cartas de Joaquim dos Santos Figueiredo, presidente do Sínodo, sobre o memorial a enviar a Lambeth.
Estado de conservação: bom
Conservação enviada
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Joaquim dos Santos Figueiredo escreve a André Cassels com as suas razões para o não envio do memorial a Lambeth.
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Carta de Joaquim dos Santos Figueiredo a Diogo Cassels sobre as suas discordâncias acerca do memorial a enviar a Lambeth.
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Documentos relativos aos ministros da Igreja Lusitana.
Estado de conservação: razoável
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Documentos de presbíteros e evangelistas da Igreja Lusitana, alguns deles membros fundadores da Igreja.
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Contém algumas fotografias de ministros da Igreja Lusitana.
Publicado
Caderno composto por registos biográficos de alguns dos presbíteros da Igreja Lusitana:
- Frederico Flower
- Josué Ferreira de Sousa
- Armando Pereira de Araújo
- José Maria Leite Bonaparte
- António Ferreira Fiandor
- Belarmino José Vieira Barata
- Bispo Cabrera
- Diogo Cassels
- André Cassels
- Cândido Joaquim de Sousa
- Vidal Vieira dos Santos
- António Coelho de Almeida
- António Peres Júnior
- Augusto Nogueira
- Belarmino José Vieira Barata
- Guilherme Augusto Coutinho
- José Pereira Ferreira Martins
- Júlio Bento da Silva
- Luís Filipe Schenck Rosa
Listagem de obreiros da Igreja Lusitana; obreiros da Igreja Metodista; lista de nomes e endereços do clero da Igreja Lusitana; listagem de missões da Igreja Lusitana; copiador de correspondência
Conservação definitiva
Acumulação
Publicado
Fichas de clérigos da Igreja Lusitana, por preencher, com os seguintes elementos: nome, naturalidade, filiação, estado civil, descendentes, profissão, habilitações literárias, cargo eclesiástico, endereço, horário das atividades eclesiais.
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Discursos e sermões de presbíteros da Igreja Lusitana dedicados a Diogo Cassels.
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
nº 277
1 caderno com 11 documentos avulsos
Publicado
Discursos proferidos nas festas de aniversário da morte de Diogo Cassels. Contém uma carta e um programa/convite da Associação Cristã da Mocidade, em que refere que terá uma sessão dedicada a Diogo Cassels.
Ordenação cronológica
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Sermões do reverendo Agostinho Arbiol.
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
nº 334
Publicado
Sermões do reverendo Agostinho Arbiol proferidos em diversas paróquias do norte.
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Curso de Formação de Leitores do Centro Lusitano de Estudos Teológicos: registo diário de disciplinas, certificados, Leituras Bíblicas.
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
1 pasta com 339 documentos
Publicado
Pagamentos a presbíteros da Igreja Lusitana.
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
n.º 174
Publicado
Pasta com pagamentos, através da Spanish and Portuguese Aid Society, sediada em Londres, aos presbíteros Agostinho Arbiol, António Ferreira Fiandor, Augusto Nogueira, José Maria Leite Bonaparte e Armando Araújo. Contém correspondência recebida e copiador de correspondência enviada relacionada com estes pagamentos; registos de donativos, despesas de viagens e subsídios para a Escola do Bonfim.
Ordenação cronológica
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
1 livro incompleto sem encadernação
Publicado
Os processos de ordenação de diáconos e presbíteros da Igreja Lusitana são constituídos pelos documentos seguintes:
1 - Certidão de batismo
2 - Atestado de ciência competente de estudos teológicos, passado pelo Bispo ou por ministros por ele autorizados
3 - "Siquis" que deverá ser lido a um domingo no serviço divino na igreja a que pertencer o candidato. A leitura desse aviso deverá ser certificada pelo respetivo ministro e por um membro da Junta
4 - Carta testemunhal assinada por 3 ministros da Igreja Lusitana, em atividade
5 - Atestado da Junta Paroquial da Congregação a que pertence (Constituição art. XXVII)
6 - Declaração formal da crença nas Sagradas Escrituras e obediência canónica
7 - Recomendação da Junta Paroquial ao Sínodo Diocesano ou Comissão Permanente Diocesana (artigo XXVI)
8 - Recomendação do Sínodo Diocesano ao Bispo
9 - Carta de Apresentação a uma capela como ministro ou coadjutor
Ordenação cronológica
Estado de conservação: razoável
Conservação definitiva
Documentação sujeita à seguinte legislação:
Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados e que revoga a Diretiva 95/46/CE (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados):
http://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32016R0679&from=PT
Lei 67/98 - EI DA PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
(TRANSPÕE PARA A ORDEM JURÍDICA PORTUGUESA A DIRETIVA 95/46/CE, DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO, DE 24 DE OUTUBRO DE 1995, RELATIVA À PROTEÇÃO DAS PESSOAS SINGULARES NO QUE DIZ RESPEITO AO TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS E À LIVRE CIRCULAÇÃO DESSES DADOS).
Disponível em: https://www.cnpd.pt/bin/legis/nacional/lei_6798.htm
Mediante autorização da ILCAE
Alguns documentos não estão datados.
1 livro incompleto, sem encadernação, do fólio 1 ao fólio 87. Contém, no final, uma listagem, por ordem alfabética, de documentos de diáconos e presbíteros.
0.355x0.240
Contém dois documentos avulsos:
- Minuta de declaração de obediência canónica
0.300x0.200
- Caderno, com 2 fólios, impresso com o título: Ordem da Instituição de Ministros da Egreja Lusitana Catholica Apostolica Evangelica
Tem um índice dactilografado em mau estado de conservação
Publicado
Pasta com os seguintes documentos:
- Lista de documentos necessários para as ordens canónicas
- Minuta de Siquis (proposta a candidato ao sagrado oficío de diácono)
- Minuta de Carta Testemunhal para quem pretende ser admitido às ordens sagradas
- Minuta de atestado da Junta Paroquial
- Minuta de declaração formal da crença nas Sagradas Escrituras
- Minuta de atestado da Comissão Permanente
- Cópia de ordens de diácono de Josué Ferreira de Sousa (1899-02-19)
- Minuta de instituição ou colação
- Lista de documentos necessários para as ordens de presbíteros
- Carta de ordens sacras do reverendo José Pereira Martins (1910-04-17)
- Carta de ordens sacras do reverendo Frederrek William Flower (1910-04-17)
- Cópia da carta de ordens sacras de presbítero de Julio Bento da Silva (1911-04-23)
- Minuta de licença para um ministro secular
- Documentos necessários para a licença de servir como evangelista ou pregador licenciado: minuta de requerimento; minuta de licença da Comissão Permanente
- Cópia da declaração formal da crença das Sagradas Escrituras de Cândido Joaquim de Sousa (1880-03-06)
- Cópia de licença de Diogo Cassels como ministro secular na Congregação de Vila Nova de Gaia (1880-01-24)
- Cópia de atestado da Junta Paroquial para Diogo Cassels poder ser diácono (1882-01)
- Cópia de Declaração formal da crença nas Sagradas Escrituras de Diogo Cassels (1883-05-13)
- Cópia da recomendação da Junta Paroquial ao Sínodo Diocesano para Diogo Cassels (1883-05-24)
- Cópia de carta de apresentação de Diogo Cassels à Capela do Torne em Vila Nova de Gaia (1884-02-09)
- Cópia de declaração formal da obediência canónica de Diogo Cassels (1884-03-09)
- Cópia da licença de evangelista dada a Augusto Ferreira Torres (1884-02-09)
- Cópia de Siquis de Augusto Ferreira Torres, como candidato ao ofício de diácono (1889-03-08)
- Cópia testemunhal para quem pretende ser admitido às ordens sagradas de diácono de Augusto Ferreira Torres (1889-03-08)
- Cópia de Atestado da Junta Paroquial para Augusto Ferreira Torres (1889-03-07)
- Cópia de declaração formal da crença nas Sagradas Escrituras de Augusto Ferreira Torres (1889-03-09)
-Cópia de carta de ordens de presbítero de Josué Ferreira de Souza, assinada pelo bispo Juan B. Cabrera (1901-10-20)
- Cópia de declaração formal da obediência canónica de Augusto Ferreira Torres (1889-03-10)
- Cópia da recomendação do Sínodo Diocesano ao Bispo William Conyngham Lord Plunket de Augusto Ferreira Torres (S/D)
- Cópia de carta de apresentação do reverendo Augusto Ferreira Torres como ministro da igreja de S. Pauloa na cidade de Lisboa (1889-12-29)
- Cópia de carta de coadjutor passada ao reverendo diácono Armando Pereira de Araújo (1908-06-24)
- Cópia de aviso de Siquis de Augusto Ferreira Torres (1891-04-26)
- Cópia de certificado de ordenação de Augusto Ferreira Torres (1891-05-03)
- Cópia de carta testemunhal para quem pretende ser admitido às ordens sagradas (1891-04)
- Cópia de declaração formal da crença nas Sagradas Escrituras de Augusto Ferreira Torres (1891-04-21)
- Cópia de declaração formal da obediência canónica de Augusto Ferreira Torres (1891-04-21)
- Cópia de recomendação do Sínodo Diocesano ao Bsipo de Augusto Ferreira Torres (1889-03-10)
- Cópia de requerimento de Joaquim Pinto da Conceição pedindo licença de pregador licenciado (S/D)
- Cópia de licença dada pelo Sínodo a Joaquim Pinto da Conceição para servir como pregador licenciado (1889-08-03)
- Cópia de fórmula de união com a Igreja Católica Apostólica Evangélica assinada pelo ministro e Junta Paroquial da Capela do Bom Pastor - Candal (S/D)
- Cópia de licença de ministro secular interino da igreja do Redentor a S. Lázaro concedida pela Comissão Permanente Diocesana a Joaquim Pinto da Conceição (1892-09-17)
- Cópia de ofício enviado a Joaquim Pinto da Conceição participando-lhe a sua nomeação de ministro secular interino constante da licença (1892-09-17)
- Cópia de declaração formal da obediência canónica de André (Andrew) Boys Cassels (1891-07-01)
- Cópia de translation of the foregoing of Andrew Boys Cassels (1891-07-01)
- Cópia de declaração formal da crença nas Sagradas Escrituras de André (Andrew) Boys Cassels (1891-07-01)
- Cópia de translation of the foregoing the André (Andrew) Boys Cassels (1891-07-01)
- Cópia de atestado da Junta Paroquial a Diogo Cassels (S/D)
- Minuta de carta testemunhal para quem pretender ser admitido às ordens sagradas (1890)
- Minuta de declaração formal da crença nas Sagradas Escrituras (S/D)
- Cópia de declaração formal da obediência canónica de Diogo Cassels (S/D)
- Declaração da obediência canónica de Diogo Cassels (assinatura autógrafa) (1892-12-08)
- Declaração da obediência canónica de Augusto Ferreira Torres (assinatura autógrafa) (1892-12-11)
- Cópia de recomendação do Sínodo Diocesano ao Bispo (S/D)
- Cópia de licença de ministro secular da Igreja do Redentor a S. Lázaro, Porto, concedida pela Comissão Permanente Diocesana a Frederico Flower (S/D)
- Cópia de ofício enviado a Frederico Flower participando-lhe a sua nomeação de ministro secular constante da licença (1893)
- Cópia de licença de Joaquim Pinto da Conceição como pregador secular (S/D)
- Cópia de declaração formal da crença nas Sagradas Escrituras de André (Andrew) Boys Cassels (1895-05-12)
- Cópia de declaração de obediência canónica de André (Andrew) Boys Cassels (1895-05-12)
- Cópia de atestado da Junta Paroquial a André (Andrew) Boys Cassels (1895-05-12)
- Cópia de carta testemunhal para quem pretender ser admitido às Ordens Sacras de André (Andrew) Boys Cassels (1895-05-12)
- Cópia de Siquis a André (Andrew) Boys Cassels (1895-05-12)
- Cópia de Certificado a André (Andrew) Boys Cassels (1895-05-19)
- Cópia de carta de apresentação do reverendo Joaquim dos Santos Figueiredo como ministro de S. Paulo na cidade de Lisboa (1899-01-05)
- Cópia de carta de ordens de presbítero de Joaquim dos Santos Figueiredo (1899)
- Delaração de obediência canónica de Josué Ferreira de Sousa (1899-02-19)
- Cópia de recomendação do Sínodo Diocesano ao Bispo de Frederico Flower (S/D)
- Cópia de recomendação do Sínodo Diocesano ao Bispo de Josué Ferreira de Sousa ((S/D)
Ordenação cronológica
Estado de conservação: razoável
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Tem um documento avulso:
Carta original do Bispo do Valle do México, Enrique Riley, a ordenar diácono a Cândido Joaquim de Sousa (1880-03-08)
0.300x0.205
1 livro incompleto, sem encadernação
Publicado
Conteúdo constituído por cópias de certificados de ordenação de diáconos e presbíteros:
- Cópia do certificado de ordenação do diácono Cândido Joaquim de Sousa (1880-03-08)
- Cópia do certificado de ordenação do diácono a Diogo Cassels (1894-03-09)
- Cópia do certificado de ordenação do diácono a Augusto Ferreira Torres (1889-03-10)
- Cópia do certificado de ordenação do diácono a André (Andrew) Boys Cassels (1891-07-01)
- Cópia do certificado de ordenação do diácono a Josué Ferreira de Sousa (1899-02-19)
- Cópia do certificado de ordenação do presbítero Cândido Joaquim de Sousa (1880-03-08)
- Cópia do certificado de ordenação do presbítero a Diogo Cassels (1892-12-08)
- Cópia do certificado de ordenação do presbítero Augusto Ferreira Torres (1892-12-11)
- Cópia do certificado de ordenação do presbítero André (Andrew) Boys Cassels (1895-06-13)
Ordenação cronológica
Estado de conservação: razoável
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Documentos relativos às licenças de pregador, instituição de diácono e presbítero de Augusto Nogueira, conferidas pelo Sínodo da Igreja Lusitana.
Estado de conservação: razoável
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Contém um diploma conferido pelo Bispo Maurice Clogher; documentos para ordenação a presbítero: documentos de obediência canónica; carta testemunhal; atestado; Siquis
Publicado
Documentos para instituição a diácono e ordenação a presbítero de Frederico William Flower: cópia de diplomas do pai de Frederico Flower, ministro na Igreja Lusitana; carta da Comissão Permanente com autorização para servir como ministro secular na Igreja do Redentor; carta de Thomas Pope, Presidente da Comissão Permanente, com a licença formal para ser ministro secular; carta de Juan Bautista Cabrera, Bispo da Igreja Espanhola Reformada, a conferir as ordens de diácono; carta do Bispo Maurice Clogher, Irlanda, a conferir as ordens de presbítero; carta da Junta Paroquial da Igreja do Redentor, ao Presidente do Sínodo a pedir a nomeação a presbítero de Frederico Flower.
Estado de conservação: mau
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Documentos para instituição a diácono e ordenação a presbítero de José Maria Leite Bonaparte: Carta da Junta Paroquial de S. João Evangelista; proposta para ordens de diácono; atestado de habilitações teológicas conferido por John Mason Harden, diretor do Curso Teológico da Igreja Lusitana; carta testemunhal; declaração formal de crença nas Sagradas Escrituras; declaração formal de Obediência Canónica; Siquis.
Conservação definitiva
Publicado
Documentos necessários para ser reconhecido como pregador licenciado, instituição de diácono e ordenação de presbítero de Armando Pereira de Araújo: licença formal para pregador licenciado; declaração formal de crença nas Sagradas Escrituras; declaração formal de obediência canónica; atestado de habilitações teológicas conferido por John Mason Harden, diretor do Curso Teológico da Igreja Lusitana; carta testemunhal; proposta e atestado da Junta Paroquial da Igreja do Bom Pastor; certidão dos membros da Junta Paroquial do Bom Pastor; Siquis.
Conservação definitiva
Publicado
Documentos de Instituição a diácono e ordenação a presbítero de José Pereira Martins: certidão de assento de batismo; carta de pedido de licença para evangelista; carta da Comissão Permanente a certificar todos os documentos apresentados para a admissão ao ofício de diácono; Resposta de John Harden à Comissão Permanente a certificar a frequência no curso de Teologia; carta da Junta Paroquial da Paróquia do Bom Pastor a admitir José Pereira Martins como diácono; atestado da Junta Paroquial da Paróquia do Bom Pastor a conceder a ordem de presbítero.
Estado de conservação: razoável
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Documentos para a instituição a diácono de Belarmino José Vieira Barata:carta de pregador licenciado; certidão de assento de batismo; atestado de habilitações teológicas, concedido pelo Bispo-eleito da Igreja Lusitana Joaquim dos Santos Figueiredo, necessárias para ser admitido a diácono; declaração formal de obediência canónica; declaração formal de crença nas sagradas escrituras; SIQUIS; certidão da Junta Paroquial da Igreja de Jesus; carta testemunhal; proposta da Junta Paroquial da Igreja de Jesus; atestado da Junta Paroquial da Igreja de Jesus; Carta do Sínodo da Junta Paroquial da Igreja de Jesus.
Estado de conservação: razoável
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Reverendo Júlio Bento da Silva: documentos para pregador licenciado, instituição de diácono e ordenação de presbítero: carta de pregador licenciado; documentos para instituição de diácono: certidão de assento de batismo; atestado de habilitações teológicas conferido por John Harden; declaração formal de obediência canónica; declaração formal de crença nas sagradas escrituras; SIQUIS; certidão, proposta e atestado da Junta Paroquial da Igreja do Salvador.
Estado de conservação: mau
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Documentos e pontos de exame referentes à ordenação do Reverendo Daniel de Pina Cabral: Pontos escritos para o exame do candidato a diácono; carta de Daniel de Pina Cabral ao Presidente do Sínodo; declaração de obediência canónica; declaração de crença nas sagradas escrituras; atestado da JUnta Paroquial de S. João Evangelista; carta testemunhal; SIQUIS; pontos de exame para o candidato.
Estado de conservação:razoável
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Documentos de ordenação de Elias José dos Santos: cópia de certidão de batismo; Siquis; carta testemunhal; declaração formal de crença nas sagradas escrituras; atestado e proposta da junta paroquial da Igreja de S. Pedro.
Estado de conservação: bom
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Parte dos documentos de ordenação de José Pereira Ferreira Martins: carta da junta paroquial da igreja do Espírito Santo de Setúbal com proposta para o diaconato; crença nas sagradas escrituras; carta de obediência canónica.
Estado de conservação: razoável
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Caderno constituído por minutas, cartas de apresentação de reverendos, cópias de ofícios da Comissão Permanente, declarações de readmissão e documentos de suspensão de diáconos.
Contém 2 cartas originais assinadas pelo Presidente do Sínodo Joaquim dos Santos Figueiredo
Ordenação cronológica
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE
Publicado
Caderno constituído pelos seguintes documentos:
- Minutes of Comittee meeting of Spanish and Portuguese Church Aid Society held on tuesday (1883-12-04)
- Tradução da acta de uma reunião da Comissão Diretora da Sociedade Auxiliadora das Igrejas Espanhola e Portuguesa (1883-12-04)
- Cópia - Letter to Mr. Andrew Boys Cassels and his Junta on his appointment as Ministro Secular at Capela do Bom Pastor, Candal (S/D)
- Cópia - Letter written to Lord Plunket from Oxford requesting him to give deacons orders to Mr. Andrew Boys Cassels (S/D)
- Cópia de 4 documentos que dizem respeito à suspensão do reverendíssimo Guilherme Dias (1892-09-08/1892-09-10)
- 2 documentos que dizem respeito à suspensão do diácono Elias José dos Santos, assinados pelo Presidente do Sínodo Joaquim dos Santos Figueiredo (1907-02-13/1907-02-16)
- Cópia de 1 ofício da Comissão Permanente dirigido ao diácono Elias José dos Santos (1907-02-27)
- Cópia de carta de apresentação do reverendo Joaquim dos Santos Figueiredo como ministro da Igreja de S. Paulo na cidade de Lisboa (1899-01-05)
- Cópia de carta de apresentação do reverendo Josué Ferreira de Sousa, como ministro da Igreja Evangélica de S. Pedro na cidade de Lisboa (1905-05-24)
- Cópia de carta de apresentação do reverendo Armando Pereira de Araújo como ministro da Igreja do Bom Pastor, no Candal, Vila Nova de Gaia (S/D)
- Cópia de declaração de Joaquim dos Santos Figueiredo, Presidente do Sínodo e Bispo eleito da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica, acerca da readmissão do reverendo Armando Pereira de Araújo na Igreja Lusitana (1935-10-29)
- Cópia de declaração escrita pelo reverendo Armando Pereira de Araújo, pedindo a sua readmissão na Igreja Lusitana (S/D)
Ordenação cronológica
Estado de conservação: bom
Conservação definitiva
Mediante autorização da ILCAE
Mediante autorização da ILCAE